Cultura, educação e informação: abordagem histórico-discursiva no contexto brasileiro | Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, 2020 | 2020 - Brapci
Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, 2020

Cultura, educação e informação: abordagem histórico-discursiva no contexto brasileiro

Culture, education and information: a discursive historical approach in the brazilian context

Resumo: O artigo trata da relação entre cultura, educação e informação no Brasil, recuperando alguns eixos discursivos sobre esses conceitos, formulados desde o final do século XIX e ao longo do século XX. Retoma discursos que relacionaram a cultura, no final do século XIX, à identidade nacional e ao nacional e popular. A partir dos anos 1920 as tentativas de descoberta do Brasil se orientaram para uma definição discursiva do caráter nacional brasileiro e por um projeto cultural amplo rumo à modernidade no país. Nos anos 1940 e 1950 os discursos referidos à modernização do país adquirem instrumental científico e feição pragmática com a aproximação das ideias de cultura e educação. No início dos anos 1960 elaboram-se contradiscursos nascidos dos movimentos culturais e educacionais para gerar conscientização e mobilização dos grupos populares. Com o golpe militar de 1964 e o regime autoritário que se seguiu, cultura e educação terão tratamentos políticos e técnicos diferenciados, formando esferas próprias e específicas sujeitas às políticas estatais. Ao mesmo tempo, era o momento da formulação de políticas de modernização econômica e da conformação de um mercado de bens culturais promovido pela indústria cultural que se implantava no país. Começava a se delinear uma cultura informacional de extensão mundializada. Palavras-chave: cultura e educação. cultura brasileira. cultura de massa. cultura informacional.
Palavras-chave:
Abstract: The article deals with the relationship between culture, education and information in Brazil, recovering some discursive axes on these concepts, formulated since the end of the 19th century and throughout the 20th century. It takes up discourses that related culture, at the end of the 19th century, to national identity and to national and popular identity. From the 1920s onwards, the attempts to discover Brazil were oriented towards a discursive definition of the Brazilian national character and a broad cultural project towards modernity in the country. In the 1940s and 1950s the discourses referring to the modernization of the country acquired a scientific instrumental and pragmatic character with the approximation of ideas of culture and education. In the early 1960s, counter discourses born from cultural and educational movements were elaborated to generate awareness and mobilization of popular groups. With the military coup of 1964 and the authoritarian regime that followed, culture and education will have differentiated political and technical treatments, forming their own specific spheres subject to state policies. At the same time, it was the time to formulate policies for economic modernization and to shape a market for cultural goods promoted by the cultural industry that was establishing itself in the country. An information culture of worldwide extension was beginning to emerge. Keywords: Culture and education. Brazilian culture. Mass culture. Information culture.
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


