Conflito trabalho-família: pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre docentes no ensino superior | Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 11, n. 1, 2021 | 2021 - Brapci
Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 11, n. 1, 2021

Conflito trabalho-família: pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre docentes no ensino superior

Work-family conflict: national and international scientific research on teachers in higher education

Conflicto trabajo-familia: investigación científica nacional e internacional sobre docentes de educación superior

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como se caracterizam as pesquisas que tratam do conflito trabalho-família relacionadas aos docentes de nível superior em periódicos nacionais e internacionais. a pesquisa classifica-se como descritiva e qualitativa, tendo como procedimento técnico a revisão sistemática, com uma amostra final de 20 artigos sobre o work-family conflict (wfc). a análise se deu através de quatro polos: no polo epistemológico, os resultados demonstram que quanto aos objetivos, destacam-se os compreensivos (30%) e avaliativos (30%); no polo teórico, foram verificadas as abordagens teóricas de greenhaus e beutell (1985) com 55% e as temáticas que destacaram-se foram a maternidade (30%) e percepção entre gênero (20%); no polo metodológico, predominaram as pesquisas fenomenológicas hermenêuticas (35%) e positivistas (30%); no polo técnico, prevaleceram as pesquisas qualitativas (55%), tendo como estratégias utilizadas o estudo de caso (50%) e como técnica de coleta de dados a entrevista (45%). destacaram-se nas discussões, as mulheres como as mais vulneráveis sobre o conflito wfc pela tríplice jornada (trabalho-família-estudo), evidenciando a falta de apoio institucional, as pressões das universidades de pesquisa para atender aos rankings, ressaltando-se ainda as lacunas apresentadas nos estudos.
Palavras-chave:
Abstract: This work aims to analyze how research that deals with the work-family conflict related to higher education teachers in national and international journals is characterized. The research is classified as descriptive and qualitative, with the systematic review as a technical procedure, with a final sample of 20 articles on the Work-Family Conflict (WFC). The analysis took place through four poles: in the epistemological pole, the results show that as for the objectives, the comprehensive (30%) and evaluative (30%) stand out; in the theoretical pole, the theoretical approaches of Greenhaus and Beutell (1985) were verified with 55% and the themes that stood out were motherhood (30%) and perception between gender (20%); in the methodological pole, hermeneutic (35%) and positivist (30%) phenomenological researches predominated; at the technical pole, qualitative research prevailed (55%), using case study strategies (50%) and interview data collection technique (45%) as the strategies used. In the discussions, women stood out as the most vulnerable about the WFC conflict due to the triple journey (work-family-study), evidencing the lack of institutional support, the pressure from research universities to meet the rankings, highlighting the gaps presented in the studies.
Keywords:
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar cómo se caracteriza la investigación que aborda el conflicto trabajo-familia relacionado con el profesorado de educación superior en revistas nacionales e internacionales. La investigación se clasifica en descriptiva y cualitativa, teniendo como procedimiento técnico la revisión sistemática, con una muestra final de 20 artículos sobre el Conflicto Trabajo-Familia (WFC). El análisis se realizó a través de cuatro polos: en el polo epistemológico, los resultados demuestran que en cuanto a los objetivos destacan lo integral (30%) y lo evaluativo (30%); en el polo teórico se verificaron los planteamientos teóricos de Greenhaus y Beutell (1985) con un 55% y los temas que sobresalieron fueron la maternidad (30%) y la percepción entre género (20%); en el polo metodológico predominaron las investigaciones fenomenológicas hermenéuticas (35%) y positivistas (30%); en el área técnica, predominó la investigación cualitativa (55%), utilizando estrategias de estudio de casos (50%) y técnicas de entrevista (45%) como técnicas de recolección de datos. En las discusiones, las mujeres se destacaron como las más vulnerables sobre el conflicto del WFC por el triple viaje (trabajo-familia-estudio), evidenciando la falta de apoyo institucional, la presión de las universidades de investigación para cumplir con los rankings, destacando la lagunas presentadas en los estudios.
