Áreas de atuação de pesquisadores como input para caracterizar a atuação institucional | Em Questão, v. , n. online, 2020 | 2020 - Brapci
Em Questão, v. , n. online, 2020

Áreas de atuação de pesquisadores como input para caracterizar a atuação institucional

Research areas as input to characterize institutional activities

Resumo: A avaliação da atividade científica envolve estudos bibliométricos, que utilizam como fontes de informação bases de dados como, por exemplo, a Web of Science, a Scopus e a Plataforma Lattes. Esta pesquisa visou contribuir para a caracterização da atuação das instituições de ciência, tecnologia e inovação através dos estudos bibliométricos; mais especificamente, seu objetivo geral foi caracterizar o perfil de atuação de uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, utilizando as informações sobre as áreas de atuação dos seus docentes-pesquisadores presentes nos seus respectivos currículos Lattes. O método utilizado foi o estudo de caso e a unidade-caso foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A bibliometria foi utilizada como técnica de análise de informações e a Plataforma Lattes foi utilizada como fonte de coleta de dados. A amostra analisada compreendeu 1997 currículos Lattes de docentes-pesquisadores ativos no período de 2010 a 2018. Constatou-se o caráter multidisciplinar da atuação da instituição, bem como a proximidade de atuação entre os seus campi, e traçou-se o perfil disciplinar e multidisciplinar dos docentes. Conclui-se que os resultados alcançados podem contribuir para os estudos bibliométricos de instituições de ciência, tecnologia e inovação, ao sistematizar, através da análise das áreas de atuação dos pesquisadores, a identificação e a visualização de seu perfil de atuação, bem como a identificação de áreas de interesse potencialmente maior para colaboração entre docentes.
Palavras-chave: Ciëncia social aplicada Ciência da informação Área de atuação Currículo latte Instituto federal de educação ciência e tecnologia de são paulo Bibliometria Curriculo lattes
Abstract: Bibliometric studies are used in the evaluation of scientific activity. They may gather data from databases such as Web of Science and Scopus, and, in Brazil, the Lattes Platform. This case study aimed to help describe the performance of science, technology and innovation institutions through bibliometric procedures, and, specifically, to outline the performance of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP) using data about the areas of activity of its teachers-researchers available on the Lattes Plataform. The analyzed sample comprised 1997 Lattes curricula vitae of –teachers-researchers active in the period from 2010 to 2018. he institute’s academic output was found to be multidisciplinary, and some activity between campuses was found to be clustered. The results of this study could contribute to the bibliometric study of science, technology and innovation institutions by profiling one such institution, through analysis of the research interests of its researchers, and pointing areas in which its researchers would be most likely to collaborate.
Keywords: Area of expertise Lattes curriculum Instituto federal de educação Ciência e tecnologia de são paulo Information science
Mots clés:


GALDINO, R.; AMARAL, R. M. Áreas de atuação de pesquisadores como input para caracterizar a atuação institucional. Em Questão, v., n. online, 2020.
GALDINO RG; AMARAL RMA. Áreas de atuação de pesquisadores como input para caracterizar a atuação institucional. Em questão. 2020;(online).
