Usando classdojo para motivar a participação de crianças nas aulas online de inglês durante a pandemia do Covid-19: um estudo de caso | AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 10, n. 2, 2021 | 2021 - Brapci
AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 10, n. 2, 2021

Usando classdojo para motivar a participação de crianças nas aulas online de inglês durante a pandemia do Covid-19: um estudo de caso

Using classdojo to motivate kids participation in the efl online classes during the Covid-19 pandemic: a case study

Resumo: Introdução: A pandemia da COVID-19 mudou a forma como as aulas eram ministradas em todo o mundo. Os professores equatorianos foram obrigados a implementar aulas de forma síncrona e assíncrona. Consequentemente, todo o conteúdo foi adaptado para este novo tipo de aula. Por outro lado, os alunos, apresentam cansaço durante as aulas, desmotivação para aprender e infelicidade com a nova modalidade. Estudos têm demonstrado as vantagens do Computer Assisted Language Learning (CALL) para motivar os alunos. Método: Este estudo de caso teve como objetivo investigar a eficiência do ClassDojo para motivar a participação de alunos equatorianos durante as aulas online de inglês. Uma amostra de 29 alunos do sexto ano de uma escola particular, com idades entre 9 e 11 anos, participou desta pesquisa. Os dados foram coletados durante quatro meses de aulas (agosto a novembro de 2020) por meio de provas (pré e pós), entrevista e diário do professor. Resultados: Após a implementação do aplicativo, os participantes apresentaram diferença significativa entre o pré-teste (M = 2,03, DP = 1,26) e o pós-teste (M = 7,28, DP = 1,69) com p = 0,00 e d de Cohen = 3,52. Os resultados recolhidos do pré e pós-teste revelaram que o ClassDojo motivou a participação dos alunos nas aulas. Os resultados da entrevista mostraram as opiniões positivas dos alunos sobre o uso do ClassDojo. Conclusões: Este aplicativo permitiu aos participantes aprender, interagir e se divertir ao mesmo tempo. Esta pesquisa é dirigida a professores que têm aulas online e desejam aumentar a participação dos alunos.
Palavras-chave: Educação Método e técnica de ensino Participação no aula Motivação Aula online Métodos e técnicas de ensino Classdojo Participação nas aulas Aulas online Covid-19
Abstract: Introduction: covid-19 pandemic has changed the way the classes were conducted worldwide. ecuadorian teachers were required to implement synchronously and asynchronously classes. consequently, all the content was adapted to this new type of class. on the other hand, students have presented tiredness during classes, demotivation to learn, and unhappiness with this new modality. studies have demonstrated the advantages of computer assisted language learning (call) to motivate learners. method: this case study aimed to investigate the efficiency of classdojo to motivate ecuadorian students´ participation during the english online classes. a sample of 29 sixth-graders from a private school, ranging from 9 to 11 years old, participated in this research. the data were collected during four months of classes (august to november 2020) through tests (pre and post), interview, and teacher´s journal. results: after the implementation of the app, the participants presented a significant difference between the pre-test (m= 2.03, sd= 1.26) and post-test (m= 7.28, sd= 1.69) with a p = 0.00 and cohen’s d=3.52. the results gathered from the pre and post-test revealed that classdojo motivated students´ participation in class. results from the interview showed students´ positive opinions on the use of classdojo. conclusions: this app allowed participants to learn, interact, and have fun at the same time. this research is addressed to teachers who have online classes and want to increase learners´ participation.
Keywords: Education Teaching methods and techniques Classdojo Class participation Motivation Online classes Covid-19
Palabras clave: Covid-19
Mots clés:


SANTOS, J. C.; RUIZ, M. C. V. Usando classdojo para motivar a participação de crianças nas aulas online de inglês durante a pandemia do covid-19: um estudo de caso. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 10, n. 2, 2021.
SANTOS JCS; RUIZ MCVR. Usando classdojo para motivar a participação de crianças nas aulas online de inglês durante a pandemia do covid-19: um estudo de caso. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento. 2021;10(2).
SANTOS, J. C., & RUIZ, M. C. V. (2021). Usando classdojo para motivar a participação de crianças nas aulas online de inglês durante a pandemia do covid-19: um estudo de caso. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento; 10(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2021-05-17: 159615
hasAuthorJardel Coutinho dos Santos: (159626)
hasAuthorMayra Carolina Vélez Ruiz: (159627)
hasFileStorage_repository/00/15/96/20/work_00159620#00000.pdf: (160233)
hasPageEnd65: 950
hasPageStart58: 1141
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectMétodo e técnica de ensino: 15099
hasSubjectParticipação no aula: 159624
hasSubjectMotivação: 317684
hasSubjectAula online: 159625
hasSubjectMétodos e técnicas de ensino: 269789
hasSubjectClassdojo: 269991
hasSubjectParticipação nas aulas: 269992
hasSubjectAulas online: 269993
hasSubjectCovid-19: 234442
wasPublicationInDate2021-05-17: (259545)
hasLanguageExpressionen: (232773)
hasLicenseRESERVED: (249275)
hasLicenseHTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0: (232768)
isPartOfSourceAtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento: 100
hasIssueOfISSUE:JNL:00006-2021-10-2: 158711
hasAbstractIntrodução: A pandemia da COVID-19 mudou a forma como as aulas eram ministradas em todo o mundo. Os professores equatorianos foram obrigados a implementar aulas de forma síncrona e assíncrona. Consequentemente, todo o conteúdo foi adaptado para este novo tipo de aula. Por outro lado, os alunos, apresentam cansaço durante as aulas, desmotivação para aprender e infelicidade com a nova modalidade. Estudos têm demonstrado as vantagens do Computer Assisted Language Learning (CALL) para motivar os alunos. Método: Este estudo de caso teve como objetivo investigar a eficiência do ClassDojo para motivar a participação de alunos equatorianos durante as aulas online de inglês. Uma amostra de 29 alunos do sexto ano de uma escola particular, com idades entre 9 e 11 anos, participou desta pesquisa. Os dados foram coletados durante quatro meses de aulas (agosto a novembro de 2020) por meio de provas (pré e pós), entrevista e diário do professor. Resultados: Após a implementação do aplicativo, os participantes apresentaram diferença significativa entre o pré-teste (M = 2,03, DP = 1,26) e o pós-teste (M = 7,28, DP = 1,69) com p = 0,00 e d de Cohen = 3,52. Os resultados recolhidos do pré e pós-teste revelaram que o ClassDojo motivou a participação dos alunos nas aulas. Os resultados da entrevista mostraram as opiniões positivas dos alunos sobre o uso do ClassDojo. Conclusões: Este aplicativo permitiu aos participantes aprender, interagir e se divertir ao mesmo tempo. Esta pesquisa é dirigida a professores que têm aulas online e desejam aumentar a participação dos alunos.: 0
hasIDoai:revistas.ufpr.br:article/78711
hasRegisterIdhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78711: 0
hasRegisterId10.5380/atoz.v10i2.78711: 0
hasSource10.5380/atoz.v10i2
hasTitleUsando classdojo para motivar a participação de crianças nas aulas online de inglês durante a pandemia do Covid-19: um estudo de caso: 0
hasUrlhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78711
hasUrlhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78711/43717
prefLabelOai:revistas.ufpr.br:article/78711#00006: 0
hasDOI10.5380/atoz.v10i2.78711
Classe: Article