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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2021-06-04: 160531 |
hasAuthor | Rafael Gonçalves Dias: (91091) |
hasAuthor | Célia da Consolação Dias: (7646) |
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hasSectionOf | Artigo Original: 126 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Ciência da informação: 237157 |
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hasSubject | Comunicação científica: 322956 |
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wasPublicationInDate | 2021-06-04: (268877) |
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isPartOfSource | Ciência da informação em revista: 535 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:33:2021-8-1: (301844) |
hasAbstract | Devido a pandemia provocada pelo surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) causador da COVID-19, as atividades de ensino pesquisa, extensão foram inicialmente suspensas e posteriormente ajustadas ao formato remoto. Dentre todas as atividades desenvolvidas nas universidades, destacam-se as mudanças na realização das defesas de teses e de dissertações, em que são apresentados os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação, a partir de 2020. Isso gerou a necessidade de programas de pós-graduação se adaptarem a essa realidade momentânea para continuarem suas atividades por meio de soluções tecnológicas de informação, de forma remota e com a presença virtual da banca. Nesse cenário, este estudo tem por objetivo apresentar as ações implementadas pelos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no período da pandemia, para a realização das sessões de defesas de teses e de dissertações por videoconferência, visando destacar os benefícios dessa prática no contexto da comunicação científica. Para tanto, como técnica de coleta de dados, optou-se por realizar uma pesquisa documental através de consulta a sites de departamentos de pós-graduação da UFMG e uma coleta de dados com uso de questionário online para identificar informações sobre a realização das sessões de defesas. Os participantes da pesquisa compreenderam 34 programas de pós-graduação com notas 6 e 7, selecionados na plataforma SUCUPIRA e que foram posteriormente analisados. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos programas divulga agenda de defesas online por videoconferência, sendo que em alguns casos, aberto ao público em geral. Tem-se utilizado aplicativos como Zoom, Microsoft Teams, Google Meet e YouTube. Porém, não foram localizados registros de que esses materiais audiovisuais tenham sido armazenados em qualquer tipo de sistema, levando-se a refletir sobre ações de disponibilização e preservação dessas gravações.: 0 |
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hasSource | Ciência da Informação em Revista; v. 8, n. 1 (2021); 43-62: 0 |
hasSource | 2358-0763: 0 |
hasTitle | Uso de videoconferência para defesas de teses e dissertações na ufmg em tempos de Covid-19: 0 |
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prefLabel | oai:www.seer.ufal.br:article/11297#00033: 0 |
hasDOI | 10.28998/cirev.2021v8n1c |
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