Projetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: estudo de caso | AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 6, n. 1, 2017 | 2017 - Brapci
AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 6, n. 1, 2017

Projetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: estudo de caso

Learning projects as a computer teaching strategy for people with intellectual disabilities: a case study

Proyectos de aprendizaje como estrategia de enseñanza de informática para personas con discapacidad intelectual: un estudio de caso

Resumo: Introdução: As tecnologias têm transformado a maneira como as pessoas vivem e se relacionam com o conhecimento, trazendo subsídios para a potencialização de processos de ensino-aprendizagem. Uma alternativa, nesse sentido são os projetos de aprendizagem apoiados em computadores, os quais permitem ao aluno a construção do seu próprio conhecimento. Essas metodologias vêm sendo usadas em várias áreas da educação, sendo que o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto de aprendizagem em informática de um curso de Auxiliar de Serviços voltado a pessoas com deficiência intelectual. Método: consistiu em um estudo de caso de natureza qualitativa. Resultados: O projeto envolveu alunos com deficiência intelectual, o monitor e o professor, evidenciando-se que a aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem resulta em um recurso eficiente para o ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual. Conclusões: As evidências apontam que os projetos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficaz para o trabalho com pessoas com deficiência intelectual.
Palavras-chave: Educação Método e técnica de ensino Educação especial Projeto de aprendizagem Deficiência intelectual Informática em educação
Abstract: Introduction: Technologies have transformed the way people live and relate to knowledge, bringing the potential for teaching-learning processes. An alternative in this sense is the learning projects supported by computers, which allow the student to build their own knowledge. These methodologies have been used in several areas of education, and the purpose of this article is to present an experience report about a learning project focused on computer learning in a Service Assistant course for people with intellectual disabilities. Method: consisted of a qualitative case study. Results: The project involved students with intellectual disability, monitor and teacher, demonstrating that the application of the methodology of learning projects results in an efficient resource for the teaching of information technology for people with intellectual disabilities. Conclusions: Evidence suggests that learning projects can be an effective alternative for working with people with intellectual disabilities.
Keywords: Education Teaching methods and techniques Special education Learning projects Intellectual impairment Informatic in education
Resumen: Introducción: Las tecnologías han transformado la forma en que la gente vive y se relaciona con el conocimiento, potenciando los procesos de enseñanza-aprendizaje. Una alternativa en ese sentido son los proyectos de aprendizaje apoyados por las computadoras, que permiten al estudiante construir sus propios conocimientos. Estas metodologías se han utilizado en varias áreas de la educación y el propósito de este artículo es presentar un informe de experiencia sobre un proyecto de aprendizaje centrado en el aprendizaje por computadora en un curso de Asistente de Servicio para personas con discapacidad intelectual. Método: consistió en un estudio de caso cualitativo. Resultados: El proyecto involucró a estudiantes con discapacidad intelectual, monitor y docente, demostrando que la aplicación de la metodología de los proyectos de aprendizaje resulta en un recurso eficiente para la enseñanza de la tecnología de la información para personas con discapacidad intelectual. Conclusiones: La evidencia sugiere que los proyectos de aprendizaje pueden ser una alternativa efectiva para trabajar con personas con discapacidad intelectual.
Palabras clave: Educación Métodos y técnicas de enseñanza Educación especial Proyectos de aprendizaje Informática en educación
Mots clés:


PASQUAL JUNIOR, P. A. Projetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: estudo de caso. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 6, n. 1, 2017.
PASQUAL JUNIOR PAP. Projetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: estudo de caso. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento. 2017;6(1).
PASQUAL JUNIOR, P. A. (2017). Projetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: estudo de caso. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento; 6(1).
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hasAbstractIntrodução: As tecnologias têm transformado a maneira como as pessoas vivem e se relacionam com o conhecimento, trazendo subsídios para a potencialização de processos de ensino-aprendizagem. Uma alternativa, nesse sentido são os projetos de aprendizagem apoiados em computadores, os quais permitem ao aluno a construção do seu próprio conhecimento. Essas metodologias vêm sendo usadas em várias áreas da educação, sendo que o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto de aprendizagem em informática de um curso de Auxiliar de Serviços voltado a pessoas com deficiência intelectual. Método: consistiu em um estudo de caso de natureza qualitativa. Resultados: O projeto envolveu alunos com deficiência intelectual, o monitor e o professor, evidenciando-se que a aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem resulta em um recurso eficiente para o ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual. Conclusões: As evidências apontam que os projetos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficaz para o trabalho com pessoas com deficiência intelectual.: 0
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