Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2019-05-17 08:15:47: 147218 |
hasAuthor | Rodrigo de Azambuja Guterres: (147219) |
hasAuthor | José Claudio Del Pino: (147220) |
hasSectionOf | Consórcio doutoral: 146883 |
hasSubject | Ciências da educação e saúde: 147217 |
hasSubject | Satisfação: 266044 |
hasSubject | Motivação: 317684 |
hasSubject | Bem-estar: 273157 |
hasSubject | Docente: 1691 |
isPartOfSource | Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: 147426 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00090-2017-1-: 147427 |
hasAbstract | Os problemas que afligem a profissão docente não são algo novo, nem original, acham-se ligados à própria origem, ao desenvolvimento histórico e à valorização social dessa profissão. A presente pesquisa teve como propósito de realizar uma revisão de literatura e uma imersão nos conceitos e definições acerca do tema. A conceituação do mal/bem estar encontra-se presente no discurso de alguns autores. Para Jesus (2007), os professores são os profissionais que possuem mal-estar mais elevado. Este se conceitua a partir da realidade apresentada, como: a insatisfação profissional, o stress, o absenteísmo, o baixo empenho profissional, o desejo de abandono da profissão docente e, em estados mais graves, a depressão. Além disso, o autor aponta estratégias para superar o mal-estar e construir um bem-estar. È de suma importância atentar para que o decente necessite reconhecer a existência do mal-estar em si, compreendendo os sintomas e identificando os fatores que contribuem para tal situação, e, por fim, desenvolver programas personalizados para a sua redução. O trabalho em equipe e a formação docente podem ser formas para saber lidar com o stress e constituir o bem-estar. Ou seja, é importante o professor utilizar estratégias para enfrentar as dificuldades e as exigências profissionais, tornando-se uma pessoa resiliente, motivada e mais feliz. Por fim, vale ressaltar que este estudo não tem a pretensão de finalizar essas discussões, mas que sirva como referência para outros estudos e que contribua para melhorar a prática docente em todas as suas esferas.: 0 |
hasID | oai:ocs.c3sl.ufpr.br:paper/1598 |
hasRegisterId | https://eventos.ufpr.br/redegic/CGEI2019/paper/view/1598: 0 |
hasSource | Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento; II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: 0 |
hasTitle | Professor sem estresse: desafios da docência: 0 |
prefLabel | Oai:ocs.c3sl.ufpr.br:paper/1598#00090: 0 |