Gestão de conteúdo de ódio no facebook: um estudo sobre haters, trolls e naysayers | Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 6, n. , 2020 | 2020 - Brapci
Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 6, n. , 2020

Gestão de conteúdo de ódio no facebook: um estudo sobre haters, trolls e naysayers

Resumo: O artigo tem o objetivo de identificar e compreender os tipos de interagentes-odiadores, sejam haters, trolls ou naysayers, presentes nas fanpages de políticos brasileiros que defendem pautas conservadoras e observar a relação homofílica ou heterofílica entre os atores envolvidos na produção e disseminação do cyberhate. A metodologia consiste na Análise de Conteúdo de 3.550 comentários contendo discurso de ódio recuperados nas páginas oficiais no Facebook dos parlamentares Jair Bolsonaro, Marco Feliciano e Rogério Peninha. Todos os três deputados foram protagonistas de declarações de intolerância religiosa, racistas, sexistas e homofóbicas, tanto em suas redes sociais quanto na mídia tradicional. Os resultados revelaram uma preponderância de interagentes-haters e alta relação entre o conteúdo da postagem e os comentários de ódio. Observou-se também que a relação homofílica dos interagentes com os respectivos parlamentares prevaleceu sobre as interação heterofílicas e o contra-ódio. O estudo aponta para a necessidade de uma aprimoramento na gestão deste tipo de conteúdo, principalmente na representação e recuperação de termos e expressões odientas.
Palavras-chave: Gestão de conteúdo Discurso de ódio Haters Trolls Naysayers
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


SILVA, L. R. L.; BOTELHO-FRANCISCO, R. E. Gestão de conteúdo de ódio no facebook: um estudo sobre haters, trolls e naysayers. Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 6, n., 2020.
SILVA LRLS; BOTELHO-FRANCISCO REB. Gestão de conteúdo de ódio no facebook: um estudo sobre haters, trolls e naysayers. Revista p2p e inovação. 2020;6().
SILVA, L. R. L., & BOTELHO-FRANCISCO, R. E. (2020). Gestão de conteúdo de ódio no facebook: um estudo sobre haters, trolls e naysayers. Revista p2p e inovação; 6().
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hasAbstractO artigo tem o objetivo de identificar e compreender os tipos de interagentes-odiadores, sejam haters, trolls ou naysayers, presentes nas fanpages de políticos brasileiros que defendem pautas conservadoras e observar a relação homofílica ou heterofílica entre os atores envolvidos na produção e disseminação do cyberhate. A metodologia consiste na Análise de Conteúdo de 3.550 comentários contendo discurso de ódio recuperados nas páginas oficiais no Facebook dos parlamentares Jair Bolsonaro, Marco Feliciano e Rogério Peninha. Todos os três deputados foram protagonistas de declarações de intolerância religiosa, racistas, sexistas e homofóbicas, tanto em suas redes sociais quanto na mídia tradicional. Os resultados revelaram uma preponderância de interagentes-haters e alta relação entre o conteúdo da postagem e os comentários de ódio. Observou-se também que a relação homofílica dos interagentes com os respectivos parlamentares prevaleceu sobre as interação heterofílicas e o contra-ódio. O estudo aponta para a necessidade de uma aprimoramento na gestão deste tipo de conteúdo, principalmente na representação e recuperação de termos e expressões odientas.: 0
hasDOI10.21721/p2p.2020v6n2.p38-56
Classe: Article