Booktubers and libraries: a proposal for innovative reading mediation performance
[Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 14 No. 1 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 8-25]
Artigo
Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura

Booktubers y bibliotecas: una propuesta de actuación innovadora en mediación de lectura

Booktubers and libraries: a proposal for innovative reading mediation performance

Resumo: Para acompanhar uma sociedade cada vez mais imersa em um mundo virtual, as bibliotecas se deparam com a necessidade de inovar buscando projetos que atraiam a comunidade para seus espaços. O objetivo deste trabalho é evidenciar um possível diálogo entre os conceitos de mediação e inovação, com auxílio do exemplo prático de trabalho com a comunidade Booktube. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo exploratório, de natureza bibliográfica e documental. Como resultados, a experiência prática das bibliotecas apontam que o uso da linguagem informal pela comunidade Booktube e a interatividade da plataforma YouTube contribuem para ações de incentivo à leitura; constatou-se que a formação leitora dos usuários é influenciada tanto pelo tipo de atividade Booktuber desenvolvida quanto por como sua mediação é conduzida; identificou-se a possibilidade de ampliação do repertório de livros conhecidos pelos usuários por meio do contato com uma diversidade de Booktubers com preferências literárias diferentes; bem como a possibilidade de ampliar as fronteiras ao conectar pessoas de diferentes localidades que compartilham o mesmo interesse literário. Todos esses elementos podem direcionar estratégias de ação em uma biblioteca que busque a atuação inovadora frente às mídias atuais. Conclui-se que o propósito dessa comunidade nas bibliotecas pode e deve ir além da divulgação de resenhas e promoção de novos títulos, servindo como base na construção de estratégias de mediação que contribuam de modo prático para bibliotecas de diferentes segmentos.

Palavras-chave: Biblioteca. Inovação. Mediação de Leitura. Comunidade Booktube.



Abstract: To go with a society increasingly immersed in a virtual world, libraries face the need to innovate by seeking projects that attract the community to their spaces. The aim of this paper is to present a possible dialogue between the concepts of mediation and innovation, based on the practical example of working with the Booktube community. For this purpose, an exploratory descriptive study of bibliographic and documentary nature is carried out. As results, the practical experience of libraries shows that the use of informal language by the Booktube community and the interactivity of the YouTube platform contributes to actions to encourage reading; It has been found that user development as a reader is influenced by the type of Booktuber activity developed and the way its mediation is conducted; as well as the possibility of expanding the borders by connecting people from different localities who share the same literary interest. All these elements can direct action strategies in a library that seeks innovative action in the face of current media. It is concluded that the purpose of this community in libraries can and should go beyond the dissemination of reviews and promotion of new titles, serving as a basis for the construction of mediation strategies that contribute in a practical way to libraries of different segments.

Keywords: Library. Innovation. Reading Mediation. Booktube Community.



