Bibliotecas universitárias federais e a noção de bens públicos | AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 2, n. 2, 2013 | 2013 - Brapci
AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 2, n. 2, 2013

Bibliotecas universitárias federais e a noção de bens públicos

Federal university libraries and the concept of public goods

Bibliotecas de universidades federales y el concepto de bienes públicos

Resumo: Introdução: Aborda a noção de esfera pública, bens públicos e o acesso ao conhecimento no contexto das bibliotecas universitárias federais brasileiras com o objetivo de refletir, sob a perspectiva de Habermas (2003) e Bobbio (2007), os desafios de tais instituições enquanto bens públicos e, por conseguinte, facilitadoras do acesso aos registros do conhecimento em instituições de ensino superior federais. Tem como objetivo analisar a aplicação da noção de bens públicos nas bibliotecas universitárias federais, verificando os desdobramentos deste reconhecimento nas condições de acesso aos registros do conhecimento. Método: Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica respaldada inicialmente nos autores supracitados, adicionando-se considerações derivadas de documentos que apresentam programas estatais e estudos acadêmicos que discutem a necessidade de efetiva política pública para as bibliotecas universitárias federais brasileiras. Resultados: Considerou-se que as bibliotecas universitárias federais brasileiras operam como contribuintes na construção do conhecimento científico e na formação humana e, ainda que não se reconheça a biblioteca universitária como “bem público” no âmbito da esfera pública, os documentos analisados reforçam a necessidade de articular distintas políticas públicas e investir na recomposição de quadros de bibliotecários. Conclusão: Enfatiza-se a importância das bibliotecas universitárias federais brasileiras como bens públicos devido a sua condição de agente contribuinte no acesso aos registros do conhecimento, promotora social da informação e partícipe na formação humana e como espaço a ser apropriado efetivamente por distintos atores sociais.
Palavras-chave: Bibliotecología Políticas públicas Política pública Bibliotecas universitárias Ciência da informação Biblioteconomia Ciência política Acesso ao conhecimento Registro do conhecimento Biblioteca universitária Bem público Ciência da infomação
Abstract: Introduction: Discusses the notion of the public sphere, public goods and access to knowledge in the context of the Brazilian federal university libraries in order to reflect, in perspective of Habermas (2003) and Bobbio (2007), the challenges of such institutions as public goods and therefore facilitating the access to the records of knowledge in Brazilian higher education institutions. It analyzes the impact of the notion of public goods in federal university libraries in order to determine what the consequences of this effect with regard to access to knowledge records. Method: It was used a desk research approach and bibliographic research initially supported by the aforementioned authors and discussed under the supported of other documents that present the need of specific public policies. Results: It was found that the Brazilian federal university libraries operate as contributors in the construction of scientific knowledge and overall human formation which requires, from the government, the issue of guidelines and a proper policy as well as the revitalization of librarian staff. Conclusion: It emphasizes the importance of the Brazilian federal university libraries as a public good and due to their contribution to information resources access, as a social promoter of information products and services and as a physical space to be appropriated by different social actors.
Keywords: Information science Library science Political science Public policy Access to knowledge Records of knowledge University libraries Public goods University library Information sciences
Resumen: Introducción: Discute la noción de la esfera pública, los bienes públicos y el acceso al conocimiento en el contexto de las bibliotecas de las universidades federales brasileñas a fin de reflejar, en la perspectiva de Habermas (2003) y Bobbio ( 2007 ), los retos de estas instituciones en su rol de bienes públicos que facilitan el acceso a los registros de conocimiento en las instituciones de educación superior de Brasil. Se analiza el impacto de la noción de bienes públicos en las bibliotecas de las universidades federales con el fin de determinar cuáles son las consecuencias de este efecto en relación con el acceso a los registros de conocimientos. Método: Se utilizó un enfoque de la investigación documental y la investigación bibliográfica inicialmente apoyados por los autores citados y discutidos en el marco del apoyo de otros documentos que presentan en la necesidad de políticas públicas específicas. Resultados: Se encontró que las bibliotecas universitarias brasileñas federales operan como contribuyentes en la construcción del conocimiento científico y para la formación humana global. Para que logren su posición de bien público se requiere por parte del gobierno la composición de directrices y una política adecuada, así como la revitalización del personal bibliotecario. Conclusión: Se hace hincapié en la importancia de las bibliotecas de las universidades federales brasileñas como un bien público debido a su contribución a los recursos de acceso a la información, de su rol como promotora social de los productos y servicios de información y como espacio físico para ser asignados por los diferentes actores sociales.
Palabras clave: Ciencias de la información Ciencias políticas Acceso al conocimiento Registros del conocimiento Biene públicos Bibliotecas universitarias Ciencia de la información Biblioteca universitaria
Mots clés:


CAETANO, A. C. S. Bibliotecas universitárias federais e a noção de bens públicos. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 2, n. 2, 2013.
CAETANO ACSC. Bibliotecas universitárias federais e a noção de bens públicos. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento. 2013;2(2).
CAETANO, A. C. S. (2013). Bibliotecas universitárias federais e a noção de bens públicos. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento; 2(2).
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hasAbstractIntrodução: Aborda a noção de esfera pública, bens públicos e o acesso ao conhecimento no contexto das bibliotecas universitárias federais brasileiras com o objetivo de refletir, sob a perspectiva de Habermas (2003) e Bobbio (2007), os desafios de tais instituições enquanto bens públicos e, por conseguinte, facilitadoras do acesso aos registros do conhecimento em instituições de ensino superior federais. Tem como objetivo analisar a aplicação da noção de bens públicos nas bibliotecas universitárias federais, verificando os desdobramentos deste reconhecimento nas condições de acesso aos registros do conhecimento. Método: Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica respaldada inicialmente nos autores supracitados, adicionando-se considerações derivadas de documentos que apresentam programas estatais e estudos acadêmicos que discutem a necessidade de efetiva política pública para as bibliotecas universitárias federais brasileiras. Resultados: Considerou-se que as bibliotecas universitárias federais brasileiras operam como contribuintes na construção do conhecimento científico e na formação humana e, ainda que não se reconheça a biblioteca universitária como “bem público” no âmbito da esfera pública, os documentos analisados reforçam a necessidade de articular distintas políticas públicas e investir na recomposição de quadros de bibliotecários. Conclusão: Enfatiza-se a importância das bibliotecas universitárias federais brasileiras como bens públicos devido a sua condição de agente contribuinte no acesso aos registros do conhecimento, promotora social da informação e partícipe na formação humana e como espaço a ser apropriado efetivamente por distintos atores sociais.: 0
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