A construção de conhecimento através das mostras científicas no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul | Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação, v. 2, n. , 2019 | 2019 - Brapci

Consórcio mestral

A construção de conhecimento através das mostras científicas no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
Plum X Metrics
Resumo: O texto apresenta estudo sobre a participação de estudantes nas mostras científicas do instituto federal do rio grande do sul e procura avaliar o processo de construção de conhecimento a partir da produção de trabalhos por jovens cientistas para estes eventos. tem como objetivos observar o processo de realização das mostras de pesquisa, ensino e extensão, observar, também, a dinâmica entre professores e alunos e destes com a pesquisa científica, identificar as condições de pesquisa e ambientes de aprendizado disponíveis aos estudantes, analisar como as fontes de informação são escolhidas pelos estudantes para a elaboração dos trabalhos para as mostras e avaliar a interação intrainstitucional envolvida na formação de jovens pesquisadores pelos institutos federais. o trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, conduzida por meio de estudo de caso de caráter exploratório e descritivo. a coleta de dados foi feita por entrevista dos sujeitos durante a apresentação dos trabalhos. relata e analisa as respostas dos entrevistados com fundamento na teoria de vigotski sobre mediação, apontando críticas e enaltecimentos dos sujeitos à formação de jovens cientistas. avalia o processo de orientação de pesquisadores e o conhecimento construído durante a preparação dos trabalhos apresentados nas mostras técnicas da instituição.
Palavras-chave: Educação Educação em ciência Mostra científica Mediação Construção de conhecimento Competência em informação Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Mots clés:
SANTANA, A. M.; ESTABEL, L. B. A construção de conhecimento através das mostras científicas no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO, 2019. Anais [...] v. 2 Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação, 2019.
SANTANA, A. M., & ESTABEL, L. B. (2019). A construção de conhecimento através das mostras científicas no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do rio grande do sul. Congresso de gestão estratégica da informação, empreendedorismo e inovação; 2().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-05-17 16:15:49: 147308
hasAuthorAlex Miranda Santana: (147309)
hasAuthorLizandra Brasil Estabel: (9036)
hasSectionOfConsórcio mestral: 146882
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectEducação em ciência: 147306
hasSubjectMostra científica: 147307
hasSubjectMediação: 265973
hasSubjectConstrução de conhecimento: 173217
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
isPartOfSourceCongresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: 147426
hasIssueOfISSUE:JNL:00090-2017-1-: 147427
hasAbstractO texto apresenta estudo sobre a participação de estudantes nas mostras científicas do instituto federal do rio grande do sul e procura avaliar o processo de construção de conhecimento a partir da produção de trabalhos por jovens cientistas para estes eventos. tem como objetivos observar o processo de realização das mostras de pesquisa, ensino e extensão, observar, também, a dinâmica entre professores e alunos e destes com a pesquisa científica, identificar as condições de pesquisa e ambientes de aprendizado disponíveis aos estudantes, analisar como as fontes de informação são escolhidas pelos estudantes para a elaboração dos trabalhos para as mostras e avaliar a interação intrainstitucional envolvida na formação de jovens pesquisadores pelos institutos federais. o trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, conduzida por meio de estudo de caso de caráter exploratório e descritivo. a coleta de dados foi feita por entrevista dos sujeitos durante a apresentação dos trabalhos. relata e analisa as respostas dos entrevistados com fundamento na teoria de vigotski sobre mediação, apontando críticas e enaltecimentos dos sujeitos à formação de jovens cientistas. avalia o processo de orientação de pesquisadores e o conhecimento construído durante a preparação dos trabalhos apresentados nas mostras técnicas da instituição.: 0
hasIDoai:ocs.c3sl.ufpr.br:paper/1595
hasRegisterIdhttps://eventos.ufpr.br/redegic/CGEI2019/paper/view/1595: 0
hasSourceRede de Gestão da Informação e do Conhecimento; II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação: 0
hasTitleA construção de conhecimento através das mostras científicas no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul: 0
hasUrlhttps://eventos.ufpr.br/redegic/CGEI2019/paper/download/1595/3945: 0
prefLabelOai:ocs.c3sl.ufpr.br:paper/1595#00090: 0
Classe: Proceeding