Competências infocomunicacionais | Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, 2012 | 2012 - Brapci
Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, 2012

Competências infocomunicacionais

Skills infocommunicative

Resumo: O desenvolvimento de competências infocomunicacionais pode ser considerado como parte de um processo social atual no qual as pessoas estão sendo demandadas a aplicar habilidades para localizar, avaliar e aplicar informações, bem como para se comunicar e interagir socialmente através de meios eletrônicos. o trabalho objetiva a discussão dos conceitos que devem ser considerados e relacionados às competências infocomunicacionais. a fundamentação teórico-­‐metodológica está apoiada em levantamento bibliográfico e aprimoramento dos indicadores de observação das competências infocomunicacionais. como principais resultados, considera-­‐se que essas competências podem ser organizadas em termos de competências operacionais, competências em informação e competências em comunicação, sendo identificadas no conjunto por competências infocomunicacionais. conclui-­‐se que a proposta aqui apresentada pode contribuir como um instrumento de ajuda à análise dos contextos de uso das tecnologias da informação e da comunicação enquanto mediadoras dos processos sociais.
Palavras-chave:
Abstract: The infocommunicative competence development can be considered as part of a social process in which people today are being sued to apply skills to locate, evaluate and apply information and to communicate and socially interact through electronic means. this paper aims to discuss the concepts that must be considered and related into infocommunicative literacy. the theoretical and methodological approach rests on literature review and improvement of indicators infocommunicative observation skills. the main results, it is considered that these skills can be organized in terms of operational literacy, information literacy and communication literacy, identifying the set of competencies infocommunicative. it is concluded that the proposal presented here can contribute as a tool for the analysis of contexts of use of information and communication technology as mediators of social processes.
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


LIMA, J. B.; et al.. Competências infocomunicacionais. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, 2012.
LIMA JBL; et al.. Competências infocomunicacionais. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação. 2012;5(1).
LIMA, J. B., BEZERRA, L., DIOMONDES, S., & COUTINHO, L. (2012). Competências infocomunicacionais. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação; 5(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasAuthorJussara Borges de Lima: (11867)
hasAuthorLucas Bezerra: (119452)
hasAuthorSimone Diomondes: (119453)
hasAuthorLeandro Coutinho: (119454)
dateOfAvailability2012-01-02: 40444
hasFileStorage_repository/257/2021/01/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_265#00015.pdf: (156447)
isPartOfSourceTendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação: 257
hasIssueOfISSUE:JNL:00015-2012-5-1: 119416
hasAbstractO desenvolvimento de competências infocomunicacionais pode ser considerado como parte de um processo social atual no qual as pessoas estão sendo demandadas a aplicar habilidades para localizar, avaliar e aplicar informações, bem como para se comunicar e interagir socialmente através de meios eletrônicos. o trabalho objetiva a discussão dos conceitos que devem ser considerados e relacionados às competências infocomunicacionais. a fundamentação teórico-­‐metodológica está apoiada em levantamento bibliográfico e aprimoramento dos indicadores de observação das competências infocomunicacionais. como principais resultados, considera-­‐se que essas competências podem ser organizadas em termos de competências operacionais, competências em informação e competências em comunicação, sendo identificadas no conjunto por competências infocomunicacionais. conclui-­‐se que a proposta aqui apresentada pode contribuir como um instrumento de ajuda à análise dos contextos de uso das tecnologias da informação e da comunicação enquanto mediadoras dos processos sociais.: 0
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265
hasRegisterIdhttps://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/265: 0
hasSourceTendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2012): 0
hasSource1983-5116: 0
hasTitleCompetências infocomunicacionais: 0
hasUrlhttps://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/265/265: 0
prefLabeloai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265#00015: 0
Classe: Article