Science and Health Education and tackling disinfomedia: a report of critical experiences in online education
[Liinc em Revista; Vol. 17 No. 1 (2021): Infodemic and Our Future; e5720]
A Educação em Ciências e Saúde e o enfrentamento à desinfodemia: um relato de experiências críticas no ensino online

Science and Health Education and tackling disinfomedia: a report of critical experiences in online education

Resumo:  Os desafios e as dificuldades impostas pelo novo coronavírus, demanda a reflexão sobre os seus impactos na prática de ensino, principalmente pelo fato das atividades de ensino/aprendizagem dividirem as mesmas telas destinadas às atividades de entretenimento, formação e trabalho, onde também circula a desinformação. O surto de Covid-19 e a resposta a ele vêm sendo acompanhada pelo excesso de informações, algumas precisas e outras não, conhecida como infodemia. Neste cenário, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência, no campo da Educação em Saúde, nas práticas adotadas em duas atividades de ensino remoto, com o uso de diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), considerando elementos das reflexões sobre educação de Paulo Freire. A primeira foi o curso de extensão “Fake News faz mal à saúde? Reflexões sobre o consumo de informações em tempos de pandemia”, oferecido pelo Instituto Nutes/UFRJ. Posteriormente, relata-se a experiência com a disciplina “Planejamento Curricular e de Ensino na Área de Saúde” do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/Nutes), oferecida de forma obrigatória para discentes de Mestrado de Doutorado da Faculdade de Medicina da UFRJ. Na conclusão, são tratadas algumas questões que essas experiências suscitaram, como a importância do desenvolvimento de abordagem crítica que considere a interação entre sujeitos que se situam no mundo e atuam como profissionais da saúde e da educação em busca do envolvimento dos discentes, visando o enfrentamento do desafio que representa a desinformação. 

Palavras-chave: Formação Superior em Saúde. Ensino de Ciência. Ensino Remoto. Tecnologia de Informação e Comunicação. Desinformação.



Abstract: The challenges and difficulties imposed by the new coronavirus, demands reflection on its impacts on teaching practice, mainly due to the fact that teaching/learning activities share the same screens destined to entertainment, training and work activities, where disinformation also circulates. The Covid-19 outbreak and the response to it have been accompanied by an excess of information, some accurate and others not, known as infodemia. In this scenario, the objective of this article was to report the experience, in the field of Health Education, in the practices adopted in two remote teaching activities, with the use of different Information and Communication Technologies (ICT), considering elements of the reflections on education of Paulo Freire. The first was the extension course “Fake News is bad for your health? Reflections on the consumption of information in times of a pandemic ”, offered by the Instituto Nutes/UFRJ. After, the experience with the discipline “Curricular Planning and Teaching in the Health Area” of the Graduate Program in Science and Health Education (PPGECS / Nutes) is reported, which is compulsory offered to Master and Doctoral students of the Faculty of Medicine at UFRJ. In conclusion, some issues raised by these experiences are dealt with, such as the importance of developing a critical approach that considers the interaction between subjects who are located in the world and act as health and education professionals in search of the involvement of students, aiming at coping of the challenge that disinformation represents

Keywords: Higher Education in Health. Science Education. Remote Learning. Information and Communication Technologies. Disinformation.



