Information Literacy in Vocational Education and Training: assessment of students from a technical course integrated to High School
[Liinc em Revista; Vol. 17 No. 1 (2021): Infodemic and Our Future; e5537]
Competência em Informação na Educação Profissional: avaliação de estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio

Information Literacy in Vocational Education and Training: assessment of students from a technical course integrated to High School

Resumo: A avaliação da competência em informação é um instrumento essencial e se utiliza de padrões, modelos e indicadores para ser realizada com sucesso. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica, autores como Santos (2017) e Oliveira e Silva (2018) apontam a validade dos Padrões de Competência em Informação da ACRL (2000) para a avaliação da competência em informação de futuros trabalhadores. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a aquisição de Competência em Informação de estudantes concludentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Utilizou um questionário de múltipla escolha orientado pela Matriz Conceitual de Oliveira e Silva (2020) aplicado a estudantes concludentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Identificou-se que os estudantes acreditam que a informação molda aspectos do cotidiano, do trabalho e da educação, e que possuem habilidades específicas para a identificação das necessidades de informação, para o acesso, a avaliação e o uso da informação, e para a compreensão das questões que cercam a informação. Conclui-se que o coletivo de estudantes possui habilidades informacionais desenvolvidas, entretanto que precisam de uma formação mais adequada para entender como a informação é produzida e identificar informações enviesadas (como fake news). Considera-se também a necessidade de se criar indicadores para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil alinhados aos avanços nos estudos sobre Competência em Informação

Palavras-chave: Competência em Informação. Educação Profissional. Avaliação da Competência em Informação.



Abstract: The information literacy assessment is an essential instrument and uses standards, models and indicators to be successfully done. In Vocational Education and Training, authors like Santos (2017) and Oliveira and Silva (2018) affirms the validity of ACRL’s Information Literacy Competency Standards in the assessment of the future workers’ information literacy. In this context, this work aims assess the acquisition of Information Literacy of students graduating a technical course integrated to high school. It used a questionnaire with multiple choice questions oriented by the Conceptual Framework Oliveira e Silva (2020), applied to the group intended. It identified that the students believe in the fact that information is present in all aspects of the live and that them have specific abilities to identify their information needs, access, evaluate and use information, and comprehend the issues which surround information. It concludes that the students have good information skills, but that they need to access an education that introduce them to understand how information is produced and identify fake news. It also considers the need to create indicators which must be specifically applied to Vocational Education and Training in Brazil and in according to the Information Literacy studies

Keywords: Information Literacy. Vocational Education and Training. Information Literacy Assessment.



Como citar
SILVA, C. R. S.; TEIXEIRA, T. M. C. Competência em informação na educação profissional: avaliação de estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio. Liinc em revista, v. 17, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i1.5537 Acesso em: 03 out. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
15
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorCompetência em Informação na Educação Profissional: avaliação de estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio
SILVA, Carlos Robson Souza da; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho
Liinc em revista, v. 17, 2021. () (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5537 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v17i1.5537 (pt-BR) 3
TitleCompetência em Informação na Educação Profissional: avaliação de estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio (pt-BR) 3
TitleInformation Literacy in Vocational Education and Training: assessment of students from a technical course integrated to High School (en) 3
AuthorSILVA, Carlos Robson Souza da (pt-BR) 1
AuthorTEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5537/5263 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, v. 17, 2021. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2021-04-28 (pt-BR) 1
hasAbstractA avaliação da competência em informação é um instrumento essencial e se utiliza de padrões, modelos e indicadores para ser realizada com sucesso. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica, autores como Santos (2017) e Oliveira e Silva (2018) apontam a validade dos Padrões de Competência em Informação da ACRL (2000) para a avaliação da competência em informação de futuros trabalhadores. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a aquisição de Competência em Informação de estudantes concludentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Utilizou um questionário de múltipla escolha orientado pela Matriz Conceitual de Oliveira e Silva (2020) aplicado a estudantes concludentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Identificou-se que os estudantes acreditam que a informação molda aspectos do cotidiano, do trabalho e da educação, e que possuem habilidades específicas para a identificação das necessidades de informação, para o acesso, a avaliação e o uso da informação, e para a compreensão das questões que cercam a informação. Conclui-se que o coletivo de estudantes possui habilidades informacionais desenvolvidas, entretanto que precisam de uma formação mais adequada para entender como a informação é produzida e identificar informações enviesadas (como fake news). Considera-se também a necessidade de se criar indicadores para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil alinhados aos avanços nos estudos sobre Competência em Informação (pt-BR) 3
hasAbstractThe information literacy assessment is an essential instrument and uses standards, models and indicators to be successfully done. In Vocational Education and Training, authors like Santos (2017) and Oliveira and Silva (2018) affirms the validity of ACRL’s Information Literacy Competency Standards in the assessment of the future workers’ information literacy. In this context, this work aims assess the acquisition of Information Literacy of students graduating a technical course integrated to high school. It used a questionnaire with multiple choice questions oriented by the Conceptual Framework Oliveira e Silva (2020), applied to the group intended. It identified that the students believe in the fact that information is present in all aspects of the live and that them have specific abilities to identify their information needs, access, evaluate and use information, and comprehend the issues which surround information. It concludes that the students have good information skills, but that they need to access an education that introduce them to understand how information is produced and identify fake news. It also considers the need to create indicators which must be specifically applied to Vocational Education and Training in Brazil and in according to the Information Literacy studies (en) 3
hasFileStorage_repository/708/2021/06/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5537#00051.pdf () 1
hasIdCompetência em Informação na Educação Profissional: avaliação de estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio
SILVA, Carlos Robson Souza da; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho
Liinc em revista, v. 17, 2021. () () 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 17 No. 1 (2021): Infodemic and Our Future; e5537 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; v. 17 n. 1 (2021): Infodemia e o Nosso Futuro; e5537 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 17 Núm. 1 (2021): Infodemia e o Nosso Futuro; e5537 (es-ES) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaCompetência em Informação (pt-BR) 1
ThemaEducação Profissional (pt-BR) 1
ThemaAvaliação da Competência em Informação (pt-BR) 1
ThemaInformation Literacy (en) 1
ThemaVocational Education and Training (en) 1
ThemaInformation Literacy Assessment (en) 1