Resumo: RESUMO O presente artigo investiga os fundamentos lógicos da forma social da comunicação no âmbito soviético, reconhecendo a pertinência das categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o estudo da comunicação na URSS. Primeiramente foram avaliadas duas interpretações dialéticas da experiência soviética (Arthur, 2016 e Kurz, 1999), a fim de entendê-la como parte de um sistema mundial produtor de mercadorias. Observada a permanência peculiar da forma do capital como substância das relações sociais no contexto soviético, avalia-se em que termos a derivação da forma social da comunicação, sua materialidade e funções (Bolaño, 2000) são pertinentes para uma interpretação da comunicação na URSS.Palavras-chave: Forma Social da Comunicação; URSS; Função Publicidade; Função Propaganda; Informação para a Dinâmica de Trabalho. ABSTRACT This article investigates the logical foundations of the social form of communication in the Soviet context, recognizing the relevance of the Political Economy of Information, Culture and Communication categories for the study of communication in the USSR. First, two dialectical interpretations of the Soviet experience were evaluated (Arthur, 2016 and Kurz, 1999), in order to understand it as part of a global commodity-producing system. Observing the peculiar permanence of the form of capital as a substance of social relations in the Soviet context, it is evaluated in what terms the derivation of the social form of communication, its materiality and functions (Bolaño, 2000) are relevant for an interpretation of communication in the USSRKeywords: Social Form of Communication; USSR; Advertising Function; Propaganda Function; Information for Labour Dynamics.
Palavras-chave: