Aprendizagem baseada em projeto no desenvolvimento de competências na educação a distância: uma análise a partir da gestão do conhecimento | Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação, v. 1, n. , 2017 | 2017 - Brapci

Gestao da informacao e do conhecimento

Aprendizagem baseada em projeto no desenvolvimento de competências na educação a distância: uma análise a partir da gestão do conhecimento (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
Plum X Metrics
Resumo: O uso de metodologias ativas tem sido estimulado na Educação a Distância por colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem e por desenvolver determinadas competências requeridas pelo mercado de trabalho. Nesse contexto, a Gestão do Conhecimento facilita a melhoria do processo de aprendizagem por meio do mapeamento do desenvolvimento de competências. Esta pesquisa objetiva verificar se as estratégias e metodologia ativa baseada em projetos em uma disciplina totalmente à distância da Universidade Federal do Paraná promoveram o desenvolvimento das competências previstas em sua ementa. Para isso, utilizou-se o estudo de caso apoiado por pesquisa bibliográfica e documental, observação participante não estruturada e aplicação de questionário semiaberto com os estudantes. Os resultados mostram que as estratégias e a metodologia ativa baseada em projetos contribuíram para o desenvolvimento das competências previstas, ainda que seu estágio tenha variado. Conclui que a Gestão do Conhecimento favorece a melhoria do processo de aprendizagem por permitir mapear os erros e acertos do processo.
Palavras-chave: Gestão da informação Gestão do conhecimento Ensino a distância Metodologia ativa
Mots clés:
SALERNO, B. N.; AGUIAR, R. W.; FREITAS, M. C. D. Aprendizagem baseada em projeto no desenvolvimento de competências na educação a distância: uma análise a partir da gestão do conhecimento. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2017. Anais [...] v. 1 Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação, 2017.
SALERNO, B. N., AGUIAR, R. W., & FREITAS, M. C. D. (2017). Aprendizagem baseada em projeto no desenvolvimento de competências na educação a distância: uma análise a partir da gestão do conhecimento. Seminário internacional de informação, tecnologia e inovação; 1().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-05-24 17:37:22: 147028
hasAuthorByanca Neumann Salerno: (114924)
hasAuthorRafaela Wille de Aguiar: (147029)
hasAuthorMaria do Carmo Duarte Freitas: (7484)
hasFileStorage_repository/00/14/70/27/work_00147027#00000.pdf: (148296)
hasSectionOfGestao da informacao e do conhecimento: 167
hasSubjectGestão da informação: 233806
hasSubjectGestão do conhecimento: 233908
hasSubjectEnsino a distância: 284944
hasSubjectMetodologia ativa: 272921
isPartOfSourceSeminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação: 146880
hasIssueOfISSUE:JNL:00089-2017-1-: 146903
hasAbstractO uso de metodologias ativas tem sido estimulado na Educação a Distância por colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem e por desenvolver determinadas competências requeridas pelo mercado de trabalho. Nesse contexto, a Gestão do Conhecimento facilita a melhoria do processo de aprendizagem por meio do mapeamento do desenvolvimento de competências. Esta pesquisa objetiva verificar se as estratégias e metodologia ativa baseada em projetos em uma disciplina totalmente à distância da Universidade Federal do Paraná promoveram o desenvolvimento das competências previstas em sua ementa. Para isso, utilizou-se o estudo de caso apoiado por pesquisa bibliográfica e documental, observação participante não estruturada e aplicação de questionário semiaberto com os estudantes. Os resultados mostram que as estratégias e a metodologia ativa baseada em projetos contribuíram para o desenvolvimento das competências previstas, ainda que seu estágio tenha variado. Conclui que a Gestão do Conhecimento favorece a melhoria do processo de aprendizagem por permitir mapear os erros e acertos do processo.: 0
hasIDoai:ocs.c3sl.ufpr.br:paper/1527
hasRegisterIdhttps://eventos.ufpr.br/redegic/CGEI2019/paper/view/1527: 0
hasSourceRede de Gestão da Informação e do Conhecimento; II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: 0
hasTitleAprendizagem baseada em projeto no desenvolvimento de competências na educação a distância: uma análise a partir da gestão do conhecimento: 0
hasUrlhttps://eventos.ufpr.br/redegic/CGEI2019/paper/download/1527/3866: 0
prefLabelOai:ocs.c3sl.ufpr.br:paper/1527#00089: 0
Classe: Proceeding