MARTELETO, R. M. Cultura, educação e informação: abordagem histórico-discursiva no contexto brasileiro. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, 2020.
MARTELETO RMM. Cultura, educação e informação: abordagem histórico-discursiva no contexto brasileiro. Informação & sociedade: estudos. 2020;30(4).
MARTELETO, R. M. (2020). Cultura, educação e informação: abordagem histórico-discursiva no contexto brasileiro. Informação & sociedade: estudos; 30(4).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • AZEVEDO, F. A transmissão da cultura. In: A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1976.  book.cap 
  • BENJAMIN, W. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980.  book 
  • BERMAN, M. Tudo que é solido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.  book 
  • BOSI, A. Cultura brasileira. In: MENDES, D. T. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1985. p. 135-176.  book.cap 
  • BOURDIEU, P. O mercado de bens simbólicos. In: BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1982.  book.cap 
  • BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.  book 
  • CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.  book 
  • DORIA, L. G. D. Memória histórica do Colégio Pedro II: 1837- 1937. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1997.  book 
  • HORKHEIMER, M. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In. Textos Escolhidos / Max Horkheimer, Theodor Adorno. São Paulo: Nova Cultural, 1989  book 
  • HORKHEIMER, M.., ADORNO, T. W. A indústria cultural: o Iluminismo como mistificação de massa. In: LIMA, L. C. Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p. 229-277.  book.cap 
  • JEANNERET, Y. Critique de la trivialité: les médiations de la communication, enjeu de pouvoir. Paris: Éditions Non Standart, 2014.  book 
  • LEITE, D. M. O caráter nacional brasileiro: história de uma ideologia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.  book 
  • LYOTARD, J. La condition postmoderne: rapport sur le savoir. Paris: Les Editions de Minuit, 1979.  book 
  • MATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.  book 
  • MICELI, S. Intelectuais e classe dirigente no Brasil: (1920-1945). São Paulo: DIFEL, 1979.  book 
  • MONARCHA, C. A reinvenção da cidade e da multidão: dimensões da modernidade brasileira: a escola nova. São Paulo: Cortez, 1989.  book 
  • MORSE, R. O espelho de próspero: cultura e ideias nas Américas. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.  book 
  • MOTA, C. G. Ideologia da cultura brasileira: 1933-1974: pontos de partida para uma revisão histórica. São Paulo: Ática, 1990.  book 
  • OLIVEIRA, L. L. Introdução. In: OLIVEIRA L. L. Elite intelectual e debate político nos anos 30: uma bibliografia comentada da revolução de 30. Rio de Janeiro: FGV, 1980. p. 31-59.  book.cap 
  • ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988.  book 
  • ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, [1985?]. PAIVA, V. P. Perspectivas e dilemas da educação popular. Rio de Janeiro: Graal, 1984.  journal 
  • QUEIROZ, M. I. P. Cientistas sociais e o autoconhecimento da cultura brasileira através do tempo. Cadernos do CERU, São Paulo, n. 13, p. 57-69, set. 1980.  journal 
  • ROMERO, S. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1943.  book 
  • SANTOS, L. G. Desregulagens: educação, planejamento e tecnologia como ferramenta social. São Paulo: Brasiliense, 1981.  book 
  • SCHWARTZMAN, S. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra., São Paulo: EDUSP, 1984.  book 
  • SCHWARZ, R. As ideias fora do lugar. In: SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas cidades, 1977. p. 13-27.  book.cap 
  • TOLEDO, C. N. Teoria e ideologia na perspectiva do ISEB. In: MORAES, R. Inteligência brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 224-256.  book.cap 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2021-01-12: 153254
hasAuthorRegina Maria Marteleto: (4730)
hasFileStorage_repository/326/2021/01/oai_periodicos_ufpb_br_article_57206#00019.pdf: (155767)
hasPageEnd26: 1445
hasPageStart1: 696
hasSectionOfMemória Científica Original: 90376
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2021-01-12: (329435)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceInformação & sociedade: estudos: 326
hasIssueOfISSUE:JNL:19:2020-30-4: (329430)
hasAbstractO artigo trata da relação entre cultura, educação e informação no Brasil, recuperando alguns eixos discursivos sobre esses conceitos, formulados desde o final do século XIX e ao longo do século XX. Retoma discursos que relacionaram a cultura, no final do século XIX, à identidade nacional e ao nacional e popular. A partir dos anos 1920 as tentativas de descoberta do Brasil se orientaram para uma definição discursiva do caráter nacional brasileiro e por um projeto cultural amplo rumo à modernidade no país. Nos anos 1940 e 1950 os discursos referidos à modernização do país adquirem instrumental científico e feição pragmática com a aproximação das ideias de cultura e educação. No início dos anos 1960 elaboram-se contradiscursos nascidos dos movimentos culturais e educacionais para gerar conscientização e mobilização dos grupos populares. Com o golpe militar de 1964 e o regime autoritário que se seguiu, cultura e educação terão tratamentos políticos e técnicos diferenciados, formando esferas próprias e específicas sujeitas às políticas estatais. Ao mesmo tempo, era o momento da formulação de políticas de modernização econômica e da conformação de um mercado de bens culturais promovido pela indústria cultural que se implantava no país. Começava a se delinear uma cultura informacional de extensão mundializada. Palavras-chave: cultura e educação. cultura brasileira. cultura de massa. cultura informacional.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/57206
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57206: 0
hasRegisterId10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57206: 0
hasSource0104-0146
hasTitleCultura, educação e informação: abordagem histórico-discursiva no contexto brasileiro: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57206
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57206/32606
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57206/32607
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57206/32608
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/57206#00019: 0
hasDOI10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57206
Classe: Article