Ressonâncias da fossa à bossa nova de dolores duran e antônio carlos jobim | Memória e Informação, v. 4, n. 1, 2020 | 2020 - Brapci
Memória e Informação, v. 4, n. 1, 2020

Ressonâncias da fossa à bossa nova de dolores duran e antônio carlos jobim

Resumo: Dolores Duran é reconhecidamente uma das mais sensíveis e inspiradas cantoras negras da década do rádio e da noite carioca no período pré-Bossa Nova. Duran tinha grande domínio de voz, repertório e composição. Era muito admirada e solicitada por seus colegas e parceiros musicais, artistas como Vinícius de Moraes, “o poetinha” e Carlos Lyra. Dolores foi uma pioneira entre as divas da canção popular contemporânea. Poucos sabem a respeito da sua contribuição documental como poeta e compositora para o Samba-Canção e o movimento da Bossa Nova, estrelado por Antônio Carlos Jobim, em 1956, com a canção “Chega de Saudade”. Dolores Duran deixou um legado precursor de beleza e música através de sua memória presente em performances cinematográficas, interpretações sonoras e composições poéticas. O presente artigo convida as novasgerações de pesquisadores a investigar as suas profundas contribuições para a Música Popular Brasileira através dos acervos pessoais e musicais de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes.
Palavras-chave: Compositora negra Bossa nova Memória Samba-canção Patrimonio cultural Compositoras negras
Mots clés:


LIMA, P. H. F. Ressonâncias da fossa à bossa nova de dolores duran e antônio carlos jobim. Memória e Informação, v. 4, n. 1, 2020.
LIMA PHFL. Ressonâncias da fossa à bossa nova de dolores duran e antônio carlos jobim. Memória e informação. 2020;4(1).
LIMA, P. H. F. (2020). Ressonâncias da fossa à bossa nova de dolores duran e antônio carlos jobim. Memória e informação; 4(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-09-10: 146108
hasAuthorPatrícia Helena Fuentes Lima: (146195)
hasPageEnd77: 2290
hasPageStart58: 1141
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCompositora negra: 146192
hasSubjectBossa nova: 146193
hasSubjectMemória: 234939
hasSubjectSamba-canção: 146194
hasSubjectPatrimonio cultural: 227368
hasSubjectCompositoras negras: 273793
wasPublicationInDate2020-09-10: (273791)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasFileStorage_repository/00/14/61/91/work_00146191#00000.pdf: (335676)
isPartOfSourceMemória e informação: 120353
hasIssueOfISSUE:JNL:00083-2020-4-1: 146105
hasAbstractDolores Duran é reconhecidamente uma das mais sensíveis e inspiradas cantoras negras da década do rádio e da noite carioca no período pré-Bossa Nova. Duran tinha grande domínio de voz, repertório e composição. Era muito admirada e solicitada por seus colegas e parceiros musicais, artistas como Vinícius de Moraes, “o poetinha” e Carlos Lyra. Dolores foi uma pioneira entre as divas da canção popular contemporânea. Poucos sabem a respeito da sua contribuição documental como poeta e compositora para o Samba-Canção e o movimento da Bossa Nova, estrelado por Antônio Carlos Jobim, em 1956, com a canção “Chega de Saudade”. Dolores Duran deixou um legado precursor de beleza e música através de sua memória presente em performances cinematográficas, interpretações sonoras e composições poéticas. O presente artigo convida as novasgerações de pesquisadores a investigar as suas profundas contribuições para a Música Popular Brasileira através dos acervos pessoais e musicais de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes.: 0
hasIDoai:ojs.memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br:article/121
hasRegisterIdhttp://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/121: 0
hasSourceMemória e Informação; v. 4 n. 1 (2020): Memória e Informação; 58-77: 0
hasSource2594-7095: 0
hasTitleRessonâncias da fossa à bossa nova de dolores duran e antônio carlos jobim: 0
hasUrlhttp://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/121
hasUrlhttp://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/121/80
prefLabelOai:ojs.memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br:article/121#00083: 0
Classe: Article