GALDINO, R., & AMARAL, R. M. (2020). Áreas de atuação de pesquisadores como input para caracterizar a atuação institucional. Em questão; (online).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • BENTIN, P. O ensino de graduação nos Institutos Federais. In: ANJOS, M. B. dos., RÔÇAS, G. (org.). As políticas públicas e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Natal: IFRN, 2017. p. 13-35.  book.cap 
  • BORDONS, M.., ZULUETA M. A. Evaluación de la actividad científica através de indicadores bibliométricos. Revista Española de Cardiología, Madrid, v. 52, n. 10, p. 790-800, oct. 1999.  journal 
  • BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primario e gratuito. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1909.  LAW 
  • BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a ede Federal de ducação Profissional, ientífica e ecnol gica, cria os Institutos Federais de ducação, iência e ecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2018].  LAW 
  • BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Concepção e Diretrizes. [Brasília]: [Presidência da República], 2010.  book 
  • BRITO, A. G. C. de., QUONIAM, L.., MENA-CHALCO, J. P. Exploração da Plataforma Lattes por assunto: proposta de metodologia. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 1, p. 77-86, jan./abr. 2016.  journal 
  • CANONGIA, C. et al. Mapeamento de inteligência competitiva (IC) e de gestão do conhecimento (GC) no setor saúde. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, p. 78-95, jan. 2004.  book 
  • DOMINGOS SOBRINHO, M. Universidade Tecnológica ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia? [Brasília]: Ministério da Educação, [2007].  book 
  • FARTES, V. L. B. A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n.154, p. 850-874, 2014.  journal 
  • FRANCO, N. M. G.., FARIA, L. I. L. de. Colaboração científica intraorganizacional: análise de redes por coocorrência de palavras-chave. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 87-110, jan./abr. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/79906/0. Acesso em: 20 nov. 2019.  journal 
  • GALDINO, R.., GARCIA, L. G.., AMARAL, R. M. Áreas de atuação como input para potenciais parcerias entre os docentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20, 2019. Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ENANCIB, 2019.  events 
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.  book 
  • HADDAD, E. A.., MENA-CHALCO, J. P.., SIDONE, O. J. G. Produção científica e redes de colaboração dos docentes vinculados aos programas de pósgraduação em Economia no Brasil. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 617-679, out./dez. 2017.  journal 
  • JANTSCH, E. Towards interdisciplinarity and transdisciplinarity in education andinnovation. In: APOSTEL, Léo et al. Interdisciplinarity: problems of teaching and researchin universities. Paris: Centre for Educational Research and Innovation, 1972. p. 97-121.  book.cap 
  • JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.  book 
  • KATZ, J. S.., MARTIN, B. R. What is research collaboration? Research Policy, Amsterdam, v. 26, n. 1, p. 1-18, 1997.  journal 
  • LANÇA, T. A.., AMARAL, R. M.., GRACIOSO, L. S. Multi e interdisciplinaridade nos programas de pós-graduação em ciência da informação brasileiros. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 4, out./dez. 2018.  journal 
  • LANE, J. Let’s make science metrics more scientific. Nature, London, v. 464, n. 7288, p. 488-489, mar. 2010.  journal 
  • MAIA, M. de F. S.., CAREGNATO, S. E. Coautoria como indicador de redes de colaboração científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 18-31, maio/ago. 2008.  journal 
  • MATIAS, M. S. O. Base referencial para o povoamento de repositórios institucionais: coleta automatizada de metadados da Plataforma Lattes. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.  dissertation 
  • MENA-CHALCO, J. P., DIGIAMPIETRI, L. A.., CESAR JUNIOR, R. M. Caracterizando as redes de coautoria de currículos Lattes. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING, 1., 2012, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba: BrasNAM, 2012.  book.cap 
  • MOTTA, G. et al. O perfil da pesquisa acadêmica sobre jogos de empresas entre 2001 e 2010. In: ENCONTRO DA ANPAD, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: ENANPAD, 2011. p. 1-16.  book.cap 
  • NININ, D. M. et al. Indicadores de circulação do acervo na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos. Transinformação, Campinas, v. 27, n. 1, p. 59-71, abr. 2015.  journal 
