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Category | Details |
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hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasAuthor | Gustavo Silva Saldanha: (7347) |
hasSubject | Nicolas roubakine (rubakin): 282809 |
hasSubject | Bibliopsicologia: 282810 |
hasSubject | Epistemologia da Ciência da Informação: 276483 |
hasSubject | História da ciência da informação: 266159 |
hasSubject | Leitura: 278610 |
wasPublicationInDate | 2019-12-31: (247060) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
hasFileStorage | _repository/00/15/17/68/work_00151768#00000.pdf: (151992) |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00015-2019-12-1: 151767 |
isPartOfSource | Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação: 257 |
hasTitle | A invenão da Ciência da Informação segundo nicolas roubakine (rubakin): 0 |
hasAbstract | Esta pesquisa, fundamentada via uma epistemologia histórica, procura compreender os modos de invenção do campo a partir do percurso das ideias de Nicolas Roubakine (Rubakin). No plano empírico, para esta etapa dos resultados, interessa-nos compreender a problemática metodológica de Roubakine. Para tal, dedicamo-nos estritamente ao discurso sobre o método biobliopsicológico do teórico, presente no capítulo terceiro de sua obra clássica, Introduction a la Psychologie Bibliologique [Introdução à Psicologia Bibliológica], intitulado Les méthodes de la biblio-psychologie. – L’application des méthodes schientifiques générales à l’étude des phénomènes biblio-psychologiques (Os métodos da bibliopsicologia. No plano discursivo, selecionamos as seguintes categorias reflexivas para o debate, a saber: epistemologia, positivismo, metodologia, psicologia, bibliografia, documentação, neodocumentação, Ciência da Informação, fundamentação social da Ciência da Informação. Através destas categorias de fundo discursivo procuramos compreender os desdobramentos do projeto epistemológico de Roubakine a caminho da construção de uma disciplina científica que coloca em questão, a partir de seu exercício metodológico testado entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX, demonstrando sua vanguarda na constituição do campo, dos estudos empíricos da leitura e dos leitores às possibilidades de transformação social pela via da popularização da ciência.: 0 |
hasUrl | https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/477 |
hasUrl | https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/477/459 |