De imprecionante (sic) a impressionantes efeitos de sentido: análise do discurso do ministro da educação, weintraub, no Twitter | Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 5, n. 1, 2020 | 2020 - Brapci
Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 5, n. 1, 2020

De imprecionante (sic) a impressionantes efeitos de sentido: análise do discurso do ministro da educação, weintraub, no Twitter

Resumo: Este trabalho promove um gesto teórico-analítico sobre dois comentários de internautas em respostas, acerca de uma publicação do ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, em 08/01/2020, no Twitter, onde ele comete um erro de grafia e escreve a palavra “impressionante”, com a letra ‘c”, isso depois de já ter errado na escrita de outras palavras em português, em documentos oficiais, tais como “paralização”, com ‘z” e suspenção, com ‘ç”. Assim, pelo viés da teoria e método da Análise do Discurso de linha francesa (AD), baseado nos estudos de Pêcheux na Europa, Orlandi e estudiosos no Brasil, este trabalho mobiliza as noções de sujeito, efeitos de sentido, memória discursiva, formação discursiva e imaginária, para analisar esses comentários, que funcionam como unidades de sentido em relação à situação, pois não interessa aqui analisar estritamente problemas ortográficos e sim, o lugar social de poder e de liturgia no qual o sujeito enuncia tocado principalmente pelas formações imaginárias que via memória discursiva circulam numa sociedade sobre como deve se manifestar em público a maior autoridade num país e que é responsável pela alfabetização de crianças desta nação, dentre outras atribuições educacionais: o Ministro da Educação de um país.
Palavras-chave: Sujeito Efeito de sentido Memória discursiva Formação discursiva Formação imaginária
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SILVA, D. S.; SILVA, C. S. De imprecionante (sic) a impressionantes efeitos de sentido: análise do discurso do ministro da educação, weintraub, no twitter. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 5, n. 1, 2020.
SILVA DSS; SILVA CSS. De imprecionante (sic) a impressionantes efeitos de sentido: análise do discurso do ministro da educação, weintraub, no twitter. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias. 2020;5(1).
SILVA, D. S., & SILVA, C. S. (2020). De imprecionante (sic) a impressionantes efeitos de sentido: análise do discurso do ministro da educação, weintraub, no twitter. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias; 5(1).
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