Um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de biblioteconomia da ufmt/cur | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 2, 2020 | 2020 - Brapci
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 2, 2020

Um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de biblioteconomia da ufmt/cur

Resumo: Resumo: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada em 2017 no Curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis, como exigência de conclusão do curso. A pesquisa buscou investigar o comportamento dos alunos do 1º ano do curso de Biblioteconomia em relação à leitura. Participaram desta pesquisa 22 sujeitos. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário. A fundamentação da pesquisa, foi alicerçada nas ideias de Tourinho (2011), Brito (2010), Farias (2010), Silva, Andrade e Euclydes (2007) e outros. Dentre os conceitos discutidos por estes autores estão leitura, leitura na universidade. Os dados revelaram que apesar dos sujeitos participantes relatarem ter 100% de frequência de leitura e 82% afirmarem que gostam de ler, mais da metade tem dificuldades em interpretar e compreender um texto, portanto, pode-se dizer que o entendimento do que se lê não é efetivado.Palavras-chave: Ensino Superior. Leitura. Biblioteconomia. Letramento informacional. Discentes.
Palavras-chave: Biblioteconomia Ensino superior Leitura Letramento informacional Discente Discentes Curso de biblioteconomia
Mots clés:


BITTENCOURT, A. C. R.; GABRIEL, S. C. F.; TRINDADE, A. J. P. Um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de biblioteconomia da ufmt/cur. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 2, 2020.
BITTENCOURT ACRB; GABRIEL SCFG; TRINDADE AJPT. Um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de biblioteconomia da ufmt/cur. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina. 2020;25(2).
BITTENCOURT, A. C. R., GABRIEL, S. C. F., & TRINDADE, A. J. P. (2020). Um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de biblioteconomia da ufmt/cur. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina; 25(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-07-22: 142347
hasAuthorAna Claudia Reis Bittencourt: (143510)
hasAuthorSheila Cristina Ferreira Gabriel: (161982)
hasAuthorAdinael J. Pereira da Trindade: (226457)
hasFileStorage_repository/680/2020/07/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1702#00046.pdf: (144174)
hasPageEnd262: 11641
hasPageStart246: 8770
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectEnsino superior: 248246
hasSubjectLeitura: 278610
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectDiscente: 271055
hasSubjectDiscentes: 247737
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2020-07-22: (278558)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina: 680
hasIssueOfISSUE:JNL:00046-2020-25-2: 143483
hasIDoai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1702
hasIDoai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1702
hasRegisterIdhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1702: 0
hasSourceRevista ACB; v. 25, n. 2 (2020): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 246-262: 0
hasSource1414-0594: 0
hasSourceRevista ACB; v. 25 n. 2 (2020): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 246-262: 0
hasTitleUm estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de biblioteconomia da ufmt/cur: 0
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1702
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1702/pdf
prefLabelOai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1702#00046: 0
hasAbstractResumo: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada em 2017 no Curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis, como exigência de conclusão do curso. A pesquisa buscou investigar o comportamento dos alunos do 1º ano do curso de Biblioteconomia em relação à leitura. Participaram desta pesquisa 22 sujeitos. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário. A fundamentação da pesquisa, foi alicerçada nas ideias de Tourinho (2011), Brito (2010), Farias (2010), Silva, Andrade e Euclydes (2007) e outros. Dentre os conceitos discutidos por estes autores estão leitura, leitura na universidade. Os dados revelaram que apesar dos sujeitos participantes relatarem ter 100% de frequência de leitura e 82% afirmarem que gostam de ler, mais da metade tem dificuldades em interpretar e compreender um texto, portanto, pode-se dizer que o entendimento do que se lê não é efetivado.Palavras-chave: Ensino Superior. Leitura. Biblioteconomia. Letramento informacional. Discentes.: 0
Classe: Article