  • PIAGET, J. The epistemology of interdisciplinary relationship. In: APOSTEL, L. et al. Interdisciplinarity: problems of teaching and research in universities. Paris: Centre for Educational Research and Innovation, 1972. p. 127-140.  book.cap 
  • PINHEIRO, L. V. R. Mutações na ciência da informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares. Informação and Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 3, p. 115-134, set./dez. 2018.  journal 
  • PORTER, A.., PALOP, F. Mineração de textos para decisões de gestão de pesquisa e tecnologia - tech mining com a ajuda de software VantagePoint. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 3., Gramado. Anais eletrônicos [...]. Gramado: UFRGS, 2012. p. 1-26.  book 
  • ROSTAING, H. La bibliométrie et ses techniques. Tolouse: Sciences de la Société, 1996.  book 
  • SALA, O. A questão da ciência no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 12, p. 153-160, mai./ago. 1991.  journal 
  • SIDONE, O. J. G.., HADDAD, E. A.., MENA-CHALCO, J. P. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 1, p. 15-32, jan./abr. 2016.  journal 
  • SOARES, P. C. Contradições na pesquisa e pós-graduação no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 92, p. 289-313, 2018.  journal 
  • TORRES, M. F. N. Contribuição à identificação da competência científica de um Instituto Público de Pesquisa por meio de indicadores bibliométricos. 2018. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.  these 
  • VANTAGEPOINT. VantagePoint user’s guide. Norcross, Georgia: Search Technology, 2015.  book 
  • N , S. . de S. S PF, I. . . olaboração científica revisão te ricoconceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 42- 55, maio/ago. 2010.  journal 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-12-03: 150072
dateOfAvailability2020-12-22: 151804
hasAuthorRosangela Galdino: (123598)
hasAuthorRoniberto Morato do Amaral: (4229)
hasFileStorage_repository/47/2020/12/oai_seer_ufrgs_br_article_98632#00002.pdf: (150270)
hasPageEnd307: 9520
hasPageStart286: 12931
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiëncia social aplicada: 2102
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectÁrea de atuação: 93134
hasSubjectCurrículo latte: 10548
hasSubjectInstituto federal de educação ciência e tecnologia de são paulo: 150128
hasSubjectBibliometria: 69579
hasSubjectCurriculo lattes: 199353
wasPublicationInDate2020-12-22: (244250)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceEm questão: 47
hasIssueOfISSUE:JNL:00002-2020--ONLINE: 149371
hasIssueOfISSUE:JNL:00002-2021-27-1: 151814
hasIDoai:seer.ufrgs.br:article/98632
hasRegisterIdhttps://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/98632: 0
hasRegisterId10.19132/1808-524500.%p: 0
hasRegisterId10.19132/1808-5245271.286-307: 0
hasSource1807-8893
hasTitleÁreas de atuação de pesquisadores como input para caracterizar a atuação institucional: 0
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/98632
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/98632/59314
prefLabelOai:seer.ufrgs.br:article/98632#00002: 0
hasAbstractA avaliação da atividade científica envolve estudos bibliométricos, que utilizam como fontes de informação bases de dados como, por exemplo, a Web of Science, a Scopus e a Plataforma Lattes. Esta pesquisa visou contribuir para a caracterização da atuação das instituições de ciência, tecnologia e inovação através dos estudos bibliométricos; mais especificamente, seu objetivo geral foi caracterizar o perfil de atuação de uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, utilizando as informações sobre as áreas de atuação dos seus docentes-pesquisadores presentes nos seus respectivos currículos Lattes. O método utilizado foi o estudo de caso e a unidade-caso foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A bibliometria foi utilizada como técnica de análise de informações e a Plataforma Lattes foi utilizada como fonte de coleta de dados. A amostra analisada compreendeu 1997 currículos Lattes de docentes-pesquisadores ativos no período de 2010 a 2018. Constatou-se o caráter multidisciplinar da atuação da instituição, bem como a proximidade de atuação entre os seus campi, e traçou-se o perfil disciplinar e multidisciplinar dos docentes. Conclui-se que os resultados alcançados podem contribuir para os estudos bibliométricos de instituições de ciência, tecnologia e inovação, ao sistematizar, através da análise das áreas de atuação dos pesquisadores, a identificação e a visualização de seu perfil de atuação, bem como a identificação de áreas de interesse potencialmente maior para colaboração entre docentes.: 0
hasDOI10.19132/1808-5245271.286-307
Classe: Article