Palabras clave:
Mots clés:


SILVA, S. L.; NASCIMENTO, I. C. S. N.; MELO, G. C. V. Conflito trabalho-família: pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre docentes no ensino superior. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 11, n. 1, 2021.
SILVA SLS; NASCIMENTO ICSNN; MELO GCVM. Conflito trabalho-família: pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre docentes no ensino superior. Perspectivas em gestão & conhecimento. 2021;11(1).
SILVA, S. L., NASCIMENTO, I. C. S. N., & MELO, G. C. V. (2021). Conflito trabalho-família: pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre docentes no ensino superior. Perspectivas em gestão & conhecimento; 11(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • AFRIANTY, W.., BURGESS, J.., ISSA, T. Family-friendly support programs and work family conflict among Indonesian higher education employees, Equality, Diversity and Inclusion: an International Journal, v. 34, n. 8 p. 726-741, 2015. https://dx.doi.org/10.1108/EDI-04-20150026  journal 
  • ALLEN, T. D. Family supportive work environments: the role of organizational perceptions, Journal of Vocational Behavior, v. 58, 3, 414-435, 2001. http://doi:10.1006/jvbe.2000.1774  journal 
  • ARMENTI, C. Women Faculty Seeking Tenure and Parenthood: Lessons from Previous Generations. Cambridge Journal of Education 34, n.1, p. 65–83. 2004. Disponível em: file:///C:/Users/slpsc/Music/FWA/artigos/37%20Armenti%202004.pdf Acesso em: 8 jun. 2020.  journal 
  • ANDRADE, A. L de.., OLIVEIRA, M. Z de.., HATFIEL, E. Conflito trabalho-família: Um estudo com brasileiros e norte-americanos. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Vitória, abr/jun, v. 17, n. 2, p.106-113, 2017. http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17382  journal 
  • BANDEIRA, E. L.., FERREIRA, V. C.., CABRAL, A. C. de A. Conflito trabalho-família: a produção científica internacional e a agenda de pesquisa nacional. REAd, Porto Alegre, v. 25, n.1, Jan/abr., p. 49-82, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.232.87660  journal 
  • BASTOS, A. V.., AGUIAR, C. V. N. Conflito trabalho-família. SIQUEIRA, M. M. M. (Coord.). Novas medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014.  book 
  • BEUREN, I. M. (Organizador). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2006.  book 
  • BIANCHIM, B. de V.., POSSER, T. G.., COSTA, V. M. F.., ALMEIDA, D. M de. Trabalho e Família: o docente frente ao conflito da interface positiva. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 19., 2019. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200759 acesso em: 14 mai 2020.  journal 
  • BRAUN, A. C.., VIERHELLER, B.., OLIVEIRA, M. Z. de. Conflito trabalho-família em executivos: uma revisão sistemática de 2009 a 2014. Revista Brasileira de Orientação Profissional jan/jun., v. 17, n. 1, p.19-30, 2016. Disponível em: Disponível em https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues and pid=1679-3390 and lng=pt and nrm=iso Acesso em: 07/06/2020. CARLOTO, M. S.., CÂMARA, S. G. Tradução, adaptação e exploração de propriedades psicométricas da Escala Interação Trabalho-Família Nijmen (SWING) em uma amostra de professores brasileiros. Estudos de Psicologia, n.19, v.3, p. 157-238, jul/set, 2014. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300006  journal 
  • CARLSON, D. S.., KACMAR, K. M.., WILLIAMS, L. J. Construction and initial validation of a multidimensional measure of work–family conflict. Journal of Vocational Behavior, n56, v.2, p. 249-76, 2000. https://doi:10.1006/jvbe.1999.1713  journal 
  • CARSON, K. D.., BEDEIAN. Career Commiment: construvtion of a measure and examination of its psychometric properties jornal of vocation behavior, n. 44, p. 237-262, 1994. https://doi.org/10.1006/jvbe.1994.1017  journal 
