A carência de estudos sobre literatura infantil nos currículos de graduação de biblioteconomia no Brasil | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 2, 2020 | 2020 - Brapci
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 2, 2020

A carência de estudos sobre literatura infantil nos currículos de graduação de biblioteconomia no Brasil

Resumo: A literatura infantil, que traz a leitura literária implícita no seu conceito, pode incitar a criança para o usufruto do conhecimento artístico, poético e contribuir para o conhecimento intelectual. a literatura infantil, promotora da leitura por prazer,contribui para o desenvolvimento da criança e de suas habilidades críticas. o bibliotecário, especialmente o que trabalha em biblioteca escolar, infantil ou pública, ao exercer o papel de mediador da informação, tem, como uma de suas funções, promover o diálogo com a criança-leitora a fim de compreender e saciar os interesses de leitura de cada criança. dessa forma, sua formação no curso de graduação em biblioteconomia deve corresponder ao que o mercado de trabalho exige, tendo em vista que suas responsabilidades sociais, e mesmo pessoais com cada leitor, serão requisitadas. o presente artigo objetiva apontar como estão os currículos de graduação em biblioteconomia no brasil em relação ao estudo da literatura infantil. a metodologia utilizada é quali-quantitativa, de cunho exploratório e, de acordo com os procedimentos técnicos, bibliográfica e documental. os resultados apontaram que apenas 20% dos cursos de biblioteconomia possuem em seus currículos disciplinas que estudam a literatura infantil, e destes, a maioria encontra-se na região nordeste e são ofertados na modalidade presencial, todos são em nível de bacharelado.
Palavras-chave: Biblioteconomia Ciência da informação Literatura infantil Biblioteconomia no brasil Currículo Leitura literária Currículos
Mots clés:


CUNHA, A. P. T.; CALDIN, C. F.; JACINTHO, E. M. S. B. A carência de estudos sobre literatura infantil nos currículos de graduação de biblioteconomia no brasil. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 25, n. 2, 2020.
CUNHA APTC; CALDIN CFC; JACINTHO EMSBJ. A carência de estudos sobre literatura infantil nos currículos de graduação de biblioteconomia no brasil. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina. 2020;25(2).
CUNHA, A. P. T., CALDIN, C. F., & JACINTHO, E. M. S. B. (2020). A carência de estudos sobre literatura infantil nos currículos de graduação de biblioteconomia no brasil. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina; 25(2).
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hasAbstractA literatura infantil, que traz a leitura literária implícita no seu conceito, pode incitar a criança para o usufruto do conhecimento artístico, poético e contribuir para o conhecimento intelectual. a literatura infantil, promotora da leitura por prazer,contribui para o desenvolvimento da criança e de suas habilidades críticas. o bibliotecário, especialmente o que trabalha em biblioteca escolar, infantil ou pública, ao exercer o papel de mediador da informação, tem, como uma de suas funções, promover o diálogo com a criança-leitora a fim de compreender e saciar os interesses de leitura de cada criança. dessa forma, sua formação no curso de graduação em biblioteconomia deve corresponder ao que o mercado de trabalho exige, tendo em vista que suas responsabilidades sociais, e mesmo pessoais com cada leitor, serão requisitadas. o presente artigo objetiva apontar como estão os currículos de graduação em biblioteconomia no brasil em relação ao estudo da literatura infantil. a metodologia utilizada é quali-quantitativa, de cunho exploratório e, de acordo com os procedimentos técnicos, bibliográfica e documental. os resultados apontaram que apenas 20% dos cursos de biblioteconomia possuem em seus currículos disciplinas que estudam a literatura infantil, e destes, a maioria encontra-se na região nordeste e são ofertados na modalidade presencial, todos são em nível de bacharelado.: 0
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