Raça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira
[Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 22 No. 1 (2020): Revista Eptic v. 22, n. 1, jan/abr. 2020; 6-28]
Raça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira

Resumo: Este trabalho propõe um olhar crítico sobre a normatização da branquitude na publicidade brasileira, inserindo discussões a respeito da construção de estereótipos como estratégia de positivação. Reconhecendo a lacuna científica no que se refere à compreensão da branquitude como padrão representativo da comunicação mercadológica, faz-se aqui um ensaio sobre o que é ser branco no Brasil a partir da identificação de sete manifestações da sua identidade racial projetada no discurso publicitário: neutralidade, valorização da ancestralidade, religiosidade, pureza, beleza, poder e riqueza. Busca-se, assim, contribuir para o campo das discussões comunicacionais e suas implicações para a conjuntura racial da contemporaneidade.

Palavras-chave: Branquitude. Raça. Publicidade. Representação. Estereótipo.



Como citar
CARRERA, F. Raça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira. , p. 6-28, . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/155310. Acesso em: 07 dez. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorRaça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira
CARRERA, FERNANDA
Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, , p. 6-28, . () (pt-BR) 3
Identificadorhttps://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/11235 (pt-BR) 3
TitleRaça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira (pt-BR) 3
PublishedRevista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, n. 1, v. 22, 2020. (pt-BR) 2
AuthorCARRERA, FERNANDA (pt-BR) 1
Access Linkhttps://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/11235/10364 (pt-BR) 3
Nome da PulicaçãoRevista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2020-03-12 (pt-BR) 1
hasAbstractEste trabalho propõe um olhar crítico sobre a normatização da branquitude na publicidade brasileira, inserindo discussões a respeito da construção de estereótipos como estratégia de positivação. Reconhecendo a lacuna científica no que se refere à compreensão da branquitude como padrão representativo da comunicação mercadológica, faz-se aqui um ensaio sobre o que é ser branco no Brasil a partir da identificação de sete manifestações da sua identidade racial projetada no discurso publicitário: neutralidade, valorização da ancestralidade, religiosidade, pureza, beleza, poder e riqueza. Busca-se, assim, contribuir para o campo das discussões comunicacionais e suas implicações para a conjuntura racial da contemporaneidade. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/153481/2021/01/oai_ojs_ufs_br_article_11235#00091.pdf () 1
hasIdRaça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira
CARRERA, FERNANDA
Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, , p. 6-28, . () () 3
hasIdRaça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira
CARRERA, FERNANDA
Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, , p. 6-28, . () () 3
hasIdRaça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira
CARRERA, FERNANDA
Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, , p. 6-28, . () () 3
hasPageEnd28 (pt-BR) 1
hasPageStart6 (pt-BR) 1
SourceRevista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 22 No. 1 (2020): Revista Eptic v. 22, n. 1, jan/abr. 2020; 6-28 (pt-BR) 3
SourceRevista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; v. 22 n. 1 (2020): Revista Eptic v. 22, n. 1, jan/abr. 2020; 6-28 (pt-BR) 3
SourceRevista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 22 Núm. 1 (2020): Revista Eptic v. 22, n. 1, jan/abr. 2020; 6-28 (es-ES) 3
Source1518-2487 () 3
ThemaBranquitude (pt-BR) 1
ThemaRaça (pt-BR) 1
ThemaPublicidade (pt-BR) 1
ThemaRepresentação (pt-BR) 1
ThemaEstereótipo (pt-BR) 1