Como proteger informações do prontuário eletrônico do Paciente: Proposta de mecanismos
[Ciência da Informação; Vol. 49 No. 2 (2020): NO PRELO - Edição de maio/agosto de 2020]
Artigo
Como proteger informações do prontuário eletrônico do Paciente: Proposta de mecanismos

Resumo: O objetivo do artigo é identificar mecanismos que possam contribuir para preservar a privacidade das informações do paciente contidas no prontuário eletrônico. A estratégia de pesquisa é exploratória-descritiva, utilizando-se de Análise de Documentos e Estudo de Caso. Um conjunto de 20 documentos relativos a leis, manuais e normas, foi analisado e dois estudos de caso foram conduzidos em hospitais, precedidos por um estudo de caso piloto. Os casos foram estudados através de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos internos e observação ocasional. Em uma das etapas da pesquisa tem-se a identificação e análise de documentos Regulatórios e Normativos. E como resultado final, a identificação dos mecanismos que os hospitais pesquisados utilizam para a Privacidade da Informação. Os mecanismos mais utilizados são os de processos em relação à salvaguarda e os de relacionamento em relação à conscientização dos colaboradores. Como contribuição o artigo mostra a necessidade do fortalecimento da discussão da temática para a academia. Assim como, uma relação de documentos e principalmente uma relação de mecanismos que podem contribuir para a proteção das informações na área da saúde.

Palavras-chave: Privacidade da Informação. Prontuário Eletrônico do Paciente. Mecanismo de Proteção da Privacidade. Instituição de Saúde. Segurança da Informação.



Como citar
MAGNAGNAGNO, O. A.; LUCIANO, E. M.; LüBECK, R. M. Como proteger informações do prontuário eletrônico do paciente: proposta de mecanismos. Ciência da Informação, v. 49, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/149725. Acesso em: 27 set. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorComo proteger informações do prontuário eletrônico do Paciente: Proposta de mecanismos
MAGNAGNAGNO, Odirlei Antonio; LUCIANO, Edimara Mezzomo; LüBECK, Rafael Mendes
Ciência da Informação, v. 49, 2020. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5007 (pt-BR) 3
TitleComo proteger informações do prontuário eletrônico do Paciente: Proposta de mecanismos (pt-BR) 3
AuthorMAGNAGNAGNO, Odirlei Antonio (pt-BR) 1
AuthorLUCIANO, Edimara Mezzomo (pt-BR) 1
AuthorLüBECK, Rafael Mendes (pt-BR) 1
IssueCiência da Informação, v. 49, 2020. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCiência da Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2020-10-26 (pt-BR) 1
hasAbstractO objetivo do artigo é identificar mecanismos que possam contribuir para preservar a privacidade das informações do paciente contidas no prontuário eletrônico. A estratégia de pesquisa é exploratória-descritiva, utilizando-se de Análise de Documentos e Estudo de Caso. Um conjunto de 20 documentos relativos a leis, manuais e normas, foi analisado e dois estudos de caso foram conduzidos em hospitais, precedidos por um estudo de caso piloto. Os casos foram estudados através de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos internos e observação ocasional. Em uma das etapas da pesquisa tem-se a identificação e análise de documentos Regulatórios e Normativos. E como resultado final, a identificação dos mecanismos que os hospitais pesquisados utilizam para a Privacidade da Informação. Os mecanismos mais utilizados são os de processos em relação à salvaguarda e os de relacionamento em relação à conscientização dos colaboradores. Como contribuição o artigo mostra a necessidade do fortalecimento da discussão da temática para a academia. Assim como, uma relação de documentos e principalmente uma relação de mecanismos que podem contribuir para a proteção das informações na área da saúde. (pt-BR) 3
hasIdComo proteger informações do prontuário eletrônico do Paciente: Proposta de mecanismos
MAGNAGNAGNO, Odirlei Antonio; LUCIANO, Edimara Mezzomo; LüBECK, Rafael Mendes
Ciência da Informação, v. 49, 2020. (Artigo) () 3
SourceCiência da Informação; Vol. 49 No. 2 (2020): NO PRELO - Edição de maio/agosto de 2020 (pt-BR) 3
SourceCiência da Informação; v. 49 n. 2 (2020): NO PRELO - Edição de maio/agosto de 2020 (pt-BR) 3
Source0100-1965 (pt-BR) 3
SourceCiência da Informação; Vol. 49 Núm. 2 (2020): NO PRELO - Edição de maio/agosto de 2020 (es-ES) 3
Source1518-8353 () 3
ThemaPrivacidade da Informação (pt-BR) 1
ThemaProntuário Eletrônico do Paciente (pt-BR) 1
ThemaMecanismo de Proteção da Privacidade (pt-BR) 1
ThemaInstituição de Saúde (pt-BR) 1
ThemaSegurança da Informação (pt-BR) 1