  • CARVALHO, C. S.., MÓNICO, L. S. M.., PINTO, V. A.., PINTO, C. A.., ALEGRE, M. I.., OLIVEIRA, D.., PARREIRA, P. M. Interferência Trabalho-Família e facilitação Trabalho-Família: estudo da invariância da medida entre sexos. Revista Psicologia: Teoria e Prática, n. 20, v. 2, p. 20-41. São Paulo, maio/ago. 2018. http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p42-63  journal 
  • CARVALHO, C.., ANDRADE, M. A síndrome de Burnout em docentes do ensino superior: o papel do conflito trabalho-família. In C. Carvalho, P. Lourenço, and C. Peralta (Orgs.), A emoção nas organizações, p. 111–136, Viseu: PsicoSoma, 2012.  book 
  • COLAIZZI, P. F. Psychological research as the phenomenologist views it. in R. S. Valle and M. King (Eds.), Existential phenomenological alternatives for psychology (pp. 48–69). New York: Oxford University Press. 1978.  book 
  • DOHERTY, Liz., MANFREDI, Simonetta. Action research to develop work-life balance in a UK university, Women in Management Review, v. 21, n. 3 p. 241-259, 2006. http://dx.doi.org/10.1108/09649420610657416  journal 
  • EDWARDS, J. R.., ROTHBARD, N. P. Mechanismslinking work and family:Clarifying the relationship between work and family constructs. Academy of Management Review, 25(1), p.  none0 
  • 178–199, 2000. https://doi.org/10.5465/amr.2000.2791609 FEIJÓ, M. R.., GOULART JUNIOR, E.., NASCIMENTO, M. J.., NASCIMENTO, N. B. Conflito Trabalhofamília: Um Estudo sobre a Temática no Âmbito Brasileiro. Pensando Famílias, v.21, n.1, p. 105-119, jul. 2017. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial and pid=1679-494X and lng=pt and nrm=iso Acesso em: 12 jun. 2020.  journal 
  • FOTHERGILL, Alice., FELTEY, Kathryn. I’ve worked hard and splept and little. Mothers on the tenure rack in academia. Journal of the association for research on mothering, v.5, v.2, p. 719, 2004. Disponível em: file:///C:/Users/slpsc/Music/FWA/aCADEMICA/30%20Feltel.pdf Acesso em., 12/06/2020. FOX, M. F.., FONSECA, C.., BAO, J. Work and family conflict in academic science: Patterns and predictors among women and men in research universities. Social Studies of Science, n. 41, v.5, p. 715-735, 2011. https://doi:10.1177/030631271141773  journal 
  • FOX, Mary Frank. Gender, Family Characteristics, and Publication Productivity among Scientists. Social Studies of Science. n. 35, v.1, p. 131-150, fev, 2005. https://doi:10.1177/0306312705046630  journal 
  • GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.  book 
  • GREENHAUS, J. H.., BEUTELL, N. J. Sources of conflict between work and family roles. Academy of Management Review, v. 10, n. 1, p. 76-88, 1985. Disponível em: http://www.jstor.com/stable/258214 acesso em: 14 mai. 2020.  journal 
  • HARDY, A.., MCDONALD, J.., GUIJT, R.., LEANE, E.., MARTIN, A.., JAMES, A.., JONES, M.., CORBAN, M.., GREEN, B. Academic parenting: work–family conflict and strategies across child age, disciplines and career level, Studies in Higher Education, v. 43, n.4, p. 625-643, 2016. https://doi.org/10.1080/03075079.2016.1185777  journal 
  • HASLAM, D. M.., SANDERS, M. R.., SOFRONOFF, K. Reducing Work and Family Conflict in Teachers: A Randomised Controlled Trial of Workplace Triple P. School Mental Health, n. 5, p.70–82, 2013. https://doi:0.1007/s12310-012-9091-z  journal 
  • HIRAKATA, P. E.., DANILUK, J. C. Swimming Upstream: The Experience of Academic Mothers of Young Children. anadian Journal of Counselling/Revue canadienne de counseling, v. 43, n.4, 283-294, 2009. file:///C:/Users/slpsc/Music/FWA/aCADEMICA/33%20Hirakata.pdf Acesso em: 16/06/2020. HOWE-WALSH, L.., TURNBULL, S. Barriers to Women Leaders in Academia: Tales from Science and Technology. Studies in Higher Education. 2014. http://doi:10.1080/03075079.2014.929102.  journal 
