Leitura, biblioteca e política de formação de leitores no Brasil | Brazilian Journal of Information Science, v. 3 No 2, n. 2, 2009 | 2009 - Brapci
Brazilian Journal of Information Science, v. 3 No 2, n. 2, 2009

Leitura, biblioteca e política de formação de leitores no Brasil

Reading, library and formation politic of readers in Brazil

Resumo: O fomento à leitura no Brasil vem, historicamente, contornando inúmeros obstáculos. Um dos mais frequentes é a inexistência de políticas públicas contínuas e bibliotecas, tanto públicas quanto escolares, que contribuam para o aprimoramento cultural, para a inserção da população à cidadania. A trajetória da implantação da biblioteca, pública ou escolar, em nosso país reflete hoje no desempenho das políticas públicas de leitura delineadas ao longo da história do Brasil e, ao mesmo, apresenta o retrato do leitor que temos hoje e, principalmente, sugere a base para o aprimoramento da política de formação de leitor que a escola pública deve adotar. Este artigo, resultado de tese defendida em 2006 pela Unesp/Marília, estrutura-se em três fases distintas: a primeira relata a invenção da escrita-leitura e sua íntima relação com o desenvolvimento da humanidade. A seguir, apresenta a convivência da sociedade brasileira com o livro, a biblioteca e a leitura desde a chegada dos portugueses ao país às primeiras décadas do Século XX e, posteriormente, aos programas brasileiros atuais de incentivo à leitura e à formação de leitor.
Palavras-chave: Leitura Biblioteca pública Políticas de leitura Formação de leitores
Abstract: The hunger of reading in Brazil comes, historically, skirting several obstacles. One of the most frequent is the inexistence of continuous public politics and libraries, as public as from schools, which contribute to the cultural improvement, to the insertion of the population to the citizenship. The deployment trajectory of the library, public or from school, in our country reflects today in the performance of the public politics of reading delineated throughout the history of Brazil and, to the same, presents the portrait of the reader we have today and, mainly, suggests the base to the improvement of the formation politic of reader which the public school should adopt. This article, result of thesis defended in 2006 by Unesp/Marília is structured in three distinct stages: the first reports the invention of the writing-reading and its close relation with the humanity development. Then, it presents the coexistence of the Brazilian society with the book, the library and the reading since the arrival of the Portuguese people to the country in the first decades of the XX century and afterwards, to the current Brazilian programs of reading incentive and to the reader formation.
Keywords: Reading Public library School library Reading politics Readers formation
Mots clés:


SILVA, R. J. Leitura, biblioteca e política de formação de leitores no brasil. Brazilian Journal of Information Science, v. 3 No 2, n. 2, 2009.
SILVA RJS. Leitura, biblioteca e política de formação de leitores no brasil. Brazilian journal of information science. 2009;3 No 2(2).
SILVA, R. J. (2009). Leitura, biblioteca e política de formação de leitores no brasil. Brazilian journal of information science; 3 No 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2010-10-10: 14246
hasAuthorRovilson José da Silva: (14259)
hasFileStorage_repository/00/01/42/58/work_00014258#00000.pdf: (48603)
hasSectionOfPapers: 89
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectLeitura: 278610
hasSubjectBiblioteca pública: 200269
hasSubjectPolíticas de leitura: 269081
hasSubjectFormação de leitores: 317402
wasPublicationInDate2010-10-10: (269075)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLanguageExpressionen: (232773)
isPartOfSourceBrazilian journal of information science: 86
hasIssueOfISSUE:JNL:4:2009-3-2: (232588)
hasAbstractO fomento à leitura no Brasil vem, historicamente, contornando inúmeros obstáculos. Um dos mais frequentes é a inexistência de políticas públicas contínuas e bibliotecas, tanto públicas quanto escolares, que contribuam para o aprimoramento cultural, para a inserção da população à cidadania. A trajetória da implantação da biblioteca, pública ou escolar, em nosso país reflete hoje no desempenho das políticas públicas de leitura delineadas ao longo da história do Brasil e, ao mesmo, apresenta o retrato do leitor que temos hoje e, principalmente, sugere a base para o aprimoramento da política de formação de leitor que a escola pública deve adotar. Este artigo, resultado de tese defendida em 2006 pela Unesp/Marília, estrutura-se em três fases distintas: a primeira relata a invenção da escrita-leitura e sua íntima relação com o desenvolvimento da humanidade. A seguir, apresenta a convivência da sociedade brasileira com o livro, a biblioteca e a leitura desde a chegada dos portugueses ao país às primeiras décadas do Século XX e, posteriormente, aos programas brasileiros atuais de incentivo à leitura e à formação de leitor.: 0
hasIDoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/464
hasRegisterIdhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/464: 0
hasRegisterId10.5016/brajis.v3i2.464: 0
hasSource10.5016/brajis.v3i2
hasTitleLeitura, biblioteca e política de formação de leitores no Brasil: 0
hasUrlhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/464
hasUrlhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/464/389
hasUrlhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/464/393
prefLabeloai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/464#00004: 0
hasDOI10.36311/1981-1640.2009.v3n2.05.p75
Classe: Article