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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2020-04-01: 137540 |
hasAuthor | Claudio Gonçalves Bernardo: (137770) |
hasAuthor | Cláudio Gottschalg-Duque: (2646) |
hasAuthor | Tomas Roberto Cotta Orlandi: (68282) |
hasAuthor | Alexandre Mori: (71930) |
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hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Ciência da informação: 237157 |
hasSubject | Organização da informação: 252210 |
hasSubject | Classificação da informação: 7022 |
hasSubject | Pessoa com deficiência visual: 3443 |
hasSubject | Jogo eletrônico: 15580 |
hasSubject | Tecnologia assistiva: 276623 |
hasSubject | Jogos eletrônicos: 247131 |
wasPublicationInDate | 2020-04-01: (236049) |
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hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Informação & informação: 335 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00020-2020-25-1: 137551 |
hasAbstract | Introdução: classificação da informação pertence a uma das categorias fundamentais da ciência da informação. estudos sobre questões relacionadas à organização da informação são essenciais porque geram reflexões sobre a informação como coisa, um objeto a ser alcançado. objetivo: propor a classificação de jogos eletrônicos que serve como tecnologia assistiva para a pessoa com deficiência visual, para ampliar a justificativa do uso de jogos como fonte de informação e recurso de apoio à apropriação da informação em contextos de aprendizados. metodologia: foi retirada a polissemia em nomes e classes de jogos eletrônicos pesquisados, foram identificados conceitos sobre jogos eletrônicos em pesquisa bibliográfica nos últimos 4 anos. foi realizada uma diferenciação do jogo desenvolvido para entretenimento e o jogo desenvolvido para ser tecnologia assistiva para pessoa com deficiencia visual. foi criada uma organização de cada estilo de jogo nos respectivos agrupamentos. resultados: foi gerada uma classificação de jogos eletrônicos para as pessoas com deficiência visual. além de apresentar a classificação o artigo chama a atenção para uma discussão social, posto que é um dos papeis da ciência da informação. conclusões: a proposta não pretende criar um rótulo sobre a informação mas facilitar a compreensão de informação formatada para a pessoa com deficiencia visual. por se tratar de uma linguagem documentária pode ser aproveitada como catálogo de jogos eletrônicos disponíveis ao usuário pessoa com deficiencia visual, fomentar o diálogo sobre a informação que pode ser disponibilizada a partir do uso desses artefatos e servir de instrumento de transformação da sua realidade social.: 0 |
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hasSource | Informação & Informação; v. 25, n. 1 (2020); 141-170: 0 |
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hasTitle | Classificação de jogos eletrônicos como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual: 0 |
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hasDOI | 10.5433/1981-8920.2020v25n1p141 |