  • LAROCCA, P.., ROSSO, A.., SOUZA, A. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. RBPG, v. 2, n. 3, p. 118-133, mar, 2005. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2005.v2.62  journal 
  • MARCONI, Marina de Andrade., LAKATOS, metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009. Eva Maria. Fundamentos  book 
  • MISHLER, E. G. Research interviewing: Context and narrative. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1986.  book 
  • MOREIRA, M. G.., SILVA HENNING, A. A influência do conflito trabalho–família e o comprometimento com a carreira na percepção de sucesso na carreira de mulheres docentes. Revista Alcance Eletrônica, Caribe, Espanha e Portugal. v. 25, n. 2, mai./ago. 2018. http://doi:alcance.v25n2  journal 
  • NOOR, KHAIRUNNEEZAM. Work-Life Balance and Intention to Leave among Academics in Malaysian Public Higher Education Institutions. International Journal of Business and Social Science. Malaysia. v. 2 n. 11 Edição Especial, 2011. http://doi:10.30845/ijbss  none0 
  • O’MEARA, K.., CAMPBELL, C. Faculty Sense of Agency in Decisions About Work and Family. The Review Education, 34, v.3,  journal 
  • 447–76, 2011. https://doi:org/10.1353/rhe.2011.0000  none0 
  • POWELL, G.N.., GREENHAUS, J.H. Is the opposite of positive negative? Untangling the complex relationship between work‐family enrichment and conflict, Career Development International, v. 11, n. 7, p. 650-659. 2006. https://doi.org/10.1108/13620430610713508  journal 
  • QUEVEDO, L. DE B.., FLECK, C. F.., CARMO, K. L. F. do. O regime de dedicação exclusiva e a gestão do tempo: estudo de caso com docentes universitários. RECAPE - Revista de Carreira e Pessoas, p. 20-33, 2013. https://doi.org/10.20503/recape.v3i3.17673  none0 
  • RAFNSDÓTTIR, G. L.., HEIJSTRA, T. M. Balancing Work Family Life in Academia: The Power of Time. Gender, Work and Organization. 2011. https://doi:10.1111/j.1468-0432.2011.00571.x  none0 
  • REDDICK, R. J.., ROCHLEN, A. B.., GRASSO, J. R.., REILLY, E. D.., SPIKES, D. D. Academic Fathers Pursuing Tenure: A Qualitative Study of Work-Family Conflict, Coping Strategies, and Departmental Culture. Psychology of Men and Masculinity, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2012. https://doi:10.1037/a0023206  journal 
  • SANTOS, G. G.., CARDOSO, C. C. Work-family culture in academia: a gendered view of workfamily conflict and coping strategies. NEGE Management Research Unit, University of Minho, Braga, Portugal, p. 442-457, janeiro, 2016. https://doi.org/10.1108/02683940810861356  book 
  • TAKAHASHI, A. R. W.., LOURENÇO, M. L.., SANDERAND, J. A.., SOUZA, C. P. da S. Competence development and work-family conflict Professors and gender. Genderin Management: An International Journal, v. 29, n. 4, p. 210-228. 2014. http://dx.doi.org/10.1108/GM-12-20120100  journal 
  • TAKAHASHI, A. R. W.., LOURENÇO, M. L.., SANDERAND, J. A.., SOUZA, C. P. E agora, José?”: intraempreendedorismo, desenvolvimento de competências empreendedoras e conflito trabalho-família em professores de programas de mestrado e doutorado em administração. Book of Proceedings: Tourism and Management Studies International, Conference Algarve Portugal, v. 4, p.1208 - 1219, 2012.  journal 
  • THEÓPHILO, C. R.., IUDÍCIBUS, S. Uma análise crítico-epistemológica da produção científica em contabilidade no Brasil. UnB Contábil, v. 8, n. 2, p. 145-175, 2005.  journal 
  • VILELA, Nágila Giovanna Silva. Conflito Trabalho-Família: uma Revisão Sistemática da Produção Científica Nacional. Revista Liceu On-line, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 27-49, jan./jun. 2018. Disponível em: https://liceu.fecap.br/LICEU_ON-LINE/article/view/1434/877 acesso em: 16 abr. 2020.  journal 
  • VILELA, N. G. S.., LOURENÇO, M. L.., KAI, F. O.., ÁVILA, L. K. M. Panorama da produção acadêmica internacional sobre conflito trabalho-família. Revista Adm. FACES Journal, Belo Horizonte v. 17 n. 3 p. 64-83 jul./set. 2018. https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N3ART5665  book 
