O patrimônio esportivo e os museus do esporte no google arts & culture: o predomínio das instituições australianas. | Em Questão, v. , n. online, 2021 | 2021 - Brapci
Em Questão, v. , n. online, 2021

O patrimônio esportivo e os museus do esporte no google arts & culture: o predomínio das instituições australianas.

Sporting heritage and sports museums on google arts & culture

Resumo: Este estudo objetiva mapear e analisar a presença e a representatividade do patrimônio esportivo no contexto da plataforma Google Arts & Culture. Realiza buscas remotas a partir do termo “sport” para identificar museus, coleções e instituições culturais cujos acervos e temática relacionem-se ao patrimônio esportivo. Analisa os resultados encontrados à luz da bibliografia disponível e das informações publicadas pelas instituições identificadas. Verifica que o patrimônio esportivo e os museus e coleções do esporte encontram-se pouco representados nesta plataforma e que a Austrália e seu patrimônio esportivo têm protagonismo – ao passo que importantes instituições culturais do esporte não se encontram representadas. Conclui que, ao mesmo tempo em que o Google Arts & Culture permite acesso irrestrito e em âmbito global a um vastíssimo universo de instituições e bens culturais, os processos seletivos, as parcerias e as decisões curatoriais levadas adiante por seu gestor, o Google Arts Institute – braço sem fins lucrativos da maior empresa de buscas online do mundo, o Google -, estão sujeitos às influências e às demandas de mercado que podem acarretar distorções, tanto no que se refere às instituições componentes da plataforma quanto à narrativa associada aos bens apresentados.
Palavras-chave: Patrimônio e museologia Patrimônio esportivo Musel do esporte Google arts & culture Museus do esporte
Abstract: This study aims to map and analyze the presence and representativeness of sporting heritage in the context of the Google Arts & Culture platform. Performs remote searches based on the term “sport” to identify museums, collections, and cultural institutions whose collections and themes are related to sporting heritage. It analyzes the results found in the light of the available bibliography and information published by the identified institutions. It verifies that sporting heritage, museums and sport collections are underrepresented within the universe of results found on the Google Arts & Culture platform. In the context of the results obtained, notes that Australia and its sporting heritage have an expressive presence in comparison to other countries, in which important cultural institutions of sport are located. It concludes that, while Google Arts & Culture allows unrestricted and global access to a vast universe of institutions and cultural assets, the selection processes, partnerships, and curatorial decisions carried out by the Google Arts Institute are subject to influences and market demands that can lead to distortions, both regarding the institutions that make up the platform and the narrative associated with the cultural goods presented.
Keywords: Sporting heritage Sports museums Google arts & culture
Palabras clave:
Mots clés:


MITIDIERI, M. C. A.; ROCHA, L. M. G. M. O patrimônio esportivo e os museus do esporte no google arts & culture: o predomínio das instituições australianas. Em Questão, v., n. online, 2021.
MITIDIERI MCAM; ROCHA LMGMR. O patrimônio esportivo e os museus do esporte no google arts & culture: o predomínio das instituições australianas. Em questão. 2021;(online).
