Elaboração de resumos documentários: uma experiência didática | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 6, n. 2, 2019 | 2019 - Brapci
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 6, n. 2, 2019

Elaboração de resumos documentários: uma experiência didática

Resumo: Analisa os resultados da experiência didática realizada na disciplina de Introdução à Análise Documentária com o objetivo de demonstrar a partir da experiência, que a formação do bibliotecário o torna qualificado para a redação de resumos documentários, mesmo que este não seja especialista na área de conhecimento do texto. Foram realizados levantamentos bibliográficos sobre a temática da pesquisa, e como parte aplicada foram selecionados textos disponíveis da base Scientific Electronic Library Online (SciELO), para que os alunos realizassem a leitura documentária, analisassem criticamente e posteriormente, reescrevessem o resumo, levando em consideração os conteúdos expostos em sala de aula. Á título de exemplificação do que foi realizado em sala de aula é exposto por meio de tabela comparativa diferenças entre o resumo realizado pelo(s) autor(es) do artigo e os elaborados pelo grupo de alunos. Muito embora os autores sejam especialistas no conteúdo do texto, nem sempre conseguem realizar um resumo adequado devido à falta de domínio das metodologias e operações do resumo. O profissional bibliotecário embora não seja especialista na área do conhecimento do texto, possui habilidades técnicas para realizar um resumo documentário fidedigno e representativo do documento original possibilitando acesso à informação.
Palavras-chave: S assuntos resumo documentário Análise documentária Leitura documentária Experiência prática Organização do conhecimento
Abstract: Analyzes results of the didactic experience realized in the Introduction to Documentary Analysis course with the objective of to demonstrate from the experience, that the education of the librarian makes him qualified to write documentary abstracts, even if he is not an expert in the area of ​​text knowledge. Bibliographic surveys were conducted on the research theme, and as an applied part, texts available from the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database were selected so that the students could read the documentary, critically analyze and later rewrite the abstract, taking into account consideration the contents exposed in the classroom. As an example of what was done in the classroom comparative tables show differences between the abstract prepared by the author (s) of the article and those prepared by the group of students. Although the authors are experts in the content of the text, they are not always able to perform an adequate abstract due to lack of mastery of abstract`s methodologies and operations. Although not a specialist in the field of text knowledge, the librarian has the technical skills to produce a reliable and representative documentary abstract of the original document enabling access to information.
Keywords: knowledge organization
Mots clés:


MAIMONE, G. D.; SILVA, C. H. B. Elaboração de resumos documentários: uma experiência didática. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 6, n. 2, 2019.
MAIMONE GDM; SILVA CHBS. Elaboração de resumos documentários: uma experiência didática. Revista brasileira de educação em ciência da informação. 2019;6(2).
MAIMONE, G. D., & SILVA, C. H. B. (2019). Elaboração de resumos documentários: uma experiência didática. Revista brasileira de educação em ciência da informação; 6(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-08-12: 145572
hasAuthorGiovana Deliberali Maimone: (6248)
hasAuthorCarlos Henrique Barreto da Silva: (160693)
hasFileStorage_repository/00/16/06/90/work_00160690#00000.pdf: (206038)
hasPageEnd81: 660
hasPageStart67: 1383
hasSectionOfRelato de experiência: 75
hasSubjectS assuntos resumo documentário: 160691
hasSubjectAnálise documentária: 276163
hasSubjectLeitura documentária: 171734
hasSubjectExperiência prática: 286723
hasSubjectOrganização do conhecimento: 261537
wasPublicationInDate2020-08-12: (253006)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceRevista Brasileira de Educação em Ciência da Informação: 778
hasIssueOfISSUE:JNL:00061-2019-6-2: 160682
hasAbstractAnalisa os resultados da experiência didática realizada na disciplina de Introdução à Análise Documentária com o objetivo de demonstrar a partir da experiência, que a formação do bibliotecário o torna qualificado para a redação de resumos documentários, mesmo que este não seja especialista na área de conhecimento do texto. Foram realizados levantamentos bibliográficos sobre a temática da pesquisa, e como parte aplicada foram selecionados textos disponíveis da base Scientific Electronic Library Online (SciELO), para que os alunos realizassem a leitura documentária, analisassem criticamente e posteriormente, reescrevessem o resumo, levando em consideração os conteúdos expostos em sala de aula. Á título de exemplificação do que foi realizado em sala de aula é exposto por meio de tabela comparativa diferenças entre o resumo realizado pelo(s) autor(es) do artigo e os elaborados pelo grupo de alunos. Muito embora os autores sejam especialistas no conteúdo do texto, nem sempre conseguem realizar um resumo adequado devido à falta de domínio das metodologias e operações do resumo. O profissional bibliotecário embora não seja especialista na área do conhecimento do texto, possui habilidades técnicas para realizar um resumo documentário fidedigno e representativo do documento original possibilitando acesso à informação.: 0
hasIDoai:ojs.abecin.emnuvens.com.br:article/179
hasIDoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/179
hasRegisterIdhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/179: 0
hasRegisterId10.24208/rebecin.v6i2.179: 0
hasSource2358-3193
hasTitleElaboração de resumos documentários: uma experiência didática: 0
hasUrlhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/179
hasUrlhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/179/181
prefLabelOai:ojs.abecin.emnuvens.com.br:article/179#00061: 0
hasDOI10.24208/rebecin.v6i2.179
Classe: Article