Produção de conhecimento interdisciplinar: um modelo conceitual de colaboração científica no programa de pró-graduação em ciência, tecnologia e sociedade da ufscar | AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 9, n. 2, 2020 | 2020 - Brapci
AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 9, n. 2, 2020

Produção de conhecimento interdisciplinar: um modelo conceitual de colaboração científica no programa de pró-graduação em ciência, tecnologia e sociedade da ufscar

Production of interdisciplinary knowledge: a conceptual model of scientific knowledge management in the ufscar´s pro-graduation program in science, technology and society

Resumo: As pessoas ao receberem Informações relevantes são capazes de utilizá-las em suas tomadas de decisões, se tornam mais flexíveis e conseguem visualizar caminhos antes não explorados projetando, assim, novos horizontes. Nas empresas, a gestão do conhecimento, mais do que o fazer das pessoas, envolve seus conhecimentos e habilidades. As organizações dependem de como pessoas utilizam seus conhecimentos para abordar novos assuntos e tendências, de forma coletiva, em seus ambientes de trabalho. Nesse contexto o objetivo geral desta pesquisa reside em propor um modelo conceitual de colaboração científica que possa evidenciar de que forma se estabeleceu ou não a interdisciplinaridade ao longo dos 10 anos de desenvolvimento das pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Os resultados obtidos evidenciam interações, associando o capital intelectual individual de cada membro do Programa, e, com isso fomenta novas ideias e soluções dando maior visibilidade para a produção científica colaborativa do Programa, tornando-o melhor posicionado no cenário da educacional brasileiro.
Palavras-chave:
Abstract: Introduction: people, receiving relevant information, are able to use them in their decision-making, become more flexible, and are able to visualize previously unexplored paths, thereby projecting new horizons. In business, Knowledge Management, more than people do, involves their knowledge and skills. Organizations depend on how people use their knowledge to address new issues and trends collectively in their work environments. Objective: in this context, the general objective of this research is to propose a conceptual model of scientific collaboration that can show how or not it establishes the interdisciplinarity during the ten years of research development in the UFSCar’s Graduate Program in Science, Technology and Society of the Federal University of São Carlos. Method: the research has an exploratory character, in a qualitative and quantitative approach, comprising the following stages of bibliographic and documentary research; collection of empirical data, referring to PPGCTS teachers and students and treatment of the data with the aid of the VantagePoint software; and analysis of empirical data in the light of theories and concepts of interdisciplinarity and scientific collaboration. Results: the results obtained show interactions, associating the individual intellectual capital of each member of the Program and, with this, fosters new ideas and solutions, giving greater visibility to the collaborative scientific production of the Program, making it better positioned in the Brazilian educational scenario. Conclusions: the construction of a conceptual model of scientific collaboration for the production of interdisciplinary knowledge allows not only to contribute to better explain the trajectory of the scientific production of the Program up to this moment, but, mainly, to gather subsidies to project its future in a perspective of generating collaborative and, consequently, interdisciplinary knowledge.}
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


FARIA, R. J.; COSTA, L. S. Produção de conhecimento interdisciplinar: um modelo conceitual de colaboração científica no programa de pró-graduação em ciência, tecnologia e sociedade da ufscar. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 9, n. 2, 2020.
FARIA RJF; COSTA LSC. Produção de conhecimento interdisciplinar: um modelo conceitual de colaboração científica no programa de pró-graduação em ciência, tecnologia e sociedade da ufscar. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento. 2020;9(2).
FARIA, R. J., & COSTA, L. S. (2020). Produção de conhecimento interdisciplinar: um modelo conceitual de colaboração científica no programa de pró-graduação em ciência, tecnologia e sociedade da ufscar. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento; 9(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-10-22: 148813
hasAuthorRodrigo Justulin de Faria: (148841)
hasAuthorLuzia Sigoli Costa: (148842)
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2020-11-16: (269961)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVED: (249275)
hasLicenseHTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0: (232768)
hasFileStorage_repository/00/14/88/40/work_00148840#00006.pdf: (291877)
isPartOfSourceAtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento: 100
hasIssueOfISSUE:JNL:00006-2020-9-2: 146627
hasAbstractAs pessoas ao receberem Informações relevantes são capazes de utilizá-las em suas tomadas de decisões, se tornam mais flexíveis e conseguem visualizar caminhos antes não explorados projetando, assim, novos horizontes. Nas empresas, a gestão do conhecimento, mais do que o fazer das pessoas, envolve seus conhecimentos e habilidades. As organizações dependem de como pessoas utilizam seus conhecimentos para abordar novos assuntos e tendências, de forma coletiva, em seus ambientes de trabalho. Nesse contexto o objetivo geral desta pesquisa reside em propor um modelo conceitual de colaboração científica que possa evidenciar de que forma se estabeleceu ou não a interdisciplinaridade ao longo dos 10 anos de desenvolvimento das pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Os resultados obtidos evidenciam interações, associando o capital intelectual individual de cada membro do Programa, e, com isso fomenta novas ideias e soluções dando maior visibilidade para a produção científica colaborativa do Programa, tornando-o melhor posicionado no cenário da educacional brasileiro.: 0
hasIDoai:revistas.ufpr.br:article/67414
hasRegisterIdhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67414: 0
hasRegisterId10.5380/atoz.v9i2.67414: 0
hasSource10.5380/atoz.v9i2
hasTitleProdução de conhecimento interdisciplinar: um modelo conceitual de colaboração científica no programa de pró-graduação em ciência, tecnologia e sociedade da ufscar: 0
prefLabeloai:revistas.ufpr.br:article/67414#00006: 0
hasDOI10.5380/atoz.v9i2.67414
hasUrlhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67414
hasUrlhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67414/41982
Classe: Article