MITIDIERI, M. C. A., & ROCHA, L. M. G. M. (2021). O patrimônio esportivo e os museus do esporte no google arts & culture: o predomínio das instituições australianas. Em questão; (online).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • BROMBERGER, Christian. De la notion de patrimoine sportif. In: Cahier Espaces 88. Patrimoine sportif et tourisme. França: Espaces, 2006, p. 8 a 12.  book.cap 
  • BROMBERGER, Christian. De quoi parlent les sports? In: Terrain n° 25, 1995 (p. 5-12). Disponível em: https://journals.openedition.org/terrain/2837#tocto1n3 Acesso em: 10 nov. 2019  book.cap 
  • DESVALLÉES, André., MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução: Bruno Brulon Soares, Marília Xavier Cury. São Paulo: ICOM, 2013. 100p.  book 
  • DURRY, Jean. Sports In a Museum? In: Revista Museum. Paris, UNESCO, p. 63 – 67. No 170 (no 2, 1991).  book.cap 
  • ELIAS, Norbert, and Dunning, Eric. Quest for Excitement: Sport and Leisure in the Civilizing Process. Oxford: Basil Blackwell, 1986. 313 p. Publicada em português em 1992 (ELIAS, N. e DUNNING, E. A Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992).  book 
  • FABER, Nick. Should your Museum Partner with Google Arts and Culture. In: Cuberis, 24 de abril de 2018. Disponível em: https://cuberis.com/should-yourmuseum-partner-with-google-arts-and-culture/ Acesso em: 28 mar 2020  none0 
  • HERMAN, Adam. Virtual Tours and Augmented Reality with Google Arts and Culture. In: TEC, 12 de julho de 2019. Disponível em: https://www.teq.com/news/virtual-tours-augmented-reality-with-google-artsculture/. Acesso em: 22 mar. 2020.  none0 
  • KHAN, Suhair. Great Sporting Land” tours Australia’s sports-mad history. In: GOOGLE BLOG, 20 de agosto 2019. Disponível em: https://blog.google/outreach-initiatives/arts-culture/great-sporting-land/. Acesso em: 21 mar. 2020.  none0 
  • LAMOTHE, Mathilde. De la neige à la terre battue: approche comparative ethnologique de pratiques sportive - raquettes à neige au Québec et quilles de 9 en France - au prisme du patrimoine culturel immatériel. 2016. 431f. Tese (Doutorado) – Curso de Etnologia/Antropologia e Filosofia, École doctorale sciences sociales et humanité, Canadá., Université de Pau et des Pays de l´Adour, França, 2017.  these 
  • LANE, Isabelle. Google homes in on Australia’s love of sport as video streaming services vie for eyeballs. In: The New Dayly, 20 de agosto 2019. Disponível em: https://thenewdaily.com.au/life/tech/2019/08/20/googleaustralia-great-sporting-land/ Acesso em: 19 mar. 2020.  none0 
  • MELO, Victor Andrade. Por uma história do conceito de esporte. In: Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 32, n. 1, p. 41-57. 2010.  journal 
  • MITIDIERI, Maria Cristina de A. 100 Anos do Rio Yacht Club: a construção de um patrimônio. 2017, 187 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio. UNIRIO/MAST. Rio de Janeiro, 2017.  dissertation 
  • MOORE, Kevin. Museums and Popular Culture. Londres: Leicester University Press. 1997. (Contemporary Issues in Museum Culture).  book 
  • PHILLIPS, Murray G. (Org). Representing the Sporting Past in Museums and Halls of Fame. Londres: Taylor and Francis, 2012, 267p.  book 
  • RAMSHAW, Greg., GAMMON, Sean. More than just Nostalgia? Exploring the Heritage/Sport Tourism Nexus. In: Journal of Sport Tourism 10(4), 2005,  none0 
  • 229–241. RAMSHAW, Gregory. Heritage and Sport: an introduction. Bristol: Channel View Publications, 2020. 222 p.  book 
  • REILLY, Justine. Sport, Museums and Cultural Policy. 2014. Tese (Doutorado) - Curso de Filosofia, University of Central Lancashire, Reino Unido (Volume 1 of 2)  these 
  • UDELL, Meghan. The Museum of the Infinite Scroll: Assessing the Effectiveness of Google Arts and Culture as a Virtual Tool for Museum Accessibility. 2019. Dissertação (Mestrado / Master of Arts in Museum Studies) Department of Art + Architecture University of San Francisco, 2019. Disponível em: https://repository.usfca.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2151 and context=capstone Acesso em: 28 mar. 2020.  dissertation 
