A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 11, n. 1, 2020 | 2020 - Brapci
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 11, n. 1, 2020

A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda

The information web and its challenges to fashion retail managers

Resumo: O artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focalizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos da sociologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semi-estruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda: o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações.
Palavras-chave: Ciência da informação Busca de informação Gestão do conhecimento Varejo de moda Micro e pequena empresa (mpe) Busca de informações Ali sebrae Ciência da infomação
Abstract: This article analyses the process of information seeking by managers of fashion retail stores. Based on results of a master´s research, which studied micro and small companies in Belo Horizonte, the article aims to focus on the difficulties faced by owners and managers. The study was based on Choo´s proposal of the Three Arenas, elaborated from models of information seeking, namely: Sense-Making, Information Seeking Process - ISP and Situational Model. The methodology of the empirical study included a quantitative / qualitative process, with questionnaires, followed by semi-structured interviews whith the managers. The conclusions indicate to the existence of several difficulties arising from the routine of these fashion retailers; in addition, it has been observerd that some relevante obstacles are the outcome of a specificity of the fashion field: the excess of information, produced by diverse sources and agents, forming a complex web of data and information.
Keywords: Information science Knowledge management Information seeking Ali sebrae Fashion retail Micro and small business
Mots clés:


MAGALHAES, V. A.; CRIVELLARI, H. M. T. A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 11, n. 1, 2020.
MAGALHAES VAM; CRIVELLARI HMTC. A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda. Incid: revista de ciência da informação e documentação. 2020;11(1).
MAGALHAES, V. A., & CRIVELLARI, H. M. T. (2020). A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda. Incid: revista de ciência da informação e documentação; 11(1).
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hasAbstractO artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focalizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos da sociologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semi-estruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda: o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações.: 0
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Classe: Article