O que dizem as leitoras de histórias em quadrinhos de super-heróis sobre essa leitura
[Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; v. 1 n. 2 (2019): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura. v. 1, n.2, maio 2019/ nov. 2019; 198-224]
Estudo de Caso e Relato de Pesquisa
O que dizem as leitoras de histórias em quadrinhos de super-heróis sobre essa leitura

Resumo: Estudo realizado junto a mulheres leitoras de histórias em quadrinhos do gênero de superheróis, focando-se para isso as duas maiores editoras do gênero na atualidade (Marvel e DC Comics). Procurou-se entender de que maneiras a leitura desse gênero específico de quadrinhos acaba por repercutir junto ao público feminino. Os significados e sentidos atribuídos a esses personagens e a essa leitura foram interpretados a luz da Etnometodologia, corrente sociológicaque se interessa pela compreensão quanto aos modos como os indivíduos constroem a realidade social onde se inserem, assim como da Ciência da Informação, campo do conhecimento que procura, dentre outros, identificar e compreender a introjeção do conhecimento, nesse caso oriundo do ato da leitura das histórias em quadrinhos. Conclui-se que as leitoras se apropriam dos conhecimentos veiculados pelos personagens de quadrinhos diante da leitura realizada, empregando posteriormente um ou mais dos conteúdos a que tiveram acesso nessa leitura em diversos cenários e situações de seu cotidiano.

Palavras-chave: História em Quadrinho. Leitore. Etnometodologia. Introjeção do Conhecimento.



Como citar
RAMOS, R. B. T. O que dizem as leitoras de histórias em quadrinhos de super-heróis sobre essa leitura. Revista Cajueiro, v. 1 n. 2, n. 2, p. 198-224, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/139380. Acesso em: 27 set. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorO que dizem as leitoras de histórias em quadrinhos de super-heróis sobre essa leitura
RAMOS, Rubem Borges Teixeira
Revista Cajueiro, n. 2, v. 1 n. 2, p. 198-224, 2019. (Estudo de Caso e Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/article/view/12541 (pt-BR) 3
TitleO que dizem as leitoras de histórias em quadrinhos de super-heróis sobre essa leitura (pt-BR) 3
AuthorRAMOS, Rubem Borges Teixeira (pt-BR) 1
Access Linkhttps://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/article/view/12541/9485 (pt-BR) 3
IssueRevista Cajueiro, n. 2, v. 1 n. 2, 2019. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Cajueiro (pt-BR) 1
SessãoEstudo de Caso e Relato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2019-11-11 (pt-BR) 1
hasAbstractEstudo realizado junto a mulheres leitoras de histórias em quadrinhos do gênero de superheróis, focando-se para isso as duas maiores editoras do gênero na atualidade (Marvel e DC Comics). Procurou-se entender de que maneiras a leitura desse gênero específico de quadrinhos acaba por repercutir junto ao público feminino. Os significados e sentidos atribuídos a esses personagens e a essa leitura foram interpretados a luz da Etnometodologia, corrente sociológicaque se interessa pela compreensão quanto aos modos como os indivíduos constroem a realidade social onde se inserem, assim como da Ciência da Informação, campo do conhecimento que procura, dentre outros, identificar e compreender a introjeção do conhecimento, nesse caso oriundo do ato da leitura das histórias em quadrinhos. Conclui-se que as leitoras se apropriam dos conhecimentos veiculados pelos personagens de quadrinhos diante da leitura realizada, empregando posteriormente um ou mais dos conteúdos a que tiveram acesso nessa leitura em diversos cenários e situações de seu cotidiano. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/109343/2020/05/oai_ojs_ufs_br_article_12541#00078.pdf () 1
hasIdO que dizem as leitoras de histórias em quadrinhos de super-heróis sobre essa leitura
RAMOS, Rubem Borges Teixeira
Revista Cajueiro, n. 2, v. 1 n. 2, p. 198-224, 2019. (Estudo de Caso e Relato de Pesquisa) () 3
hasPageEnd224 (pt-BR) 1
hasPageStart198 (pt-BR) 1
SourceRevista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; v. 1 n. 2 (2019): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura. v. 1, n.2, maio 2019/ nov. 2019; 198-224 (pt-BR) 3
Source25959379 () 3
ThemaHistória em Quadrinho (pt-BR) 1
ThemaLeitore (pt-BR) 1
ThemaEtnometodologia (pt-BR) 1
ThemaIntrojeção do Conhecimento (pt-BR) 1