Publicações científicas em acesso aberto: panorama das publicações dos docentes do quadro permanente dos programas de pós-graduação stricto sensu no setor de ciências sociais aplicadas na universidade federal do paraná | Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação, v. 2, n. , 2019 | 2019 - Brapci

Gestao da informacao e do conhecimento

Publicações científicas em acesso aberto: panorama das publicações dos docentes do quadro permanente dos programas de pós-graduação stricto sensu no setor de ciências sociais aplicadas na universidade federal do paraná (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
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Resumo: Apresenta o contexto da comunicação científica e os movimentos de acesso aberto à informação científica focando na criação e desenvolvimento dos sistemas de publicação: acesso aberto ou acesso restrito. Contextualiza os sistemas de publicação científica e a disponibilidade e acesso aos artigos científicos produzidos com recursos públicos. Visa responder qual é o tipo de sistema de publicação acadêmica adotado pelos docentes dos programas de pós-graduação strictu sensudo Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná para a comunicação dos resultados de pesquisa. Apresenta com objetivo geral identificar por meio da plataforma Lattes e enquanto docente do quadro permanente dos programas de pós-graduação strictu sensu da Universidade Federal do Paraná qual é o sistema da publicação adotado para a comunicação dos resultados de pesquisa. O método utilizado para identificação do tipo de sistema de publicação é a aplicação de um algoritmo de coleta e classificação de artigos científicos. Os resultados indicam que ampla maioria dos docentes do setor não publica em acesso aberto.
Palavras-chave: Gestão da informação Ciência da informação Acesso aberto Comunicação científica Produção científica
Mots clés:
LIMA, K. C. R.; MENDES JUNIOR, R.; PINTO, J. S. P. Publicações científicas em acesso aberto: panorama das publicações dos docentes do quadro permanente dos programas de pós-graduação stricto sensu no setor de ciências sociais aplicadas na universidade federal do paraná. In: CONGRESSO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO, 2019. Anais [...] v. 2 Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação, 2019.
LIMA, K. C. R., MENDES JUNIOR, R., & PINTO, J. S. P. (2019). Publicações científicas em acesso aberto: panorama das publicações dos docentes do quadro permanente dos programas de pós-graduação stricto sensu no setor de ciências sociais aplicadas na universidade federal do paraná. Congresso de gestão estratégica da informação, empreendedorismo e inovação; 2().
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CategoryDetails
dateOfAvailability2019-05-27 15:10:01: 147200
hasAuthorKarolayne Costa Rodrigues de Lima: (15464)
hasAuthorRicardo Mendes Junior: (114988)
hasAuthorJosé Simão de Paula Pinto: (7750)
hasSectionOfGestao da informacao e do conhecimento: 167
hasSubjectGestão da informação: 233806
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectAcesso aberto: 263010
hasSubjectComunicação científica: 322956
hasSubjectProdução científica: 261508
isPartOfSourceCongresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: 147426
hasIssueOfISSUE:JNL:00090-2017-1-: 147427
hasAbstractApresenta o contexto da comunicação científica e os movimentos de acesso aberto à informação científica focando na criação e desenvolvimento dos sistemas de publicação: acesso aberto ou acesso restrito. Contextualiza os sistemas de publicação científica e a disponibilidade e acesso aos artigos científicos produzidos com recursos públicos. Visa responder qual é o tipo de sistema de publicação acadêmica adotado pelos docentes dos programas de pós-graduação strictu sensudo Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná para a comunicação dos resultados de pesquisa. Apresenta com objetivo geral identificar por meio da plataforma Lattes e enquanto docente do quadro permanente dos programas de pós-graduação strictu sensu da Universidade Federal do Paraná qual é o sistema da publicação adotado para a comunicação dos resultados de pesquisa. O método utilizado para identificação do tipo de sistema de publicação é a aplicação de um algoritmo de coleta e classificação de artigos científicos. Os resultados indicam que ampla maioria dos docentes do setor não publica em acesso aberto.: 0
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hasSourceRede de Gestão da Informação e do Conhecimento; II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: 0
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Classe: Proceeding