Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em portugal | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 2, 2020 | 2020 - Brapci
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 2, 2020

Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em portugal

Resumo: Resumo. As “novas” tecnologias e metodologias a estas associadas assumem um papel incontornável na escola e na atual sociedade do conhecimento. E serão realmente novas, as tecnologias e as metodologias? Para o desenvolvimento de competências diversificadas e uma maior integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, foram concretizadas práticas de ensino, com utilização das metodologias de: investigação de grupo e trabalho de projeto, com recurso a uma biblioteca escolar. Baseado numa abordagem qualitativa, verificou-se neste estudo de caso um desenvolvimento de competências dos alunos, nomeadamente de reflexão crítica e autonomia, facilitando a aprendizagem e o incremento da sua motivação. Palavras-chave: Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Biblioteca escolar. Competências. Ensino de Economia.
Palavras-chave: Educação Metodologia ativa Tecnologia digital Biblioteca escolar Competencia Ensino de economia Metodologia de ensino Metodologias ativas Tecnologias digitais Competencias Metodologias de ensino
Palabras clave: Biblioteca escolar
Mots clés:


RODRIGUES, A. L. Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em portugal. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 2, 2020.
RODRIGUES ALR. Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em portugal. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina. 2020;25(2).
RODRIGUES, A. L. (2020). Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em portugal. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina; 25(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-07-22: 142347
hasAuthorAna Luísa Rodrigues: (143506)
hasFileStorage_repository/680/2020/07/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1619#00046.pdf: (144176)
hasPageEnd382: 14103
hasPageStart365: 1694
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectMetodologia ativa: 272921
hasSubjectTecnologia digital: 200219
hasSubjectBiblioteca escolar: 232760
hasSubjectCompetencia: 181864
hasSubjectEnsino de economia: 278557
hasSubjectMetodologia de ensino: 286703
hasSubjectMetodologias ativas: 286675
hasSubjectTecnologias digitais: 319653
hasSubjectCompetencias: 173549
hasSubjectMetodologias de ensino: 262898
wasPublicationInDate2020-07-22: (278558)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina: 680
hasIssueOfISSUE:JNL:00046-2020-25-2: 143483
hasAbstractResumo. As “novas” tecnologias e metodologias a estas associadas assumem um papel incontornável na escola e na atual sociedade do conhecimento. E serão realmente novas, as tecnologias e as metodologias? Para o desenvolvimento de competências diversificadas e uma maior integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, foram concretizadas práticas de ensino, com utilização das metodologias de: investigação de grupo e trabalho de projeto, com recurso a uma biblioteca escolar. Baseado numa abordagem qualitativa, verificou-se neste estudo de caso um desenvolvimento de competências dos alunos, nomeadamente de reflexão crítica e autonomia, facilitando a aprendizagem e o incremento da sua motivação. Palavras-chave: Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Biblioteca escolar. Competências. Ensino de Economia.: 0
hasIDoai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1619
hasIDoai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1619
hasRegisterIdhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1619: 0
hasSourceRevista ACB; v. 25, n. 2 (2020): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 365-382: 0
hasSource1414-0594: 0
hasSourceRevista ACB; v. 25 n. 2 (2020): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 365-382: 0
hasTitleNovas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em portugal: 0
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1619
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1619/pdf
prefLabelOai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1619#00046: 0
Classe: Article