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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2021-02-05: 156525 |
hasAuthor | Clarissa Leão Bonatti: (158519) |
hasAuthor | Katia Puente-Palacios: (158520) |
hasAuthor | Ettore Cerchi Ribeiro: (158521) |
hasPageEnd | 82: 2212 |
hasPageStart | 71: 1436 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
wasPublicationInDate | 2021-02-05: (302577) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
hasFileStorage | _repository/00/15/85/18/work_00158518#00000.pdf: (197540) |
isPartOfSource | Perspectivas em gestão & conhecimento: 756 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:59:2021-11-0: (322030) |
hasAbstract | A Gestão do conhecimento tem atraído a atenção de acadêmicos e práticos que visam a preservar o conhecimento e favorecer o desempenho organizacional mediante a aprendizagem. Dessa forma, é um campo de estudo que recebeu diversas contribuições de áreas distintas, tornando difícil estabelecer uma única definição para o termo. Apesar do campo fragmentado, observa-se na literatura esforços para a construção de medidas amplas de Gestão do Conhecimento. O presente estudo tem como objetivo analisar as evidências de validade de uma medida geral de gestão do conhecimento para verificar sua estabilidade e confiabilidade. Para isso, foi aplicada a escala de gestão do conhecimento e analisada sua estrutura fatorial, buscando evidências de validade. O estudo foi realizado com empregados de uma empresa pública sediada em Brasília. O instrumento foi aplicado via questionário online e resultou em uma amostra de 508 empregados. Para análise dos dados, utilizou-se análise fatorial pelo eixo principal com rotação Promax e foi realizada a análise de confiabilidade dos fatores. A estrutura fatorial divergiu da proposta pela autora da escala, resultando nos seguintes fatores: (1) Orientação para qualidade (α=0,83); (2) Organização social do trabalho (α=0,84); (3) Orientação competitiva (α=0,69); e (4) Interações Informais (α=0,69), sendo a Orientação Competitiva o único fator a manter-se. Esse resultado pode indicar instabilidade da escala demonstrando que a Gestão do Conhecimento pode assumir configurações diferentes. Recomenda-se uma agenda de pesquisa considerando a relevância de construção de instrumentos de medida voltados à Gestão do Conhecimento com vistas a viabilizar pesquisas empíricas e facilitar diagnósticos organizacionais.: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufpb.br:article/57569 |
hasRegisterId | https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/57569: 0 |
hasRegisterId | 10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57569: 0 |
hasSource | Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 11 n. Especial (2021): TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO; 71-82: 0 |
hasSource | 2236-417X: 0 |
hasTitle | Evidências de validade de uma medida de gestão do conhecimento: 0 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/57569 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/57569/33193 |
prefLabel | oai:periodicos.ufpb.br:article/57569#00059: 0 |
hasDOI | 10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57569 |