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Category | Details |
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hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasAuthor | Mariana Rodrigues Gomes de Mello: (102037) |
hasAuthor | Daniel Martínez Ávila: (107037) |
hasSubject | Informação em saúde: 246196 |
hasSubject | Competência em informação: 264669 |
hasSubject | Competência crítica em informação: 265535 |
hasSubject | Comportamento informacional: 263151 |
hasSubject | Vulnerabilidade: 268083 |
hasSubject | Refugiados: 181345 |
hasSubject | Alfabetização informacional: 237818 |
hasSubject | Letramento informacional: 172256 |
hasSubject | Curso de biblioteconomia: 174143 |
wasPublicationInDate | 2022-06-28: (274506) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | Copyright (c): (232755) |
hasLicense | CCBY4.0: (232756) |
hasFileStorage | _repository/00/16/36/81/work_00163681#00000.pdf: (163803) |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:94:2022-2-1: (232291) |
isPartOfSource | Asklepion: Informação em Saúde: 164420 |
hasTitle | Competência crítica em informação em saúde: reflexões teóricas sobre a condição de vulnerabilidade de refugiados: 0 |
hasAbstract | Na Ciência da Informação, o termo information literacy, foi utilizado pela primeira vez em 1974, por um bibliotecário estadunidense, chamado Paul Zurkowski, em um relatório intitulado: The information service environment relationships and priorities. Há certos setores que regem nossas vidas, os quais precisamos ter o mínimo de competência em informação para podermos ter uma existência mais digna, sendo os cuidados com a saúde um destes aspectos que merece capacidade crítica de análise de todos os seres humanos. Portanto, educação e saúde são conceitos diretamente relacionados no que tange à prevenção de doenças. Posto isto, temos como objetivo relacionar competência em informação, competência crítica em informação e informação em saúde e aferir, para tanto, a título de exemplo, a importância dessa relação pra minimizar o risco de contágio de doenças graves, como a Sindrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em grupos vulneráveis, como o dos refugiados. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa pautada na revisão da literatura acerca da temática, com aspectos exploratórios, no que tange na relação entre competência crítica em informação em saúde com a situação de vulnerabilidade de refugiados ante os riscos de contaminação com HIV e o desenvolvimento da AIDS. Concluimos que reflexão crítica, competência em informação e comportamento informacional formam um tripé indissociável, o qual é a chave para a reivindicação dos direitos humanos, incluindo o acesso à saúde.: 0 |
hasDOI | 10.21728/asklepion.2022v2n1.p19-36 |
hasUrl | https://asklepionrevista.info/asklepion/article/view/36 |
hasUrl | https://asklepionrevista.info/asklepion/article/view/36/83 |
hasUrl | https://asklepionrevista.info/asklepion/article/view/36/84 |