Como citar
OLIVEIRA, H. C. C.; SUNDSTRöM, A. S.; SANTOS, C. D.; PRADO, M. Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, p. 8-25, 2021. DOI: 10.26512/rici.v14.n1.2021.29078 Acesso em: 04 dez. 2021.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
31
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorBooktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura
OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de; SUNDSTRöM, Admeire Santos; SANTOS, Cássia Dias; PRADO, Maira
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, p. 8-25, 2021. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29078 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.26512/rici.v14.n1.2021.29078 (pt-BR) 3
TitleBooktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura (pt-BR) 3
TitleBooktubers y bibliotecas: una propuesta de actuación innovadora en mediación de lectura (es-ES) 3
TitleBooktubers and libraries: a proposal for innovative reading mediation performance (en) 3
AuthorOLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de (pt-BR) 1
AuthorSUNDSTRöM, Admeire Santos (pt-BR) 1
AuthorSANTOS, Cássia Dias (pt-BR) 1
AuthorPRADO, Maira (pt-BR) 1
Access Linkhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29078/28743 (pt-BR) 3
IssueRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, 2021. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2021-01-16 (pt-BR) 1
hasAbstractPara acompanhar uma sociedade cada vez mais imersa em um mundo virtual, as bibliotecas se deparam com a necessidade de inovar buscando projetos que atraiam a comunidade para seus espaços. O objetivo deste trabalho é evidenciar um possível diálogo entre os conceitos de mediação e inovação, com auxílio do exemplo prático de trabalho com a comunidade Booktube. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo exploratório, de natureza bibliográfica e documental. Como resultados, a experiência prática das bibliotecas apontam que o uso da linguagem informal pela comunidade Booktube e a interatividade da plataforma YouTube contribuem para ações de incentivo à leitura; constatou-se que a formação leitora dos usuários é influenciada tanto pelo tipo de atividade Booktuber desenvolvida quanto por como sua mediação é conduzida; identificou-se a possibilidade de ampliação do repertório de livros conhecidos pelos usuários por meio do contato com uma diversidade de Booktubers com preferências literárias diferentes; bem como a possibilidade de ampliar as fronteiras ao conectar pessoas de diferentes localidades que compartilham o mesmo interesse literário. Todos esses elementos podem direcionar estratégias de ação em uma biblioteca que busque a atuação inovadora frente às mídias atuais. Conclui-se que o propósito dessa comunidade nas bibliotecas pode e deve ir além da divulgação de resenhas e promoção de novos títulos, servindo como base na construção de estratégias de mediação que contribuam de modo prático para bibliotecas de diferentes segmentos. (pt-BR) 3
hasAbstractPara acompañar a una sociedad cada vez más inmersa en un mundo virtual, las bibliotecas se enfrentan a la necesidad de innovar buscando proyectos que atraigan a la comunidad a sus espacios. El objetivo de este trabajo es destacar un posible diálogo entre los conceptos de mediación e innovación, con la ayuda de un ejemplo práctico de trabajo con la comunidad Booktube. Para ello optamos por un estudio exploratorio descriptivo, de carácter bibliográfico y documental. Como resultados, la experiencia práctica de las bibliotecas indica que el uso del lenguaje informal por parte de la comunidad Booktube y la interactividad de la plataforma YouTube contribuyen a acciones de incentivo a la lectura; se constató que la formación lectora de los usuarios está influenciada tanto por el tipo de actividad de Booktuber desarrollada como por cómo se realiza su mediación; se identificó la posibilidad de ampliar el repertorio de libros conocidos por los usuarios con el uso del contacto con una diversidad de Booktubers con diferentes preferencias literarias; así como la posibilidad de ampliar fronteras conectando personas de diferentes regiones geográficas que comparten el mismo interés literario. Todos estos elementos pueden orientar estrategias de acción en una biblioteca que busca una acción innovadora frente a los medios actuales. Se concluye que el propósito de esta comunidad en bibliotecas puede y debe ir más allá de la difusión de reseñas y la promoción de nuevos títulos, siendo útiles como un basamento para la construcción de estrategias de mediación que contribuyan de manera práctica a bibliotecas de diferentes segmentos. (es-ES) 3
hasAbstractTo go with a society increasingly immersed in a virtual world, libraries face the need to innovate by seeking projects that attract the community to their spaces. The aim of this paper is to present a possible dialogue between the concepts of mediation and innovation, based on the practical example of working with the Booktube community. For this purpose, an exploratory descriptive study of bibliographic and documentary nature is carried out. As results, the practical experience of libraries shows that the use of informal language by the Booktube community and the interactivity of the YouTube platform contributes to actions to encourage reading; It has been found that user development as a reader is influenced by the type of Booktuber activity developed and the way its mediation is conducted; as well as the possibility of expanding the borders by connecting people from different localities who share the same literary interest. All these elements can direct action strategies in a library that seeks innovative action in the face of current media. It is concluded that the purpose of this community in libraries can and should go beyond the dissemination of reviews and promotion of new titles, serving as a basis for the construction of mediation strategies that contribute in a practical way to libraries of different segments. (en) 3
hasFileStorage_repository/596/2021/01/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_29078#00040.pdf () 1
hasIdBooktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura
OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de; SUNDSTRöM, Admeire Santos; SANTOS, Cássia Dias; PRADO, Maira
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, p. 8-25, 2021. (Artigo) () 3
hasPageEnd25 (pt-BR) 1
hasPageStart8 (pt-BR) 1
SourceRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 14 No. 1 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 8-25 (pt-BR) 3
SourceRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 14 n. 1 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 8-25 (pt-BR) 3
SourceRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 8-25 (es-ES) 3
Source1983-5213 () 3
SourceDOI: 10.26512/rici.v14.n1.2021 () 3
ThemaBiblioteca (pt-BR) 1
ThemaInovação (pt-BR) 1
ThemaMediação de Leitura (pt-BR) 1
ThemaComunidade Booktube (pt-BR) 1
ThemaInnovación (es-ES) 1
ThemaMediación de la Lectura (es-ES) 1
ThemaBooktuber (es-ES) 1
ThemaLibrary (en) 1
ThemaInnovation (en) 1
ThemaReading Mediation (en) 1
ThemaBooktube Community (en) 1