Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2020-12-29: 152336 |
hasAuthor | Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra: (39433) |
hasFileStorage | _repository/00/15/29/04/work_00152904#00000.pdf: (155887) |
hasPageEnd | 216: 2470 |
hasPageStart | 215: 1526 |
hasSectionOf | Resumo de Dissertação e Tese: 702 |
hasSectionOf | Teses e dissertações: 232712 |
hasSubject | Biblioteca universitária: 233546 |
hasSubject | Educação: 234411 |
hasSubject | Biblioteca universitária: 233546 |
hasSubject | Educação: 234411 |
wasPublicationInDate | 2020-12-29: (244394) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Informação em Pauta: 699 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:48:2020-5-2: (350789) |
hasAbstract | O campo da avaliação educacional, por sua relevância na busca da qualidade do ensino, tornou-se uma seara que se manifesta em diferentes articulações e aproximações. Desta premissa, depreende-se a possibilidade do surgimento de novas abordagens avaliativas. Com base no enunciado, esta pesquisa tem como hipótese de que a biblioteca universitária, dada a sua relevância na composição do sistema educacional, possui o arcabouço necessário para, em parceria com outros elementos educacionais, propor um modelo de avaliação na medida em que sua participação na educação se estende por todo o processo de ensino. O objetivo desta tese é estabelecer a interrelação entre biblioteca universitária e avaliação do ensinoaprendizagem com o intuito de propor um modelo integrativo de avaliação no âmbito universitário. É uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, visto que as questões educacionais se adaptam melhor a uma proposta onde a tessitura das relações humanas alcança uma aproximação mais concreta com a sociedade. A concepção do modelo deu-se a partir de três momentos: do referencial teórico de Luckesi, Hoffmann e Perrenoud no contexto da avaliação do ensino-aprendizagem; no ãmbito da biblioteca universitária, deu-se a partir dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES) e dos dados coletados através de um questionário e entrevista com professores e biblioteca que foram analisados através da análise de conteúdo. O locus inspirador da pesquisada foi a Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC). As análises apontam que é possível ocorrer o protagonismo da biblioteca universitária no processo de avaliação, visto sua inserção contínua no sistema escolar de ensino. Conclui-se apresentando um modelo de avaliação educacional a fim de disponibilizar aos professores uma prática avaliativa integrada com o cotidiano da sala de aula, onde docentes e discentes se beneficiem mutuamente.: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufc:article/61591 |
hasRegisterId | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61591: 0 |
hasRegisterId | 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.61591.215-216: 0 |
hasSource | 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020 |
hasTitle | A contribuição da biblioteca universitária na avaliação do ensino-aprendizagem no âmbito da educação superior: 0 |
hasUrl | http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61591 |
hasUrl | http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61591/162629 |
hasUrl | http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61591/162791 |
hasUrl | http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61591/162792 |
hasUrl | http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61591/162793 |
hasUrl | http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61591/165526 |
hasUrl | https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591 |
hasUrl | https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/162629 |
hasUrl | https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/162791 |
hasUrl | https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/162792 |
hasUrl | https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/162793 |
hasUrl | https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/165526 |
prefLabel | Oai:periodicos.ufc:article/61591#00048: 0 |
hasDOI | 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.61591.215-216 |
hasDOI | 10.36517/ip.v5i2.61591 |