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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2020-07-29: 143860 |
hasAuthor | Dalexon Sergio da Silva: (143891) |
hasAuthor | Claudemir dos Santos Silva: (143892) |
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hasPageStart | 290: 8713 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Sujeito: 235711 |
hasSubject | Efeito de sentido: 65417 |
hasSubject | Memória discursiva: 273974 |
hasSubject | Formação discursiva: 177448 |
hasSubject | Formação imaginária: 274006 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00081-2020-5-1: 143862 |
isPartOfSource | Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias: 118225 |
hasAbstract | Este trabalho promove um gesto teórico-analítico sobre dois comentários de internautas em respostas, acerca de uma publicação do ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, em 08/01/2020, no Twitter, onde ele comete um erro de grafia e escreve a palavra “impressionante”, com a letra ‘c”, isso depois de já ter errado na escrita de outras palavras em português, em documentos oficiais, tais como “paralização”, com ‘z” e suspenção, com ‘ç”. Assim, pelo viés da teoria e método da Análise do Discurso de linha francesa (AD), baseado nos estudos de Pêcheux na Europa, Orlandi e estudiosos no Brasil, este trabalho mobiliza as noções de sujeito, efeitos de sentido, memória discursiva, formação discursiva e imaginária, para analisar esses comentários, que funcionam como unidades de sentido em relação à situação, pois não interessa aqui analisar estritamente problemas ortográficos e sim, o lugar social de poder e de liturgia no qual o sujeito enuncia tocado principalmente pelas formações imaginárias que via memória discursiva circulam numa sociedade sobre como deve se manifestar em público a maior autoridade num país e que é responsável pela alfabetização de crianças desta nação, dentre outras atribuições educacionais: o Ministro da Educação de um país.: 0 |
hasID | oai:www.revistas.ufrj.br:article/31808 |
hasRegisterId | https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/31808: 0 |
hasSource | 2448-2935 |
hasTitle | De imprecionante (sic) a impressionantes efeitos de sentido: análise do discurso do ministro da educação, weintraub, no Twitter: 0 |
hasUrl | https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/31808/20215: 0 |
prefLabel | Oai:www.revistas.ufrj.br:article/31808#00081: 0 |