Tramas discursivas e diversidade linguística na amazônia | Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 5, n. 1, 2020 | 2020 - Brapci
Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 5, n. 1, 2020

Tramas discursivas e diversidade linguística na amazônia

Resumo: Trata-se de uma proposta que visa analisar a diversidade de línguas anunciada pelo Pe. Antônio Vieira em sermões e correspondências oficiais, em especial, as materialidades que apontam o desconhecimento das “línguas da terra” como o maior empecilho para a ampliação da fé nas missões do Maranhão e do Grão-Pará. Para tanto, considero o arcabouço teórico-metodológico de Michel Foucault no quadro dos estudos discursivos (2006; 2016a; 2010a; 2010b; 2010c) e da Linguística Colonial (SEVERO, 2013; 2016; MARIANI, 2016). Almeja-se, com este artigo, também repensar a constituição de um regime de gerenciamento linguístico à época da invasão do território brasileiro e, ao mesmo tempo, refletir sobre as condições de possibilidades históricas as quais nosso patrimônio linguístico foi discursivizado a partir de uma matriz de poder instituidora de um governo da língua europeu na Amazônia. Considera-se, por fim, a complexidade da experiência colonial, o que significa que determinados conflitos linguísticos produziram também a emergência de várias tensões discursivas as quais atravessam, de certa maneira, o movimento cabano e a constituição de nosso idioma.
Palavras-chave: Contato linguístico Dispositivo Estudo foucaultiano Colonização
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LAVAREDA, W. D. Tramas discursivas e diversidade linguística na amazônia. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 5, n. 1, 2020.
LAVAREDA WDL. Tramas discursivas e diversidade linguística na amazônia. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias. 2020;5(1).
LAVAREDA, W. D. (2020). Tramas discursivas e diversidade linguística na amazônia. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias; 5(1).
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hasAbstractTrata-se de uma proposta que visa analisar a diversidade de línguas anunciada pelo Pe. Antônio Vieira em sermões e correspondências oficiais, em especial, as materialidades que apontam o desconhecimento das “línguas da terra” como o maior empecilho para a ampliação da fé nas missões do Maranhão e do Grão-Pará. Para tanto, considero o arcabouço teórico-metodológico de Michel Foucault no quadro dos estudos discursivos (2006; 2016a; 2010a; 2010b; 2010c) e da Linguística Colonial (SEVERO, 2013; 2016; MARIANI, 2016). Almeja-se, com este artigo, também repensar a constituição de um regime de gerenciamento linguístico à época da invasão do território brasileiro e, ao mesmo tempo, refletir sobre as condições de possibilidades históricas as quais nosso patrimônio linguístico foi discursivizado a partir de uma matriz de poder instituidora de um governo da língua europeu na Amazônia. Considera-se, por fim, a complexidade da experiência colonial, o que significa que determinados conflitos linguísticos produziram também a emergência de várias tensões discursivas as quais atravessam, de certa maneira, o movimento cabano e a constituição de nosso idioma.: 0
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