Tic para manutenção dos estudos em período de pandemia na universidade federal da bahia | Revista Folha de Rosto, v. 6, n. 2, 2020 | 2020 - Brapci
Revista Folha de Rosto, v. 6, n. 2, 2020

Tic para manutenção dos estudos em período de pandemia na universidade federal da bahia

Ict for maintaining studies in a pandemic período at the federal university of bahia

Resumo: Uma das formas que o ensino no Brasil encontrou para se manter no período de isolamento causado pela pandemia do Coronavírus, foi por meio de aulas remotas aderidas por algumas Instituições de Ensino Superior, em sua maioria, privadas. A Universidade Federal da Bahia, porém, manteve, por iniciativa de alguns professores, alguns momentos de aula neste formato remoto mediados por TIC, utilizando-se do sistema Moodle, um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, do qual já era usuária. Este artigo apresenta a discussão dos impactos que o COVID -19 gerou na Educação no Brasil, as políticas públicas criadas para orientar a realidade de isolamento social e como os sistemas de informação pertencentes na UFBA foram utilizados neste período de pandemia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em torno de diferentes legislações, com uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo identificar como a UFBA se mantém em seus momentos de aula remota ao utilizar-se do Moodle. Traz nesta perspectiva as categorias de análises voltadas para COVID-19 - Ensino Superior - TIC e políticas de informação.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação Lel de acesso à informação Educação superior Leis de acesso à informação Covid-19
Abstract: One of the ways that Brazil´s education found to maintain itself, in the period of isolation caused by the Coronavirus pandemic, was through remote classes adhered to by some Colleges Institutions, mostly private. The Federal University of Bahia, however, maintained, on the initiative of some teachers, some class moments in this remote format mediated by ICT, using the Moodle system, a Virtual Learning Environment - VLE, of which it was already a user. This article presents the discussion of the impacts that COVID -19 had on Brazil´s Education, the public policies created to guide the reality of social isolation and how the information systems belong to UFBA were used in this pandemic period. This is a bibliographic search around different laws, with a qualitative approach, aiming to identify how UFBA remains in moments of remote class when it´s using Moodle. In this perspective, it brings the analysis categories focused on COVID-19 - College Education - ICT and policies information.
Keywords: Information and communication technology Acess to information laws College education Covid-19
Mots clés:


CONCEICAO, M. G.; ROCHA, U. R. Tic para manutenção dos estudos em período de pandemia na universidade federal da bahia. Revista Folha de Rosto, v. 6, n. 2, 2020.
CONCEICAO MGC; ROCHA URR. Tic para manutenção dos estudos em período de pandemia na universidade federal da bahia. Revista folha de rosto. 2020;6(2).
CONCEICAO, M. G., & ROCHA, U. R. (2020). Tic para manutenção dos estudos em período de pandemia na universidade federal da bahia. Revista folha de rosto; 6(2).
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