Análise de relacionamentos de instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico de garça/sp | Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018

Análise de relacionamentos de instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico de garça/sp

Resumo: A adoção de modelos de gestão é relevante para as sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino (IEs) favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas. Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das IEs técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as IEs são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes.
Palavras-chave: Conhecimento Cluster Instituição de ensino Mapeamento
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


ROCHA, R. F.; FUSCO, J. P. A.; SILVA, D. D. Análise de relacionamentos de instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico de garça/sp. Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018.
ROCHA RFR; FUSCO JPAF; SILVA DDS. Análise de relacionamentos de instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico de garça/sp. Convergência em ciência da informação. 2018;1 n. 2(2).
ROCHA, R. F., FUSCO, J. P. A., & SILVA, D. D. (2018). Análise de relacionamentos de instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico de garça/sp. Convergência em ciência da informação; 1 n. 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-11-09: 106003
hasAuthorRegina Ferreira da Rocha: (106655)
hasAuthorJosé Paulo Alves Fusco: (106656)
hasAuthorDeise Deolindo Silva: (11061)
hasFileStorage_repository/106594/2020/05/oai_ojs_ufs_br_article_10218#00077.pdf: (140321)
hasPageEnd91: 1457
hasPageStart83: 1987
hasSectionOfEixo 2: 106598
hasSubjectConhecimento: 237664
hasSubjectCluster: 177055
hasSubjectInstituição de ensino: 34946
hasSubjectMapeamento: 180290
isPartOfSourceConvergência em Ciência da Informação: 106594
hasIssueOfISSUE:JNL:00077-2018-1 N. 2-2: 135311
hasAbstractA adoção de modelos de gestão é relevante para as sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino (IEs) favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas. Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das IEs técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as IEs são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes.: 0
hasIDoai:ojs.ufs.br:article/10218
hasRegisterIdhttps://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10218: 0
hasRegisterId10.33467/conci.v1i2.10218: 0
hasSource2595-4768
hasSource10.33467/conci.v1i2
hasTitleAnálise de relacionamentos de instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico de garça/sp: 0
hasUrlhttps://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10218/7856: 0
prefLabelOai:ojs.ufs.br:article/10218#00077: 0
Classe: Article