Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2021-05-03: 159479 |
hasAuthor | Sergio Luiz Silva: (159493) |
hasAuthor | Italo Carlos Soares do Nascimento Nascimento: (159494) |
hasAuthor | Geison Calyo Varela de Melo: (159495) |
hasPageEnd | 143: 994 |
hasPageStart | 118: 1590 |
hasSectionOf | Relato de Pesquisa | Research Article: 761 |
hasSectionOf | Relato de experiência: 75 |
wasPublicationInDate | 2021-05-03: (271751) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
hasFileStorage | _repository/00/15/94/92/work_00159492#00000.pdf: (335539) |
isPartOfSource | Perspectivas em gestão & conhecimento: 756 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00059-2021-11-1: 159480 |
hasAbstract | Este trabalho tem como objetivo analisar como se caracterizam as pesquisas que tratam do conflito trabalho-família relacionadas aos docentes de nível superior em periódicos nacionais e internacionais. a pesquisa classifica-se como descritiva e qualitativa, tendo como procedimento técnico a revisão sistemática, com uma amostra final de 20 artigos sobre o work-family conflict (wfc). a análise se deu através de quatro polos: no polo epistemológico, os resultados demonstram que quanto aos objetivos, destacam-se os compreensivos (30%) e avaliativos (30%); no polo teórico, foram verificadas as abordagens teóricas de greenhaus e beutell (1985) com 55% e as temáticas que destacaram-se foram a maternidade (30%) e percepção entre gênero (20%); no polo metodológico, predominaram as pesquisas fenomenológicas hermenêuticas (35%) e positivistas (30%); no polo técnico, prevaleceram as pesquisas qualitativas (55%), tendo como estratégias utilizadas o estudo de caso (50%) e como técnica de coleta de dados a entrevista (45%). destacaram-se nas discussões, as mulheres como as mais vulneráveis sobre o conflito wfc pela tríplice jornada (trabalho-família-estudo), evidenciando a falta de apoio institucional, as pressões das universidades de pesquisa para atender aos rankings, ressaltando-se ainda as lacunas apresentadas nos estudos.: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufpb.br:article/54773 |
hasRegisterId | https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/54773: 0 |
hasRegisterId | 10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.54773: 0 |
hasSource | Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 11, n. 1 (2021); 118-143: 0 |
hasSource | 2236-417X: 0 |
hasTitle | Conflito trabalho-família: pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre docentes no ensino superior: 0 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/54773 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/54773/33326 |
prefLabel | oai:periodicos.ufpb.br:article/54773#00059: 0 |
hasDOI | 10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.54773 |