The information literacy in the archival scenario
[Archeion Online; v. 8 n. 1 (2020): IV Semana Nacional de Arquivo-2020; 27-54]
Artigo de Revisão
Competência em informação no cenário arquivístico

The information literacy in the archival scenario

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas desenvolvidas acerca da díade Arquivologia – Competência em Informação, desde o desenvolvimento da pesquisa de tese às produções do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação da Universidade Federal do Pará. A Pesquisa bibliográfica configurou-se como ferramenta para execução da revisão bibliográfica. Os resultados indicam que a relação temática, bem como a produção bibliográfica, ainda é incipiente diante de um universo de possibilidades e que a presença da Competência em Informação na Arquivologia não se configura como um modismo científico e sim como um caminho para consolidação de novas teorias, ruptura de paradigmas e o início de uma nova geração de arquivistas com pensamentos e ações direcionados à  perspectiva crítica, com foco no processo de emancipação humana, visando a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao universo da informação para empoderamento e protagonismo social.

Palavras-chave: Arquivologia. Arquivista. Competência em Informação.



Abstract: The objective of this article is to present the research developed on the dyad Archival Science – Information Literacy, from the development of the thesis research to the productions of the Research Group Archival Science and Information Literacy at the Federal University of Pará. Bibliographic research was configured as a tool to perform the bibliographic review. The results indicate that the thematic relationship, as well as the bibliographic production, is still incipient in the face of a universe of possibilities and that the presence of Information Literacy in Archival Science is not configured as a scientific fad but as a way to consolidate new theories, rupture of paradigms and the beginning of a new generation of archivists with thoughts and actions directed to the critical perspective, focusing on the process of human emancipation, aiming at the mobilization of knowledge, skills and attitudes related to the universe of information for empowerment and social protagonism.

Keywords: Archival Science. Archivists. Information Literacy.



Como citar
FURTADO, R. L. Competência em informação no cenário arquivístico. Archeion Online, v. 8, n. 1, p. 27-54, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.54356 Acesso em: 14 ago. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorCompetência em informação no cenário arquivístico
FURTADO, Renata Lira
Archeion Online, n. 1, v. 8, p. 27-54, 2020. (Artigo de Revisão) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/54356 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.54356 (pt-BR) 3
TitleCompetência em informação no cenário arquivístico (pt-BR) 3
TitleThe information literacy in the archival scenario (en) 3
AuthorFURTADO, Renata Lira (pt-BR) 1
Access Linkhttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/54356/31531 (pt-BR) 3
IssueArcheion Online, n. 1, v. 8, 2020. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoArcheion Online (pt-BR) 1
SessãoArtigo de Revisão (pt-BR) 1
Disponibilizado2020-09-30 (pt-BR) 1
hasAbstractO objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas desenvolvidas acerca da díade Arquivologia – Competência em Informação, desde o desenvolvimento da pesquisa de tese às produções do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação da Universidade Federal do Pará. A Pesquisa bibliográfica configurou-se como ferramenta para execução da revisão bibliográfica. Os resultados indicam que a relação temática, bem como a produção bibliográfica, ainda é incipiente diante de um universo de possibilidades e que a presença da Competência em Informação na Arquivologia não se configura como um modismo científico e sim como um caminho para consolidação de novas teorias, ruptura de paradigmas e o início de uma nova geração de arquivistas com pensamentos e ações direcionados à  perspectiva crítica, com foco no processo de emancipação humana, visando a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao universo da informação para empoderamento e protagonismo social. (pt-BR) 3
hasAbstractThe objective of this article is to present the research developed on the dyad Archival Science – Information Literacy, from the development of the thesis research to the productions of the Research Group Archival Science and Information Literacy at the Federal University of Pará. Bibliographic research was configured as a tool to perform the bibliographic review. The results indicate that the thematic relationship, as well as the bibliographic production, is still incipient in the face of a universe of possibilities and that the presence of Information Literacy in Archival Science is not configured as a scientific fad but as a way to consolidate new theories, rupture of paradigms and the beginning of a new generation of archivists with thoughts and actions directed to the critical perspective, focusing on the process of human emancipation, aiming at the mobilization of knowledge, skills and attitudes related to the universe of information for empowerment and social protagonism. (en) 3
hasFileStorage_repository/96/2020/10/oai_periodicos_ufpb_br_article_54356#00005.pdf () 1
hasIdCompetência em informação no cenário arquivístico
FURTADO, Renata Lira
Archeion Online, n. 1, v. 8, p. 27-54, 2020. (Artigo de Revisão) () 3
hasPageEnd54 (pt-BR) 1
hasPageStart27 (pt-BR) 1
SourceArcheion Online; v. 8 n. 1 (2020): IV Semana Nacional de Arquivo-2020; 27-54 (pt-BR) 3
Source2318-6186 (pt-BR) 3
ThemaArquivologia (pt-BR) 1
ThemaArquivista (pt-BR) 1
ThemaCompetência em Informação (pt-BR) 1
ThemaArchival Science (en) 1
ThemaArchivists (en) 1
ThemaInformation Literacy (en) 1