Information Literacy and Disinfodemic in the Covid-19 Pandemic
[Liinc em Revista; Vol. 16 No. 2 (2020): Informational Perspectives and Challenges in Times of the Covid-19 Pandemic; e5391]
Competência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19

Information Literacy and Disinfodemic in the Covid-19 Pandemic

Resumo: A educação no âmbito informacional pode ser um caminho para o controle da infodemia e da desinfodemia neste contexto pandêmico. Deste modo, apresenta-se aqui o resultado de uma pesquisa cujo objetivo central é indicar duas ações de competência em informação, no âmbito da desinfodemia da COVID-19. Para tanto, uma pesquisa qualitativa é realizada a partir de um recorte teórico-conceitual assentado em quatro conceitos analíticos entre infodemia, desinformação, desinfodemia e competência em informação, do ponto de vista da educação nas dinâmicas informacionais. A competência em informação é apresentada no escopo das ações voltadas para o público-alvo das informações falsas sobre a COVID-19, com o objetivo de promover o pensamento crítico e a avaliação de fontes de informação, em diferentes ambientes e dinâmicas informacionais. Como resultado, e com o objetivo de ilustrar duas dinâmicas em competência em informação, são apresentadas as iniciativas da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e do VI Fórum sobre Competência em Informação: pesquisas e práticas, realizado no Rio de Janeiro, na perspectiva da educação em informação. Conclui que iniciativas de competência em informação devem ser vistas sob a perspectiva da promoção dos direitos dos cidadãos na medida em que a educação em dinâmicas informacionais pode promover práticas informacionais críticas, éticas e solidárias

Palavras-chave: Infodemic. Disinfodemic. Competência em Informação. Desinformação. Desinfodemia.



Abstract: Informational education can be a way to control infodemic and disinfodemic in this pandemic context. In this way, the result of a research whose central objective is to present two actions of information literacy, within the scope of the disinfodemic of COVID-19, is disclosed here. For this, a qualitative research is carried out from a theoretical-conceptual perspective based on four analytical concepts between infodemic, disinformation, disinfodemic and information literacy, from the point of view of education in informational dynamics. Information literacy is presented within the scope of actions aimed at the target audience of false information about COVID-19, with the objective of promoting critical thinking and the assessment of information sources, in different environments and information dynamics. The result, with the objective of illustrating two dynamics in information literacy, is seen in the initiatives of the International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) and the VI Forum de Competência em Informação: pesquisas e práticas, carried out in Rio de Janeiro, from the perspective of information education. It concludes that initiatives of information literacy seen from the perspective of promoting citizens´ rights as education in information dynamics can promote critical, ethical and solidary information practices

Keywords: Information Literacy. Disinformation. Infodemia.



Como citar
ZATTAR, M. Competência em informação e desinfodemia no contexto da pandemia de covid-19. Liinc em revista, v. 16, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5391 Acesso em: 21 set. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
31
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorCompetência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19
ZATTAR, Marianna
Liinc em revista, v. 16, 2020. () (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5391 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v16i2.5391 (pt-BR) 3
TitleCompetência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19 (pt-BR) 3
TitleInformation Literacy and Disinfodemic in the Covid-19 Pandemic (en) 3
AuthorZATTAR, Marianna (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5391/5112 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, v. 16, 2020. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2020-12-11 (pt-BR) 1
hasAbstractA educação no âmbito informacional pode ser um caminho para o controle da infodemia e da desinfodemia neste contexto pandêmico. Deste modo, apresenta-se aqui o resultado de uma pesquisa cujo objetivo central é indicar duas ações de competência em informação, no âmbito da desinfodemia da COVID-19. Para tanto, uma pesquisa qualitativa é realizada a partir de um recorte teórico-conceitual assentado em quatro conceitos analíticos entre infodemia, desinformação, desinfodemia e competência em informação, do ponto de vista da educação nas dinâmicas informacionais. A competência em informação é apresentada no escopo das ações voltadas para o público-alvo das informações falsas sobre a COVID-19, com o objetivo de promover o pensamento crítico e a avaliação de fontes de informação, em diferentes ambientes e dinâmicas informacionais. Como resultado, e com o objetivo de ilustrar duas dinâmicas em competência em informação, são apresentadas as iniciativas da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e do VI Fórum sobre Competência em Informação: pesquisas e práticas, realizado no Rio de Janeiro, na perspectiva da educação em informação. Conclui que iniciativas de competência em informação devem ser vistas sob a perspectiva da promoção dos direitos dos cidadãos na medida em que a educação em dinâmicas informacionais pode promover práticas informacionais críticas, éticas e solidárias (pt-BR) 3
hasAbstractInformational education can be a way to control infodemic and disinfodemic in this pandemic context. In this way, the result of a research whose central objective is to present two actions of information literacy, within the scope of the disinfodemic of COVID-19, is disclosed here. For this, a qualitative research is carried out from a theoretical-conceptual perspective based on four analytical concepts between infodemic, disinformation, disinfodemic and information literacy, from the point of view of education in informational dynamics. Information literacy is presented within the scope of actions aimed at the target audience of false information about COVID-19, with the objective of promoting critical thinking and the assessment of information sources, in different environments and information dynamics. The result, with the objective of illustrating two dynamics in information literacy, is seen in the initiatives of the International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) and the VI Forum de Competência em Informação: pesquisas e práticas, carried out in Rio de Janeiro, from the perspective of information education. It concludes that initiatives of information literacy seen from the perspective of promoting citizens´ rights as education in information dynamics can promote critical, ethical and solidary information practices (en) 3
hasFileStorage_repository/708/2021/03/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5391#00051.pdf () 1
hasIdCompetência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19
ZATTAR, Marianna
Liinc em revista, v. 16, 2020. () () 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 16 No. 2 (2020): Informational Perspectives and Challenges in Times of the Covid-19 Pandemic; e5391 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; v. 16 n. 2 (2020): Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19; e5391 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 16 Núm. 2 (2020): Perspectivas y desafíos de la información en tiempos de la Pandemia de Covid-19; e5391 (es-ES) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaInfodemic (pt-BR) 1
ThemaDisinfodemic (pt-BR) 1
ThemaCompetência em Informação (pt-BR) 1
ThemaDesinformação (pt-BR) 1
ThemaDesinfodemia (pt-BR) 1
ThemaInformation Literacy (en) 1
ThemaDisinformation (en) 1
ThemaInfodemia (en) 1