A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assistiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável | Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 13 No. 2, n. 2, 2020 | 2020 - Brapci
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 13 No. 2, n. 2, 2020

A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assistiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável

The inclusion of people with disabilities in professional technical education with the use of assistive technology promotes work and economic growth according to the eighth goal of sustainable development

La inclusión de personas con discapacidad en la educación técnica profesional con el uso de tecnología de asistencia promueve el trabajo y el crecimiento económico de acuerdo con el octavo objetivo del desarrollo sostenible

Resumo: O trabalho apresenta a concepção do docente de educação profissional sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante de são paulo com a utilização de tecnologia assistiva. esta modalidade de ensino possibilita a inclusão do deficiente no mercado de trabalho, fomentando o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da onu. o objetivo é investigar a percepção dos docentes, a caracterização da inclusão da pessoa com deficiência e o uso da tecnologia assistiva, contribuindo com o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos conforme a agenda 2030. a abordagem utilizada caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, bem como a utilização de questionários como método. obteve-se como resultado o conhecimento parcial sobre tecnologia assistiva, a falta de conhecimento adequado do termo inclusão. fundamentada em conceitos de inclusão, na classificação e no uso das tecnologias assistivas na educação, conclui-se que há precariedade de formação e de informação adequada.
Palavras-chave: Educação profissional Crescimento inclusivo Crescimento sustentável Inclusão na educação
Abstract: The work presents the conception of the professional education teacher about the inclusion of the person with disabilities in the technical vocational education of São Paulo with the use of assistive technology. This type of education enables the inclusion of the disabled in the labor market, promoting the eighth sustainable development objective of the UN Agenda 2030. The objective is to investigate the perception of teachers, the characterization of the inclusion of people with disabilities and the use of assistive technology, contributing to sustained, inclusive and sustainable economic growth, full, productive employment and decent work for all in accordance with the 2030 Agenda. The approach used is characterized as exploratory and bibliographic research, as well as the use of questionnaires as a method. As a result, partial knowledge about assistive technology was obtained, as well as a lack of adequate knowledge of the term inclusion. Based on concepts of inclusion, classification and use of assistive technologies in education, it is concluded that there is a precariousness of training and adequate information.
Keywords: Professional education Inclusive and sustainable growth Inclusion concepts in education
Resumen: El trabajo presenta la concepción del maestro de educación profesional sobre la inclusión de la persona con discapacidad en la educación técnica profesional de São Paulo con el uso de tecnología de asistencia. Este tipo de educación permite la inclusión de los discapacitados en el mercado laboral, promoviendo el octavo objetivo de desarrollo sostenible de la Agenda 2030 de la ONU. El objetivo es investigar la percepción de los docentes, la caracterización de la inclusión de las personas con discapacidad y el uso de tecnología de asistencia, contribuyendo al crecimiento económico sostenido, inclusivo y sostenible, el empleo pleno y productivo y el trabajo decente para todos de acuerdo con la Agenda 2030. El enfoque utilizado se caracteriza por la investigación exploratoria y bibliográfica, así como el uso de cuestionarios como método. Como resultado, se obtuvo un conocimiento parcial sobre la tecnología de asistencia, así como una falta de conocimiento adecuado del término inclusión. Con base en los conceptos de inclusión, clasificación y uso de tecnologías de asistencia en educación, se concluye que existe una precariedad de la capacitación y la información adecuada.
Palabras clave: Educación profesional Crecimiento inclusivo y sostenible Conceptos de inclusión en la educación
Mots clés:


RAMOS, A. R.; KANAANE, R. A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assistiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 13 No. 2, n. 2, 2020.
RAMOS ARR; KANAANE RK. A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assistiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável. Revista ibero-americana de ciência da informação. 2020;13 No. 2(2).
RAMOS, A. R., & KANAANE, R. (2020). A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assistiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável. Revista ibero-americana de ciência da informação; 13 No. 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-05-18: 140440
hasAuthorAndrea Ribeiro Ramos: (141349)
hasAuthorRoberto Kanaane: (141350)
hasFileStorage_repository/00/14/13/40/work_00141340#00000.pdf: (141474)
hasPageEnd719: 2929
hasPageStart704: 141348
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectEducação profissional: 315590
hasSubjectCrescimento inclusivo: 141341
hasSubjectCrescimento sustentável: 141342
hasSubjectInclusão na educação: 279369
wasPublicationInDate2020-05-18: (247277)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação: 596
hasIssueOfISSUE:JNL:40:2020-13-2: (232134)
hasAbstractO trabalho apresenta a concepção do docente de educação profissional sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante de são paulo com a utilização de tecnologia assistiva. esta modalidade de ensino possibilita a inclusão do deficiente no mercado de trabalho, fomentando o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da onu. o objetivo é investigar a percepção dos docentes, a caracterização da inclusão da pessoa com deficiência e o uso da tecnologia assistiva, contribuindo com o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos conforme a agenda 2030. a abordagem utilizada caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, bem como a utilização de questionários como método. obteve-se como resultado o conhecimento parcial sobre tecnologia assistiva, a falta de conhecimento adequado do termo inclusão. fundamentada em conceitos de inclusão, na classificação e no uso das tecnologias assistivas na educação, conclui-se que há precariedade de formação e de informação adequada.: 0
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31640
hasRegisterIdhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/31640: 0
hasRegisterId10.26512/rici.v13.n2.2020.31640: 0
hasSource1983-5213
hasSource10.26512/rici.v13.n2.2020
hasTitleA inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assistiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável: 0
hasUrlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/31640
hasUrlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/31640/26285
prefLabelOai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31640#00040: 0
hasDOI10.26512/rici.v13.n2.2020.31640
Classe: Article