Identidade padrão de comunicação digital do governo federal: uma análise à luz da metodologia common assessment framework | Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 6, n. 2, 2020 | 2020 - Brapci
Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 6, n. 2, 2020

Identidade padrão de comunicação digital do governo federal: uma análise à luz da metodologia common assessment framework

Resumo: O presente artigo apresenta a avaliação da identidade padrão de comunicação digital do governo federal (idg) no âmbito da universidade federal da paraíba (ufpb), realizada através da ferramenta de autoavaliação common assessment framework (caf), a qual consiste em um modelo de gestão da qualidade total desenvolvido para uso na administração pública europeia, cuja inspiração reside no modelo de excelência da fundação europeia para a gestão de qualidade. a idg tem como premissas o foco no cidadão, a experiência digital comum, a acessibilidade e a economicidade. trata-se de um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos criados pela secretaria especial de comunicação social da presidência da república (secom) para padronizar os sites do governo federal. diante das finalidades para as quais essa identidade foi criada, bem como a ampla abrangência e importância que ela detém perante o cidadão, viu-se a necessidade de investigar se as premissas definidas na idg são atendidas na visão usuários que navegam nas referidas páginas governamentais, assim como na visão dos conteudistas que realizam as postagens dos conteúdos e atualizam as páginas web. para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória junto aos usuários que acessam o site de duas pró-reitoras da ufpb, divididos em três categorias: os discentes que navegam no site da pró-reitoria de assistência e promoção ao estudante (prape); a comunidade externa que frequenta a ufpb, mas não possui nenhum tipo de vinculo com a instituição, mas acessa o site da pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários (prac); e os conteudistas de ambas as pró-reitorias. os resultado apontaram que os usuários identificam as premissas definidas pela idg, a sua experiência única de navegação, seus elementos de acessibilidade e usabilidade, assim como, a sua importância para economia de recursos humanos e financeiros.palavras-chave: governo eletrônico. comunicação digital. gestão da qualidade. common assessment framework.
Palavras-chave: Governo eletrônico Comunicação digital Gestão da qualidade Common assessment framework
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Mots clés:


BRENNAND, E. J. G.; OLIVEIRA, M. L. Identidade padrão de comunicação digital do governo federal: uma análise à luz da metodologia common assessment framework. Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 6, n. 2, 2020.
BRENNAND EJGB; OLIVEIRA MLO. Identidade padrão de comunicação digital do governo federal: uma análise à luz da metodologia common assessment framework. Revista p2p e inovação. 2020;6(2).
BRENNAND, E. J. G., & OLIVEIRA, M. L. (2020). Identidade padrão de comunicação digital do governo federal: uma análise à luz da metodologia common assessment framework. Revista p2p e inovação; 6(2).
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hasAbstractO presente artigo apresenta a avaliação da identidade padrão de comunicação digital do governo federal (idg) no âmbito da universidade federal da paraíba (ufpb), realizada através da ferramenta de autoavaliação common assessment framework (caf), a qual consiste em um modelo de gestão da qualidade total desenvolvido para uso na administração pública europeia, cuja inspiração reside no modelo de excelência da fundação europeia para a gestão de qualidade. a idg tem como premissas o foco no cidadão, a experiência digital comum, a acessibilidade e a economicidade. trata-se de um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos criados pela secretaria especial de comunicação social da presidência da república (secom) para padronizar os sites do governo federal. diante das finalidades para as quais essa identidade foi criada, bem como a ampla abrangência e importância que ela detém perante o cidadão, viu-se a necessidade de investigar se as premissas definidas na idg são atendidas na visão usuários que navegam nas referidas páginas governamentais, assim como na visão dos conteudistas que realizam as postagens dos conteúdos e atualizam as páginas web. para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória junto aos usuários que acessam o site de duas pró-reitoras da ufpb, divididos em três categorias: os discentes que navegam no site da pró-reitoria de assistência e promoção ao estudante (prape); a comunidade externa que frequenta a ufpb, mas não possui nenhum tipo de vinculo com a instituição, mas acessa o site da pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários (prac); e os conteudistas de ambas as pró-reitorias. os resultado apontaram que os usuários identificam as premissas definidas pela idg, a sua experiência única de navegação, seus elementos de acessibilidade e usabilidade, assim como, a sua importância para economia de recursos humanos e financeiros.palavras-chave: governo eletrônico. comunicação digital. gestão da qualidade. common assessment framework.: 0
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Classe: Article