Rede de conhecimento digital (bednet): metodologia para a construção da rede de bibliotecas escolares digitais | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 2, n. 1, 2006 | 2006 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 2, n. 1, 2006

Rede de conhecimento digital (bednet): metodologia para a construção da rede de bibliotecas escolares digitais

Resumo: Este artigo apresenta, através das concepções pedagógicas que embasam a construção da prática a construção da prática técnico-biblioteconômica, uma metodologia para o desenvolvimento da rede de bibliotecas escolares digitais (BEDNet) no ensino público, com ênfase no ensino fundamental. Tem como objetivo, capacitar os professores gestores na formação dos alunos e aproveitamento de seus trabalhos para a constituição do acervo escolar digital pela rede Internet. O projeto enfoca a atuação do bibliotecário-pesquisador, como um elemento articulador nas ações técnicas demonstrando que as funções cabíveis apenas no recinto de uma biblioteca poderão ser compartilhadas com outros profissionais para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. Levantam-se características do trabalho bibliotecário nas escolas ao identificar os referenciais téorico-metodológicos, firmado no compromisso da construção de uma biblioteca digital escolar com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e ao mesmo tempo usando-a como instrumento construtivista em sala de aula. Analisa as concepções pedagógicas sobre o trabalho biblioteconômico com interface de auxiliar o professor e tornar o aluno capaz e livre para interferir no processo de sua aprendizagem, proporcionando ao aluno, um melhor rendimento em sala de aula, estimulada pela metodologia aplicada para o desenvolvimento e a construção da BED como modelo padrão nas escolas, tendo em algumas escolas a carência de formação do acervo tradicional, e possivelmente a BEDNet (Rede de Bibliotecas Escolares Digitais) suprirá essa necessidade.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


SANTOS, G. C.; AMARAL, S. F. Rede de conhecimento digital (bednet): metodologia para a construção da rede de bibliotecas escolares digitais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 2, n. 1, 2006.
SANTOS GCS; AMARAL SFA. Rede de conhecimento digital (bednet): metodologia para a construção da rede de bibliotecas escolares digitais. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2006;2(1).
SANTOS, G. C., & AMARAL, S. F. (2006). Rede de conhecimento digital (bednet): metodologia para a construção da rede de bibliotecas escolares digitais. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 2(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2007-07-25: 678
hasAuthorGildenir Carolino dos Santos: (112645)
hasAuthorSérgio Ferreira do Amaral: (1546)
hasFileStorage_repository/00/00/15/44/work_00001544#00000.pdf: (41351)
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2007-07-25: (265874)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasIssueOfISSUE:JNL:00001-2006-2-1: 676
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasAbstractEste artigo apresenta, através das concepções pedagógicas que embasam a construção da prática a construção da prática técnico-biblioteconômica, uma metodologia para o desenvolvimento da rede de bibliotecas escolares digitais (BEDNet) no ensino público, com ênfase no ensino fundamental. Tem como objetivo, capacitar os professores gestores na formação dos alunos e aproveitamento de seus trabalhos para a constituição do acervo escolar digital pela rede Internet. O projeto enfoca a atuação do bibliotecário-pesquisador, como um elemento articulador nas ações técnicas demonstrando que as funções cabíveis apenas no recinto de uma biblioteca poderão ser compartilhadas com outros profissionais para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. Levantam-se características do trabalho bibliotecário nas escolas ao identificar os referenciais téorico-metodológicos, firmado no compromisso da construção de uma biblioteca digital escolar com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e ao mesmo tempo usando-a como instrumento construtivista em sala de aula. Analisa as concepções pedagógicas sobre o trabalho biblioteconômico com interface de auxiliar o professor e tornar o aluno capaz e livre para interferir no processo de sua aprendizagem, proporcionando ao aluno, um melhor rendimento em sala de aula, estimulada pela metodologia aplicada para o desenvolvimento e a construção da BED como modelo padrão nas escolas, tendo em algumas escolas a carência de formação do acervo tradicional, e possivelmente a BEDNet (Rede de Bibliotecas Escolares Digitais) suprirá essa necessidade.: 0
hasIDoai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/6
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/6
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/6: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleRede de conhecimento digital (bednet): metodologia para a construção da rede de bibliotecas escolares digitais: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/6
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/6/22
prefLabeloai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/6#00001: 0
Classe: Article