Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social | Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, 2020 | 2020 - Brapci
Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, 2020

Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social

Mediation of information and its dialogical, aesthetic, formative, ethical and political dimensions: a foundation of information science in favor of social protagonism

Resumo: Estudo analítico da literatura científica que focaliza o fenômeno informação, a mediação da informação, teorias sóciointeracionistas,articulando abordagens de autores que situam a informação e o fazer informacional em uma perspectivasocial em diálogo com abordagens que focalizam a mediação da informação, as teorias sócio-interacionistas, teorias dacomunicação, semióticas e linguísticas, com o apoio da técnica da análise de conteúdo em leituras intensivas e recursivasna identificação de pontos de convergência entre as perspectivas e proposições. Como resultado amplia as dimensõesda mediação da informação, apresentando uma proposição conceitual de informação e discutindo que a efetividade daação mediadora depende da mediação consciente, que busca alcançar suas dimensões dialógica, estética, formativa,ética e política, assegurando o processo de problematização para que ocorra a apropriação da informação e a tomadade consciência, o que contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do protagonismo social e permita o acesso,uso e a apropriação da informação em parâmetros democráticos, o que é fundamental ao processo de transformaçõessociais. Nessa perspectiva, ressalta a problematização e a práxis como categorias freirianas que sustentam a importânciada mediação consciente, a formação do profissional e intelectual orgânico do campo, assim como a proposição de se alçara mediação da informação e suas dimensões à condição de fundamento da Ciência da Informação. Palavras-chave: Dimensões da mediação da informação. Mediação consciente da informação. Informação – Conceito.
Palavras-chave:
Abstract: Analytical study of the scientific literature that focuses on the information phenomenon, the mediation of information,socio-interactionist theories, articulating approaches of authors that situate information and the work with information ina social perspective in dialogue with approaches that focus on the mediation of information, theories socio-interactionist,communication, semiotic and linguistic theories, with the support of the contente analysis technique in intesive and recursivereadings in the identification of points of convergence between perspectives and propositions. As a result, it expandsthe dimensions of information mediation, presenting a conceptual proposition of information and discussing that theeffectiveness of mediating action depends on conscious mediation, which seeks to reach its dialogical, aesthetic, formative,ethical and political dimensions, ensuring the process of problematization for that the appropriation of information and theawareness process takes place, which contributes to the development and strengthening of social protagonism and allowsaccess, use and appropriation of information within democratic parameters, which is fundamental to the process of socialtransformations. In this perspective, it emphasizes the problematization and práxis as freirian categories that support theimportance of conscious mediation, the formation of the professional and organic intellectual of the field, as well as theproposal to raise the mediation of information and its dimensions to the condition of the theoretical foundations of ScienceInformation. Keywords: Dimensions of information mediation. Conscious mediation of information. Information – Concept.
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


GOMES, H. F. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da ciência da informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, 2020.
GOMES HFG. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da ciência da informação em favor do protagonismo social. Informação & sociedade: estudos. 2020;30(4).
GOMES, H. F. (2020). Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da ciência da informação em favor do protagonismo social. Informação & sociedade: estudos; 30(4).
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