Professor sem estresse: desafios da docência | Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação, v. 2, n. , 2019 | 2019 - Brapci

Consórcio doutoral

Professor sem estresse: desafios da docência (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
Plum X Metrics
Resumo: Os problemas que afligem a profissão docente não são algo novo, nem original, acham-se ligados à própria origem, ao desenvolvimento histórico e à valorização social dessa profissão. A presente pesquisa teve como propósito de realizar uma revisão de literatura e uma imersão nos conceitos e definições acerca do tema. A conceituação do mal/bem estar encontra-se presente no discurso de alguns autores. Para Jesus (2007), os professores são os profissionais que possuem mal-estar mais elevado. Este se conceitua a partir da realidade apresentada, como: a insatisfação profissional, o stress, o absenteísmo, o baixo empenho profissional, o desejo de abandono da profissão docente e, em estados mais graves, a depressão. Além disso, o autor aponta estratégias para superar o mal-estar e construir um bem-estar. È de suma importância atentar para que o decente necessite reconhecer a existência do mal-estar em si, compreendendo os sintomas e identificando os fatores que contribuem para tal situação, e, por fim, desenvolver programas personalizados para a sua redução. O trabalho em equipe e a formação docente podem ser formas para saber lidar com o stress e constituir o bem-estar. Ou seja, é importante o professor utilizar estratégias para enfrentar as dificuldades e as exigências profissionais, tornando-se uma pessoa resiliente, motivada e mais feliz. Por fim, vale ressaltar que este estudo não tem a pretensão de finalizar essas discussões, mas que sirva como referência para outros estudos e que contribua para melhorar a prática docente em todas as suas esferas.
Palavras-chave: Ciências da educação e saúde Satisfação Motivação Bem-estar Docente
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:
GUTERRES, R. A.; PINO, J. C. D. Professor sem estresse: desafios da docência. In: CONGRESSO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO, 2019. Anais [...] v. 2 Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação, 2019.
GUTERRES, R. A., & PINO, J. C. D. (2019). Professor sem estresse: desafios da docência. Congresso de gestão estratégica da informação, empreendedorismo e inovação; 2().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-05-17 08:15:47: 147218
hasAuthorRodrigo de Azambuja Guterres: (147219)
hasAuthorJosé Claudio Del Pino: (147220)
hasSectionOfConsórcio doutoral: 146883
hasSubjectCiências da educação e saúde: 147217
hasSubjectSatisfação: 266044
hasSubjectMotivação: 317684
hasSubjectBem-estar: 273157
hasSubjectDocente: 1691
isPartOfSourceCongresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: 147426
hasIssueOfISSUE:JNL:00090-2017-1-: 147427
hasAbstractOs problemas que afligem a profissão docente não são algo novo, nem original, acham-se ligados à própria origem, ao desenvolvimento histórico e à valorização social dessa profissão. A presente pesquisa teve como propósito de realizar uma revisão de literatura e uma imersão nos conceitos e definições acerca do tema. A conceituação do mal/bem estar encontra-se presente no discurso de alguns autores. Para Jesus (2007), os professores são os profissionais que possuem mal-estar mais elevado. Este se conceitua a partir da realidade apresentada, como: a insatisfação profissional, o stress, o absenteísmo, o baixo empenho profissional, o desejo de abandono da profissão docente e, em estados mais graves, a depressão. Além disso, o autor aponta estratégias para superar o mal-estar e construir um bem-estar. È de suma importância atentar para que o decente necessite reconhecer a existência do mal-estar em si, compreendendo os sintomas e identificando os fatores que contribuem para tal situação, e, por fim, desenvolver programas personalizados para a sua redução. O trabalho em equipe e a formação docente podem ser formas para saber lidar com o stress e constituir o bem-estar. Ou seja, é importante o professor utilizar estratégias para enfrentar as dificuldades e as exigências profissionais, tornando-se uma pessoa resiliente, motivada e mais feliz. Por fim, vale ressaltar que este estudo não tem a pretensão de finalizar essas discussões, mas que sirva como referência para outros estudos e que contribua para melhorar a prática docente em todas as suas esferas.: 0
hasIDoai:ocs.c3sl.ufpr.br:paper/1598
hasRegisterIdhttps://eventos.ufpr.br/redegic/CGEI2019/paper/view/1598: 0
hasSourceRede de Gestão da Informação e do Conhecimento; II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: 0
hasTitleProfessor sem estresse: desafios da docência: 0
prefLabelOai:ocs.c3sl.ufpr.br:paper/1598#00090: 0
Classe: Proceeding