A EBC e a Comunicação Pública no Brasil | EBC and Public Communication in Brazil
[Liinc em Revista; v. 16, n. 1 (2020): Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; e5130]
Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura |
A EBC e a Comunicação Pública no Brasil | EBC and Public Communication in Brazil

Resumo: RESUMO Este trabalho traz resultados da pesquisa sobre o caminho de institucionalização da comunicação pública, feita no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas na Escola de Comunicação da UFRJ, com os principais marcos legais e históricos dos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O levantamento traz as regulamentações desde o início da radiodifusão no país até a Lei nº 13.417/2017, que alterou a EBC após o impeachment presidencial de 2016. O levantamento analisa a compreensão conceitual e gestão governamental na comunicação pública do Brasil até os 12 primeiros anos da EBC, em projetos como a teleducação e a propaganda de atos do governo.Palavras-chave: EBC; TV Brasil; Rádio Nacional; Rádio MEC; Agência Brasil.  ABSTRACT This work shows the results of a research about public communication institutional path to obtain the Master´s degree at the UFRJ, on the legal and historical milestones of the vehicles of the Empresa Brasil de Comunicação (EBC). The survey brings the regulamentations from the beginning of broadcasting in Brazil up to Law No. 13.417/2017, which modified the status of EBC after the 2016 presidential impeachment. The survey analyzes the conceptual understanding and government management in public communication in Brazil up to the first 12 years of the EBC, with projects such as tele-education and propaganda of government acts.Keywords: EBC; TV Brasil; Rádio Nacional; Rádio MEC; Agência Brasil.

Palavras-chave:



Como citar
SOUZA, A. N.; LUZ, C. R. M. A ebc e a comunicação pública no brasil | ebc and public communication in brazil. Liinc em revista, v. 16, n. 1, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i1.5130 Acesso em: 28 set. 2022.

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DescriptorA EBC e a Comunicação Pública no Brasil | EBC and Public Communication in Brazil
SOUZA, Akemi Nitahara; LUZ, Cristina Rego Monteiro da
Liinc em revista, n. 1, v. 16, 2020. (Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura |) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5130 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v16i1.5130 (pt-BR) 3
TitleA EBC e a Comunicação Pública no Brasil | EBC and Public Communication in Brazil (pt-BR) 3
AuthorSOUZA, Akemi Nitahara (pt-BR) 1
AuthorLUZ, Cristina Rego Monteiro da (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5130/4638 (pt-BR) 3
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/downloadSuppFile/5130/1205 (pt-BR) 3
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/downloadSuppFile/5130/1232 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 1, v. 16, 2020. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoEconomia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura | (pt-BR) 1
Disponibilizado2020-05-30 (pt-BR) 1
hasAbstractRESUMO Este trabalho traz resultados da pesquisa sobre o caminho de institucionalização da comunicação pública, feita no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas na Escola de Comunicação da UFRJ, com os principais marcos legais e históricos dos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O levantamento traz as regulamentações desde o início da radiodifusão no país até a Lei nº 13.417/2017, que alterou a EBC após o impeachment presidencial de 2016. O levantamento analisa a compreensão conceitual e gestão governamental na comunicação pública do Brasil até os 12 primeiros anos da EBC, em projetos como a teleducação e a propaganda de atos do governo.Palavras-chave: EBC; TV Brasil; Rádio Nacional; Rádio MEC; Agência Brasil.  ABSTRACT This work shows the results of a research about public communication institutional path to obtain the Master´s degree at the UFRJ, on the legal and historical milestones of the vehicles of the Empresa Brasil de Comunicação (EBC). The survey brings the regulamentations from the beginning of broadcasting in Brazil up to Law No. 13.417/2017, which modified the status of EBC after the 2016 presidential impeachment. The survey analyzes the conceptual understanding and government management in public communication in Brazil up to the first 12 years of the EBC, with projects such as tele-education and propaganda of government acts.Keywords: EBC; TV Brasil; Rádio Nacional; Rádio MEC; Agência Brasil. (pt-BR) 3
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