Como citar
CORDEIRO, J. D. R.; FONSECA, A. B.; LESSA, L. R.; LIMA, A. G. I.; NOBILE, M. A educação em ciências e saúde e o enfrentamento à desinfodemia: um relato de experiências críticas no ensino online. , . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/160977. Acesso em: 28 nov. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
23
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorA Educação em Ciências e Saúde e o enfrentamento à desinfodemia: um relato de experiências críticas no ensino online
CORDEIRO, Juliana Dias Rovari; FONSECA, Alexandre Brasil; LESSA, Luciana Rodrigues; LIMA, Aline Guarany Ignacio; NOBILE, Myrla
Liinc em revista, , . () (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5720 (pt-BR) 3
TitleA Educação em Ciências e Saúde e o enfrentamento à desinfodemia: um relato de experiências críticas no ensino online (pt-BR) 3
TitleScience and Health Education and tackling disinfomedia: a report of critical experiences in online education (en) 3
PublishedLiinc em revista, v. 17, 2021. (pt-BR) 2
AuthorCORDEIRO, Juliana Dias Rovari (pt-BR) 1
AuthorFONSECA, Alexandre Brasil (pt-BR) 1
AuthorLESSA, Luciana Rodrigues (pt-BR) 1
AuthorLIMA, Aline Guarany Ignacio (pt-BR) 1
AuthorNOBILE, Myrla (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/5720/5289 (pt-BR) 3
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2021-06-21 (pt-BR) 1
hasAbstract Os desafios e as dificuldades impostas pelo novo coronavírus, demanda a reflexão sobre os seus impactos na prática de ensino, principalmente pelo fato das atividades de ensino/aprendizagem dividirem as mesmas telas destinadas às atividades de entretenimento, formação e trabalho, onde também circula a desinformação. O surto de Covid-19 e a resposta a ele vêm sendo acompanhada pelo excesso de informações, algumas precisas e outras não, conhecida como infodemia. Neste cenário, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência, no campo da Educação em Saúde, nas práticas adotadas em duas atividades de ensino remoto, com o uso de diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), considerando elementos das reflexões sobre educação de Paulo Freire. A primeira foi o curso de extensão “Fake News faz mal à saúde? Reflexões sobre o consumo de informações em tempos de pandemia”, oferecido pelo Instituto Nutes/UFRJ. Posteriormente, relata-se a experiência com a disciplina “Planejamento Curricular e de Ensino na Área de Saúde” do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/Nutes), oferecida de forma obrigatória para discentes de Mestrado de Doutorado da Faculdade de Medicina da UFRJ. Na conclusão, são tratadas algumas questões que essas experiências suscitaram, como a importância do desenvolvimento de abordagem crítica que considere a interação entre sujeitos que se situam no mundo e atuam como profissionais da saúde e da educação em busca do envolvimento dos discentes, visando o enfrentamento do desafio que representa a desinformação.  (pt-BR) 3
hasAbstractThe challenges and difficulties imposed by the new coronavirus, demands reflection on its impacts on teaching practice, mainly due to the fact that teaching/learning activities share the same screens destined to entertainment, training and work activities, where disinformation also circulates. The Covid-19 outbreak and the response to it have been accompanied by an excess of information, some accurate and others not, known as infodemia. In this scenario, the objective of this article was to report the experience, in the field of Health Education, in the practices adopted in two remote teaching activities, with the use of different Information and Communication Technologies (ICT), considering elements of the reflections on education of Paulo Freire. The first was the extension course “Fake News is bad for your health? Reflections on the consumption of information in times of a pandemic ”, offered by the Instituto Nutes/UFRJ. After, the experience with the discipline “Curricular Planning and Teaching in the Health Area” of the Graduate Program in Science and Health Education (PPGECS / Nutes) is reported, which is compulsory offered to Master and Doctoral students of the Faculty of Medicine at UFRJ. In conclusion, some issues raised by these experiences are dealt with, such as the importance of developing a critical approach that considers the interaction between subjects who are located in the world and act as health and education professionals in search of the involvement of students, aiming at coping of the challenge that disinformation represents (en) 3
hasFileStorage_repository/708/2022/06/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5720#00051.pdf () 1
hasIdA Educação em Ciências e Saúde e o enfrentamento à desinfodemia: um relato de experiências críticas no ensino online
CORDEIRO, Juliana Dias Rovari; FONSECA, Alexandre Brasil; LESSA, Luciana Rodrigues; LIMA, Aline Guarany Ignacio; NOBILE, Myrla
Liinc em revista, , . () () 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 17 No. 1 (2021): Infodemic and Our Future; e5720 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; v. 17 n. 1 (2021): Infodemia e o Nosso Futuro; e5720 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 17 Núm. 1 (2021): Infodemia e o Nosso Futuro; e5720 (es-ES) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaFormação Superior em Saúde (pt-BR) 1
ThemaEnsino de Ciência (pt-BR) 1
ThemaEnsino Remoto (pt-BR) 1
ThemaTecnologia de Informação e Comunicação (pt-BR) 1
ThemaDesinformação (pt-BR) 1
ThemaHigher Education in Health (en) 1
ThemaScience Education (en) 1
ThemaRemote Learning (en) 1
ThemaInformation and Communication Technologies (en) 1
ThemaDisinformation (en) 1