  • GOOGLE ARTS and CULTURE. Disponível em: https://artsandculture.google.com/ Acesso em: 10 mar. 2020.  LINK 
  • GOOGLE ARTS and CULTURE. Sport. Disponível em: https://artsandculture.google.com/search?q=SPORT Acesso em: 10 mar. 2020.  LINK 
  • GOOGLE CULTURAL INSTITUTE. About. Explore collections from around the world with google arts and culture, created by google cultural institute. Disponível em: https://www.google.com/culturalinstitute/about/ Acesso em: 29 mar. 2020.  LINK 
  • GOOGLE CULTURAL INSTITUTE. Google Art Project: Toda a arte do mundo na ponta de seus dedos. Disponível em: https://www.google.com/intl/ptBR/culturalinstitute/about/artproject/ Acesso em: 29 mar. 2020.  LINK 
  • SIDNEY CRICKET GROUND. SCG partners with Google Arts and Culture. 20 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.scgt.nsw.gov.au/sydney-cricketground/whats-on/news/scg-partners-with-google-arts-and-culture/ Acesso em: 29 mar. 2020.  LINK 
  • STATCOUNTER. Search Engine Market Share Worldwide. Disponível em: https://gs.statcounter.com/search-engine-market-share Acesso em: 21 mar. 2020.  LINK 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2021-03-12: 157160
dateOfAvailability2021-03-26: 158226
hasAuthorMaria Cristina de Azevedo Mitidieri: (123704)
hasAuthorLuísa Maria Gomes de Mattos Rocha: (102044)
hasFileStorage_repository/47/2021/03/oai_seer_ufrgs_br_article_103009#00002.pdf: (157721)
hasPageEnd439: 62513
hasPageStart418: 66140
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectPatrimônio e museologia: 182891
hasSubjectPatrimônio esportivo: 102078
hasSubjectMusel do esporte: 157172
hasSubjectGoogle arts & culture: 157173
hasSubjectMuseus do esporte: 268272
wasPublicationInDate2021-03-26: (268215)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceEm questão: 47
hasIssueOfISSUE:JNL:00002-2021--ONLINE: 156645
hasIssueOfISSUE:JNL:00002-2021-27-2: 158303
hasAbstractEste estudo objetiva mapear e analisar a presença e a representatividade do patrimônio esportivo no contexto da plataforma Google Arts & Culture. Realiza buscas remotas a partir do termo “sport” para identificar museus, coleções e instituições culturais cujos acervos e temática relacionem-se ao patrimônio esportivo. Analisa os resultados encontrados à luz da bibliografia disponível e das informações publicadas pelas instituições identificadas. Verifica que o patrimônio esportivo e os museus e coleções do esporte encontram-se pouco representados nesta plataforma e que a Austrália e seu patrimônio esportivo têm protagonismo – ao passo que importantes instituições culturais do esporte não se encontram representadas. Conclui que, ao mesmo tempo em que o Google Arts & Culture permite acesso irrestrito e em âmbito global a um vastíssimo universo de instituições e bens culturais, os processos seletivos, as parcerias e as decisões curatoriais levadas adiante por seu gestor, o Google Arts Institute – braço sem fins lucrativos da maior empresa de buscas online do mundo, o Google -, estão sujeitos às influências e às demandas de mercado que podem acarretar distorções, tanto no que se refere às instituições componentes da plataforma quanto à narrativa associada aos bens apresentados.: 0
hasIDoai:seer.ufrgs.br:article/103009
hasRegisterIdhttps://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/103009: 0
hasRegisterId10.19132/1808-524500.%p: 0
hasRegisterId10.19132/1808-5245272.418-439: 0
hasSource1807-8893
hasTitleO patrimônio esportivo e os museus do esporte no google arts & culture: o predomínio das instituições australianas.: 0
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/103009
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/103009/60833
prefLabelOai:seer.ufrgs.br:article/103009#00002: 0
hasDOI10.19132/1808-5245272.418-439
Classe: Article