Challenges of Brazilian higher education in times of Covid-19 pandemic: rethinking teaching practice
[Liinc em Revista; Vol. 16 No. 2 (2020): Informational Perspectives and Challenges in Times of the Covid-19 Pandemic; e5336]
Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente

Challenges of Brazilian higher education in times of Covid-19 pandemic: rethinking teaching practice

Resumo: A pandemia da COVID-19 parou o mundo e várias medidas para erradicar o contágio foram adotadas, uma delas é o isolamento social, com restrições e fechamento provisório de escolas e universidades, no Brasil, de acordo com a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e Portaria MEC nª 343, de 17 março de 2020. O modo de ensinar e aprender cedeu espaço exclusivo a remotividade do ensino, com a utilização das TDIC´s e emergentemente professores e estudantes tiveram que se adaptar abruptamente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar os desafios didático-pedagógicos da prática docente do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia. Como metodologia, trata-se de uma abordagem qualiquantitativa, descritiva, bibliográfica, documental e exploratória, buscando ancorar nas teorias clássicas e contemporâneas da educação. Os resultados, baseados nas 442 pessoas entrevistadas, no período de 01 a 25 de julho de 2020, apontam desafios impostos aos professores nativos do ensino presencial e que enfrentam a adaptabilidade do uso das tecnologias educacionais, para fomentar discussões e alternativas híbridas de ensino e aprendizagem

Palavras-chave: Technologies. Ensino Remoto Emergencial. Educação Superior. Tecnologia.



Abstract: The COVID-19 pandemic stopped the world and several measures to eradicate contagion are adopted, one of which is social isolation, with restrictions and provisional closure of schools and universities in Brazil, in accordance with Law 13,979, of February 6, 2020 and Ordinance MEC. 343, of March 17, 2020. The COVID-19 pandemic stopped the world and several measures were taken to eradicate contagion, one of which is social isolation, with restrictions and provisional closure of schools and universities, according to Law 13,979, of February 6, 2020. The way of teaching and learning gave way to the remotivity of teaching with the use of TDIC´s and the emergency is due to the abrupt adaptation of teachers and students. In this sense, the objective of this article is to present the didactic-pedagogical challenges of teaching practice in Brazilian higher education in times of pandemic. As a methodology, it is a qualitative, quantitative, descriptive, bibliographic, documentary and exploratory approach, seeking to anchor in classic and contemporary theories of education. The results, based on the 442 people interviewed, in the period from 01 to 25 July 2020, point to challenges imposed on native teachers of classroom teaching and who face the adaptability of the use of educational technologies to foster discussions and hybrid teaching and learning alternatives

Keywords: Emergency Remote Education. College Education.



Como citar
SILUS, A.; FONSECA, A. L. C.; JESUS, D. L. N. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da covid-19: repensando a prática docente. Liinc em revista, v. 16, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5336 Acesso em: 03 out. 2022.

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DescriptorDesafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente
SILUS, Alan; FONSECA, Angelita Leal de Castro; JESUS, Djanires Lageano Neto de
Liinc em revista, v. 16, 2020. () (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v16i2.5336 (pt-BR) 3
TitleDesafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente (pt-BR) 3
TitleChallenges of Brazilian higher education in times of Covid-19 pandemic: rethinking teaching practice (en) 3
AuthorSILUS, Alan (pt-BR) 1
AuthorFONSECA, Angelita Leal de Castro (pt-BR) 1
AuthorJESUS, Djanires Lageano Neto de (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336/5105 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, v. 16, 2020. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2020-12-11 (pt-BR) 1
hasAbstractA pandemia da COVID-19 parou o mundo e várias medidas para erradicar o contágio foram adotadas, uma delas é o isolamento social, com restrições e fechamento provisório de escolas e universidades, no Brasil, de acordo com a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e Portaria MEC nª 343, de 17 março de 2020. O modo de ensinar e aprender cedeu espaço exclusivo a remotividade do ensino, com a utilização das TDIC´s e emergentemente professores e estudantes tiveram que se adaptar abruptamente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar os desafios didático-pedagógicos da prática docente do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia. Como metodologia, trata-se de uma abordagem qualiquantitativa, descritiva, bibliográfica, documental e exploratória, buscando ancorar nas teorias clássicas e contemporâneas da educação. Os resultados, baseados nas 442 pessoas entrevistadas, no período de 01 a 25 de julho de 2020, apontam desafios impostos aos professores nativos do ensino presencial e que enfrentam a adaptabilidade do uso das tecnologias educacionais, para fomentar discussões e alternativas híbridas de ensino e aprendizagem (pt-BR) 3
hasAbstractThe COVID-19 pandemic stopped the world and several measures to eradicate contagion are adopted, one of which is social isolation, with restrictions and provisional closure of schools and universities in Brazil, in accordance with Law 13,979, of February 6, 2020 and Ordinance MEC. 343, of March 17, 2020. The COVID-19 pandemic stopped the world and several measures were taken to eradicate contagion, one of which is social isolation, with restrictions and provisional closure of schools and universities, according to Law 13,979, of February 6, 2020. The way of teaching and learning gave way to the remotivity of teaching with the use of TDIC´s and the emergency is due to the abrupt adaptation of teachers and students. In this sense, the objective of this article is to present the didactic-pedagogical challenges of teaching practice in Brazilian higher education in times of pandemic. As a methodology, it is a qualitative, quantitative, descriptive, bibliographic, documentary and exploratory approach, seeking to anchor in classic and contemporary theories of education. The results, based on the 442 people interviewed, in the period from 01 to 25 July 2020, point to challenges imposed on native teachers of classroom teaching and who face the adaptability of the use of educational technologies to foster discussions and hybrid teaching and learning alternatives (en) 3
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SILUS, Alan; FONSECA, Angelita Leal de Castro; JESUS, Djanires Lageano Neto de
Liinc em revista, v. 16, 2020. () () 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 16 No. 2 (2020): Informational Perspectives and Challenges in Times of the Covid-19 Pandemic; e5336 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; v. 16 n. 2 (2020): Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19; e5336 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 16 Núm. 2 (2020): Perspectivas y desafíos de la información en tiempos de la Pandemia de Covid-19; e5336 (es-ES) 3
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