Os alunos ingressantes nos cursos de biblioteconomia do municipio de porto alegre e sua experiencia de leitura literaria | Biblionline, v. 15, n. 3, 2019 | 2019 - Brapci
Biblionline, v. 15, n. 3, 2019

Os alunos ingressantes nos cursos de biblioteconomia do municipio de porto alegre e sua experiencia de leitura literaria

Resumo: O artigo aqui apresentado é decorrente do mapeamento da produção literária sul-rio-grandense que identificou todos os escritores que publicaram obras literárias no Rio Grande do Sul entre os anos de 1976-2016. A partir dos dados que indicaram um total de 938 escritores mapeados decidiu-se aplicar um questionário sobre leitura literária a alunos de primeiro semestre de cursos pós-médios em Biblioteconomia (um curso técnico e um bacharelado), o objetivo era verificar se os ingressantes nos cursos de Biblioteconomia tinham o hábito de leitura literária e se conheciam os escritores de seu tempo e do estado onde residem. O motivo que nos levou a coleta de dados foi o reconhecimento da importância de que os profissionais da área biblioteconômica conheçam escritores em atividade e que possam, por exemplo, participar de feiras de livros, saraus, debates literários etc. Os resultados demonstraram que de um total de 27 entrevistados a maioria dos respondentes se identifica como leitor (63%), entretanto muitos não se consideram leitores literários (37%). Quanto à leitura de autores sul-rio-grandenses contemporâneos apenas 14,8% dos entrevistados respondeu que lê ou leu algo. Há forte indicação nas respostas que as leituras feitas pela maioria que se considera leitor são de bestsellers internacionais, demonstrando que a maioria ainda faz leituras juvenis e/ou com baixos níveis de complexidade, o que é aceitável considerando que se trata de alunos ingressantes em cursos pós-médios. De qualquer forma, cientes da necessidade de intelectualização desses alunos e futuros profissionais, pretendemos, atentos a indissociabilidade do saber produzido nas universidades e institutos propor um curso de extensão de leitura literária para alunos de Biblioteconomia.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


MEDEIROS, J. O.; ALMEIDA, M. L. S. Os alunos ingressantes nos cursos de biblioteconomia do municipio de porto alegre e sua experiencia de leitura literaria. Biblionline, v. 15, n. 3, 2019.
MEDEIROS JOM; ALMEIDA MLSA. Os alunos ingressantes nos cursos de biblioteconomia do municipio de porto alegre e sua experiencia de leitura literaria. Biblionline. 2019;15(3).
MEDEIROS, J. O., & ALMEIDA, M. L. S. (2019). Os alunos ingressantes nos cursos de biblioteconomia do municipio de porto alegre e sua experiencia de leitura literaria. Biblionline; 15(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-04-30: 139464
hasAuthorJúlia Oldra Medeiros: (148500)
hasAuthorMagali Lippert da S. Almeida: (11466)
hasFileStorage_repository/00/14/84/99/work_00148499#00000.pdf: (148731)
hasPageEnd78: 2394
hasPageStart68: 624
hasSectionOfRelato de pesquisa: 99
hasSectionOfRelato de experiência: 75
wasPublicationInDate2020-04-30: (273997)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceBiblionline: 103
hasIssueOfISSUE:JNL:7:2019-15-3: (322070)
hasAbstractO artigo aqui apresentado é decorrente do mapeamento da produção literária sul-rio-grandense que identificou todos os escritores que publicaram obras literárias no Rio Grande do Sul entre os anos de 1976-2016. A partir dos dados que indicaram um total de 938 escritores mapeados decidiu-se aplicar um questionário sobre leitura literária a alunos de primeiro semestre de cursos pós-médios em Biblioteconomia (um curso técnico e um bacharelado), o objetivo era verificar se os ingressantes nos cursos de Biblioteconomia tinham o hábito de leitura literária e se conheciam os escritores de seu tempo e do estado onde residem. O motivo que nos levou a coleta de dados foi o reconhecimento da importância de que os profissionais da área biblioteconômica conheçam escritores em atividade e que possam, por exemplo, participar de feiras de livros, saraus, debates literários etc. Os resultados demonstraram que de um total de 27 entrevistados a maioria dos respondentes se identifica como leitor (63%), entretanto muitos não se consideram leitores literários (37%). Quanto à leitura de autores sul-rio-grandenses contemporâneos apenas 14,8% dos entrevistados respondeu que lê ou leu algo. Há forte indicação nas respostas que as leituras feitas pela maioria que se considera leitor são de bestsellers internacionais, demonstrando que a maioria ainda faz leituras juvenis e/ou com baixos níveis de complexidade, o que é aceitável considerando que se trata de alunos ingressantes em cursos pós-médios. De qualquer forma, cientes da necessidade de intelectualização desses alunos e futuros profissionais, pretendemos, atentos a indissociabilidade do saber produzido nas universidades e institutos propor um curso de extensão de leitura literária para alunos de Biblioteconomia.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/46452
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/46452: 0
hasRegisterId10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n3.46452: 0
hasSourceBiblionline; v. 15 n. 3 (2019): Biblionline; 68-78: 0
hasSource1809-4775: 0
hasTitleOs alunos ingressantes nos cursos de biblioteconomia do municipio de porto alegre e sua experiencia de leitura literaria: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/46452
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/46452/30191
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/46452#00007: 0
hasDOI10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n3.46452
Classe: Article