  • VILELA, Nágila Giovanna Silva. LOURENÇO, Mariane Lemos. Conflito trabalho-família, políticas de apoio à família e gênero: um panorama do atual cenário de estudos. Revista Eletrônica de Administração e Turismo  none0 
  • (REAT). 6, 11, jul/dez, http://dx.doi.org/10.15210/reat.v11i6.12498  none0 
  • WENDEL, L. E. W.., WARD, K. Academic life and motherhood: variations by institutional type. Higher Education, n. 52, p.487–521, 2006. https://Doi:10.1007/s10734-005-0364-4  journal 
  • WILLIAMS, J. C. HITTING. the maternal wall. Academe, n. 90, v.6, p.16–20. 2004. Disponível https://pdfs.semanticscholar.org/d783/3a0f2ed908d5ef890169067523398f7efe52.pdf acesso em 11 jul. 2020.  journal 
  • WOLFINGER, N.., M. MASON.., GOLDEN, M. Problems in the Pipeline: Gender, Marriage, and Fertility in the Ivory Tower. The Journal of Higher Education. n.79, v. 4, P. 388–405. 2008. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/25144681?seq=1 and cid=pdf-reference acesso em: 14 jul. 2020.  journal 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2021-05-03: 159479
hasAuthorSergio Luiz Silva: (159493)
hasAuthorItalo Carlos Soares do Nascimento Nascimento: (159494)
hasAuthorGeison Calyo Varela de Melo: (159495)
hasPageEnd143: 994
hasPageStart118: 1590
hasSectionOfRelato de Pesquisa | Research Article: 761
hasSectionOfRelato de experiência: 75
wasPublicationInDate2021-05-03: (271751)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasFileStorage_repository/00/15/94/92/work_00159492#00000.pdf: (335539)
isPartOfSourcePerspectivas em gestão & conhecimento: 756
hasIssueOfISSUE:JNL:00059-2021-11-1: 159480
hasAbstractEste trabalho tem como objetivo analisar como se caracterizam as pesquisas que tratam do conflito trabalho-família relacionadas aos docentes de nível superior em periódicos nacionais e internacionais. a pesquisa classifica-se como descritiva e qualitativa, tendo como procedimento técnico a revisão sistemática, com uma amostra final de 20 artigos sobre o work-family conflict (wfc). a análise se deu através de quatro polos: no polo epistemológico, os resultados demonstram que quanto aos objetivos, destacam-se os compreensivos (30%) e avaliativos (30%); no polo teórico, foram verificadas as abordagens teóricas de greenhaus e beutell (1985) com 55% e as temáticas que destacaram-se foram a maternidade (30%) e percepção entre gênero (20%); no polo metodológico, predominaram as pesquisas fenomenológicas hermenêuticas (35%) e positivistas (30%); no polo técnico, prevaleceram as pesquisas qualitativas (55%), tendo como estratégias utilizadas o estudo de caso (50%) e como técnica de coleta de dados a entrevista (45%). destacaram-se nas discussões, as mulheres como as mais vulneráveis sobre o conflito wfc pela tríplice jornada (trabalho-família-estudo), evidenciando a falta de apoio institucional, as pressões das universidades de pesquisa para atender aos rankings, ressaltando-se ainda as lacunas apresentadas nos estudos.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/54773
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/54773: 0
hasRegisterId10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.54773: 0
hasSourcePerspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 11, n. 1 (2021); 118-143: 0
hasSource2236-417X: 0
hasTitleConflito trabalho-família: pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre docentes no ensino superior: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/54773
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/54773/33326
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/54773#00059: 0
hasDOI10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.54773
Classe: Article