Princípios avaliativos para biblioteca universitária | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, n. 2020, 2001 | 2001 - Brapci
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, n. 2020, 2001

Princípios avaliativos para biblioteca universitária

Evaluating principles for university library

Resumo: Este artigo trata da avaliação da biblioteca universitária no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Objetiva propor um modelo de princípios avaliativos para a biblioteca universitária que ultrapasse a simples verificação e atualização de acervos. Usa-se como metodologia pesquisa documental e bibliográfica com aportes de dados advindos de estudo de usuários e de relato de experiência da extensão universitária, realizados na Universidade Federal do Tocantins. Como resultado, apresenta-se um modelo de seis etapas: 1) visão global; 2) definição dos produtos e serviços; 3) identificação das necessidades dos interagentes; 4) avaliação contínua dos processos; 5) marketing; e 6) melhoria contínua. Conclui reforçando esse modelo para que as bibliotecas universitárias sejam avaliadas como da melhor qualidade e não como simples depósitos de livros.
Palavras-chave: Library administration Administração de biblioteca Método de avaliação Educação extensiva Métodos de avaliação Sinaes
Abstract: This paper is about the evaluation of the university library in the context of the National Higher Education Evaluation System (SINAES, in Portuguese). It aims to propose a set of evaluating principles for the university library which goes beyond the simple verification and updating of collections. For methodology, it relies on documentary and bibliographic research with inputs from the study of users and from the experience of university extension accomplished in Tocantins Federal University. As a result, it presents a six-steps model: 1) global view; 2) definition of products and services; 3) identification of the needs of the interactors; 4) continuous evaluation of the processes; 5) marketing; and 6) continuous improvement. It concludes by reinforcing this model so that university libraries are evaluated as having the best quality and not as simple deposits of books.
Keywords: Evaluation methods Extensive education Sinaes Library administration
Palabras clave:
Mots clés:


MAIA, M. F. G.; GUERRA, M. G. G. V. Princípios avaliativos para biblioteca universitária. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, n. 2020, 2001.
MAIA MFGM; GUERRA MGGVG. Princípios avaliativos para biblioteca universitária. Revista digital de biblioteconomia & ciência da informação. 2001;18(2020).
MAIA, M. F. G., & GUERRA, M. G. G. V. (2001). Princípios avaliativos para biblioteca universitária. Revista digital de biblioteconomia & ciência da informação; 18(2020).
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hasAuthorMaria das Graças Gonçalves Vieira Guerra: (2657)
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hasAbstractEste artigo trata da avaliação da biblioteca universitária no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Objetiva propor um modelo de princípios avaliativos para a biblioteca universitária que ultrapasse a simples verificação e atualização de acervos. Usa-se como metodologia pesquisa documental e bibliográfica com aportes de dados advindos de estudo de usuários e de relato de experiência da extensão universitária, realizados na Universidade Federal do Tocantins. Como resultado, apresenta-se um modelo de seis etapas: 1) visão global; 2) definição dos produtos e serviços; 3) identificação das necessidades dos interagentes; 4) avaliação contínua dos processos; 5) marketing; e 6) melhoria contínua. Conclui reforçando esse modelo para que as bibliotecas universitárias sejam avaliadas como da melhor qualidade e não como simples depósitos de livros.: 0
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Classe: Article