Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do curso de especialização em letramento informacional da universidade federal de goiás para a ampliação da prática profissional | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 7, n. 2, 2020 | 2020 - Brapci
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 7, n. 2, 2020

Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do curso de especialização em letramento informacional da universidade federal de goiás para a ampliação da prática profissional

Resumo: Professores e bibliotecários são agentes formadores de indivíduos letrados em informação no contexto escolar e como tal carecem de formação continuada para a ampliação das suas práticas pedagógicas. nesse sentido, a universidade federal de goiás oferta o curso de especialização em letramento informacional: educação para informação a fim de minimizar a lacuna na formação desses profissionais. o propósito desta pesquisa consistiu em identificar a ampliação do conceito de letramento informacional bem como ampliação e melhoria das práticas pedagógicas e/ou profissionais dos participantes do curso. justificou-se por buscar compreender como os diferentes tipos de profissionais aplicam o letramento nas suas práticas profissionais após a conclusão do curso. apresenta fundamentação teórica em letramento informacional por meio da releitura de autores como gasque e campello, que se dedicam à pesquisa nessa área do conhecimento. para tanto, a pesquisa foi realizada a partir de análise documental sobre o curso e aplicação de questionário aos alunos concluintes. desse modo, os resultados indicam que houve ampliação nas práticas pedagógicas da grande maioria dos participantes, principalmente no que se refere a práticas de pesquisa. o que permite concluir que o curso é uma proposta promissora para a formação de profissionais, principalmente na área da educação, com competências informacionais que os tornam capazes de formar indivíduos letrados.
Palavras-chave: Letramento informacional Formação continuada Prática profissional Curso de biblioteconomia
Abstract: Teachers and librarians are training agents for individuals literate in information in the education context and as such they need continued training to expand their pedagogical practices. The Federal University of Goiás offers the Specialization Course in Information Literacy: education for information in order to minimize the gap in the training of these professionals. The purpose of this research was to identify the expansion of the concept of information literacy as well as the expansion and improvement of the pedagogical and / or professional practices of the course participants. It was justified by seeking to understand how different types of professionals apply literacy in their professional practices after completing the course. It presents a theoretical foundation in information literacy through the re-reading of authors such as Gasque e Campello, which dedicated to research in this area of ​​knowledge. To this end, the research was carried out based on documentary analysis of the course and the application of a questionnaire to graduating students. Thus, the results indicate that there was an expansion in the pedagogical practices of the vast majority of participants, mainly with regard to research practices. Which allows us to conclude that the course is a promising proposal for the training of professionals, especially in the area of ​​education, with informational skills that make them capable of training literate individuals.
Keywords: Information literacy
Mots clés:


SANTOS, A. P.; CAVALCANTI, L. A. B. Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do curso de especialização em letramento informacional da universidade federal de goiás para a ampliação da prática profissional. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 7, n. 2, 2020.
SANTOS APS; CAVALCANTI LABC. Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do curso de especialização em letramento informacional da universidade federal de goiás para a ampliação da prática profissional. Revista brasileira de educação em ciência da informação. 2020;7(2).
SANTOS, A. P., & CAVALCANTI, L. A. B. (2020). Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do curso de especialização em letramento informacional da universidade federal de goiás para a ampliação da prática profissional. Revista brasileira de educação em ciência da informação; 7(2).
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