A indústria da carne no Brasil: discursos publicitários da sadia e da friboi | Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 5, n. 2, 2020 | 2020 - Brapci
Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 5, n. 2, 2020

A indústria da carne no Brasil: discursos publicitários da sadia e da friboi

Resumo: O artigo pretende analisar discursos publicitários do agronegócio nacional, com o intuito de melhor compreender um paradoxo da sociedade contemporânea: o consumo acentuado de carne, a matança sistemática de milhões de animais simultâneos a um recrudescimento da sensibilidade humana à causa animal. Com base na Análise do discurso derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procuramos identificar o que é dito nos comerciais de indústrias alimentícias e o modo como esses enunciados são formulados. Mais precisamente, nosso intuito é o de analisar a produção de sentidos relacionados ao comércio dos produtos alimentícios das empresas e o silenciamento de outros considerados disfóricos pelo setor e apagados do seu discurso. O material de análise compreende uma publicidade da Friboi e outra da Sadia. Analisaremos o material mediante a formação de relações entre os enunciados dos comerciais, entre os comerciais do material e entre eles e outros já-ditos do interdiscurso. Analisaremos também recursos linguísticos e imagéticos usados na constituição dos vídeos. As análises nos permitem observar a produção de sentidos gastronômicos e econômicos, assim como o silenciamento de outros que assinalam o caráter animal das mercadorias.
Palavras-chave: Discurso do agronegócio brasileiro Discurso publicitario Analise do discurso
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


ALVES FILHO, M. S.; PIOVEZANI, C. A indústria da carne no brasil: discursos publicitários da sadia e da friboi. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 5, n. 2, 2020.
ALVES FILHO MSA; PIOVEZANI CP. A indústria da carne no brasil: discursos publicitários da sadia e da friboi. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias. 2020;5(2).
ALVES FILHO, M. S., & PIOVEZANI, C. (2020). A indústria da carne no brasil: discursos publicitários da sadia e da friboi. Revista de estudos do discurso, imagem e som - policromias; 5(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-10-05: 147824
hasAuthorManoel Sebastião Alves Filho: (147863)
hasAuthorCarlos Piovezani: (147864)
hasPageEnd289: 9315
hasPageStart252: 9536
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectDiscurso do agronegócio brasileiro: 147861
hasSubjectDiscurso publicitario: 284490
hasSubjectAnalise do discurso: 235357
hasIssueOfISSUE:JNL:00081-2020-5-2: 147820
isPartOfSourceRevista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias: 118225
hasAbstractO artigo pretende analisar discursos publicitários do agronegócio nacional, com o intuito de melhor compreender um paradoxo da sociedade contemporânea: o consumo acentuado de carne, a matança sistemática de milhões de animais simultâneos a um recrudescimento da sensibilidade humana à causa animal. Com base na Análise do discurso derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procuramos identificar o que é dito nos comerciais de indústrias alimentícias e o modo como esses enunciados são formulados. Mais precisamente, nosso intuito é o de analisar a produção de sentidos relacionados ao comércio dos produtos alimentícios das empresas e o silenciamento de outros considerados disfóricos pelo setor e apagados do seu discurso. O material de análise compreende uma publicidade da Friboi e outra da Sadia. Analisaremos o material mediante a formação de relações entre os enunciados dos comerciais, entre os comerciais do material e entre eles e outros já-ditos do interdiscurso. Analisaremos também recursos linguísticos e imagéticos usados na constituição dos vídeos. As análises nos permitem observar a produção de sentidos gastronômicos e econômicos, assim como o silenciamento de outros que assinalam o caráter animal das mercadorias.: 0
hasIDoai:www.revistas.ufrj.br:article/34367
hasRegisterIdhttps://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/34367: 0
hasSource2448-2935
hasTitleA indústria da carne no Brasil: discursos publicitários da sadia e da friboi: 0
prefLabelOai:www.revistas.ufrj.br:article/34367#00081: 0
Classe: Article